O Esqueleto Humano

O Esqueleto Humano é nossa constituição óssea, ou seja, o que nos mantém em pé, e faz com que juntamente com músculos e cartilagens, nos desloquemos de um lugar ao outro com certa facilidade. Todo ele pesa em torno de três a dez quilos, dependendo de cada um, e completo, tem 206 ossos.Além da função de suporte de nosso corpo, o esqueleto ainda acumula a propriedade de proteger nossos órgãos internos de lesões, como aquelas causadas quando sofremos uma batida brusca. Como exemplo, podemos dizer que a caixa torácica protege nosso coração e nossos pulmões, enquanto o crânio faz a proteção do cérebro.Os ossos ainda compreendem outra função extremamente vital aos seres humanos, pois abrigam a medula, que faz a produção dos glóbulos vermelhos, responsáveis por levar o oxigênio por todo o corpo.

Já em outros ossos do esqueleto também são produzidos os leucócitos que protegem o organismo das possíveis doenças. Os ossos possuem uma capacidade impressionante de regeneração, pois uma vez lesionados se autorreparam sem deixar nenhuma cicatriz.Os ossos do esqueleto humano podem variar de tamanho e formato, de acordo com o local do corpo em que estão, sendo que o mais longo deles é o fêmur, localizado na coxa. Já o menor osso fica na parte interior do ouvido médio, chamado de estribo. Nossos ossos não ficam soltos no corpo, são presos às demais partes através dos tendões e músculos, propiciando todos os movimentos.O esqueleto masculino possui diferenças em relação ao feminino, especialmente na região pélvica, já que os ossos da mulher têm formato diverso, pois têm a função de favorecer o nascimento do bebê.

Os ossos

 Todos os ossos do esqueleto já estão presentes no corpo humano desde as primeiras semanas de vida do feto, porém, só se formam completamente em torno dos 25 anos. Entretanto, a parada do crescimento se dá já na adolescência, quando passam a fazer parte do organismo os hormônios relacionados à puberdade.

Formação dos Ossos Feto

Formação dos Ossos Feto

Curiosidades

Os bebês, quando nascem, possuem parte da superfície da cabeça com certa mobilidade, chamada popularmente de “moleira”. Estas estruturas se criam para propiciar a passagem do bebê pelo canal vaginal durante o parto, porém, depois de certo tempo, com o crescimento da criança, ela desaparece.Quem possui mais ossos, os adultos ou os bebês? Para quem errou a pergunta, são os bebês. Eles possuem em sua estrutura 270 ossos, enquanto os adultos, como já dissemos, apenas 206.

 Características dos Ossos

Há diversos ossos que constituem o esqueleto humano e eles podem ser caracterizados de algumas formas:

a)      Ossos curtos: são equivalentes em todos os seus tamanhos.

b)      Ossos longos: o comprimento desse tipo de ossos é sempre maior que a espessura e a largura. Suas pontas são chamadas de epífises, e podem ser proximal e distal. O corpo desse osso é chamado de diáfise.

c)       Ossos sesamóides: são aqueles que se desenvolvem dentro de alguns tipos de tendões.

d)      Ossos irregulares: não possuem equivalência em suas dimensões.

e)      Ossos laminares: são aqueles que possuem a largura e o comprimento maiores que sua espessura.

f)       Ossos pneumáticos: são aqueles ossos, também irregulares, localizados no crânio, os quais apresentam diversas cavidades onde se concentra o ar.

Imagem de Amostra do You Tube

A primeira parte que vemos do osso, ou seja, sua superfície é branca e fina e chamada de periósteo. Ela está repleta de vasos sanguíneos e nervuras, e sua principal função é a de fazer o abastecimento das células, especialmente àquelas que formam a parte dura do osso, chamada de osso compacto. Essa parte rígida é formada por pequenos alvéolos e repletas de micro canais onde estão concentrados os vasos sanguíneos e nervos que fornecem ao osso todos os nutrientes e o oxigênio, que são essenciais; ela é constituída ainda de muitos minerais e grande concentração de cálcio.Já dentro da parte compacta do osso se encontra uma substância esponjosa e gelatinosa chamada de medula óssea, responsável, como já dissemos, pela produção de leucócitos. Todas as camadas ósseas citadas estão em permanente ligação com as demais partes do corpo, incluindo o fluxo sanguíneo e os sinais nervosos que passam entre si.

Esqueleto Completo

Esqueleto Completo

Dentro do esqueleto humano há diversas partes que mais acumulam maior quantidade de ossos como a coluna vertebral, crânio e caixa torácica, que juntos possuem 80 dos 206 ossos correspondentes ao total do corpo humano, formando o esqueleto axial. O restante dos ossos que constituem o esqueleto são formadores do esqueleto apendicular e também o visceral e o apendicular, que compreende os braços, mãos, ancas, ombros, pés e pernas. Já o crânio adulto é formado por 28 dos ossos do esqueleto e são fundidos entre si, o que auxilia na proteção do encéfalo.Os ossos da coluna vertebral são em número de 33, e formam a coluna cervical, dorsal e lombar. O sacro possui apenas 5 vértebras que são soldadas, já o cóccix se forma através de quatro vértebras e ambos fazem parte da pelve.

As partes inferiores do corpo são formadas para suportar cinco vezes o peso total de nosso organismo e são constituídos pelos ossos da perna, que incluem a tíbia e perônio.Mesmo com toda a rigidez de nosso conjunto de ossos, que formam o esqueleto humano, ainda assim temos grande flexibilidade, devido à junção com articulações e ligamentos. Cada um deles é responsável por uma espécie de movimento, e ainda contando com a ajuda das cartilagens existentes entre eles, que diminuem o impacto causado com os movimentos entre os ossos.

Imagem de Amostra do You Tube

Nosso corpo, apesar de possuir apenas ossos, é extremamente complexo, e como qualquer máquina, precisa que todas as partes estejam bem para que seu funcionamento seja pleno. Por isso, cuidar bem dessa máquina humana é o mínimo que podemos fazer se quisermos passar longos anos por aqui e em plena atividade. Isso pode ser conseguido através de uma alimentação adequada, rica em fibras e vitaminas e com a prática frequente de exercícios físicos. Porém, tudo deve ser feito de maneira moderada, para que não ocorra nenhuma sobrecarga sobre este ou aquele músculo, o que ainda pode acarretar em uma futura lesão.

Outros Artigos

Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Pontos Positivos das Crianças Arteiras(0)

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida. Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

Mitos Sobre Bebês

Mitos Sobre Bebês(0)

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo

O Que é o Aerossol?

O Que é o Aerossol?(0)

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade