Julgamentos Históricos no Mundo

Algumas pessoas cometem crimes que são de tamanha brutalidade que acabam despertando a atenção do mundo todo. Em geral são assassinos em série ou que realizam os seus crimes com requintes assustadores de crueldade. Seja como for esses crimes precisam de punição.

Julgamentos Históricos no Mundo

Julgamentos Históricos no Mundo

Quando um criminoso famoso é preso e vai a julgamento se tem um verdadeiro acontecimento. Alguns julgamentos entraram para a história, a seguir vamos te contar mais sobre alguns dos personagens dessas histórias e o que aconteceu com cada um.

Curiosidade

A pena estabelecida de acordo com o tipo de crime que a pessoa cometeu apenas foi instituída com o surgimento do capitalismo industrial. Na época do feudalismo existia a prisão preventiva e a prisão por dívidas.

Os Julgamentos Históricos do Mundo

Julgamento de Jack o Estripador

O famoso criminoso Jack, O Estripador, nunca foi pego, até hoje existem dúvidas acerca da sua real identidade. Mesmo assim foi feito um grande julgamento no qual se estimou que se ele fosse capturado pegaria mais de 200 anos de prisão perpétua. Para quem não conhece a história desse terrível assassino deve saber que ele foi um dos assassinos em série mais famosos de toda a história.

Os crimes desse assassino foram cometidos na região conhecida como Whitechapel, no subúrbio de Londres no segundo semestre do ano de 1888. As vítimas de Jack eram prostitutas que eram mortas por estrangulamento. Três vítimas tiveram os seus órgãos internos e seus olhos arrancados.

Julgamento de Charles Manson

O julgamento do assassino Charles Manson foi um dos mais comentados do mundo e ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto de 1969. O crime de Manson foi liderar um grupo de pessoas para invadir a casa do cineasta Roman Polanski e matar a sua esposa Sharon Tate que estava grávida além de quatro amigos do casal que se encontravam na casa.

As vítimas foram baleadas, esfaqueadas e depois espancadas até morrerem. Manson e quatro integrantes do grupo foram condenados a morte no ano de 1971, porém, como houve mudanças nas leias do Estado da Califórnia a pena foi alterada para prisão perpétua.

Julgamento do Atentado em Oklahoma

O atentado aconteceu no ano de 1995, Timothy McVeigh estacionou um caminhão em frente a um edifício em que ficavam vários departamentos do governo norte-americano. Nesse caminhão havia mais de 3 toneladas de explosivos, em alguns minutos o caminhão explodiu e matou 168 pessoas dentre as quais estavam 19 crianças alunas de uma creche que ficava no mesmo prédio. O julgamento de McVeigh teve muita repercussão e no dia 11 de junho de 2001 ele foi executado com uma injeção letal.

O Julgamento de Nuremberg

Com certeza um dos julgamentos mais famosos da história foi o julgamento de Nuremberg. Um dos motivos para o destaque desse julgamento estava no fato de que foi formado, pela primeira vez na história, um tribunal militar internacional para fazer o julgamento do alto escalão nazista. O julgamento tinha como foco os crimes de guerra e contra a humanidade cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os procedimentos do julgamento levaram 315 dias, começaram em novembro de 1945 e terminaram somente em outubro de 1946. O nome do julgamento se deve ao fato de que ele ocorreu no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. A escolha dessa cidade não foi por acaso. Nuremberg era um dos principais bastiões do regime nazista e os aliados queriam ao realizar o julgamento nela mostrar que o regime de Adolf Hitler havia sido reduzido a nada.

Números do Julgamento de Nuremberg

Ao todo foram 24 indiciados, mas desses somente 22 participaram do julgamento. Os dois que não participaram foram Robert Ley que cometeu suicídio antes de chegar ao tribunal e Gustav Krupp que foi liberado por questões médicas. Um dos principais objetivos do tribunal era de oferecer justiça aos acusados de maneira imparcial. Uma forma muito diferente de como foram tratados aqueles capturados pelos nazistas.

Pioneirismo

Um dos grandes feitos do julgamento de Nuremberg foi que a partir dele foram criadas leis militares e internacionais que até os dias de hoje são válidas.

Justice Jackson

Um dos nomes mais importantes nesse julgamento foi Robert H. Jackson que foi apelidado de Justice Jackson. Ele foi o responsável por coordenar os representantes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética na formação das leis bem como das equipes que seriam responsáveis pelos julgamentos. O tribunal conduziu os julgamentos dos réus sob a alegação de que a Alemanha Nazista havia conspirado para tentar a dominação global.

Acusação

No julgamento de Nuremberg a acusação era composta de quatro equipes sendo que cada uma representava um país aliado. Os promotores norte-americanos eram liderados pelo próprio Jackson. Cada uma das equipes de acusação trabalhava num julgamento de diferentes réus e contava com um promotor-chefe que liderava os demais.

A Rotina

O tribunal tinha uma rotina bem intensa sendo que a mesma era dividida em quatro fases. A primeira fase era de requerimentos de promotores e dos advogados para fazer correções e atualizações dos casos. Depois vinha a fase de deliberações dos juízes, na sequência vinha as apresentações da acusação e da defesa a respeito dos casos e por fim eram realizados os interrogatórios dos réus, testemunhas e especialistas.

A Detenção

Os réus eram mantidos na área de detenção do Palácio de Justiça. A segurança do local era feita por militares e tinha no comando os EUA.

Os Réus

Dentre os 24 acusados estavam membros do Partido Nazista, militares, ministros e estruturadores das finanças e também da comunicação do regime nazista. O foco do julgamento era além de punir os réus criar um precedente para que se tivesse uma ideia de como punir todo o aparato nazista que pudesse surgir futuramente.

As Penas de Nuremberg

Os principais réus e suas penas:

  • Hermann Göring – Segundo homem no regime nazista, cometeu suicídio antes de ir para a forca conforme a sua sentença.
  • Albert Speer – O ex-ministro de armamentos disse que estava arrependido em seu julgamento e com isso conseguiu escapar da pena de morte, no entanto, teve pena de 20 anos de prisão.
  • Rudolf Hess – Foi o secretário particular de Hitler, durante o julgamento se passou por insano e pegou prisão perpétua. No ano de 1987 se matou depois de cumprir 42 anos de prisão militar em Spandau.
  • Karl Dönitz – Era é líder da marinha e pegou somente 10 anos de prisão devido a uma carta de um almirante dos Estados Unidos que dizia que a sua conduta foi justa.

Outros Artigos

Mainstream x Underground

Mainstream x Underground(0)

Mainstream e Underground? Vamos tentar entender o que significa? Quando se fala em cultura underground estamos falando de uma “fonte geradora” de quase qualquer coisa que acaba se popularizando. Porém, quando esse processo se inicia, ele vai distorcendo o que realmente foi lançado inicialmente, e seguindo essa linha de raciocínio, esse novo saber chega superficial

O Que é Minimalismo

O Que é Minimalismo(0)

A palavra minimalismo pode se referir a diversos movimentos: científicos, artísticos e culturais, todos que aconteceram em vários momentos durante o século XX. Em linhas gerais, é usar pouco para fazer ou expressar uma determinada coisa. Esse movimento, podemos chamar minimalismo assim, influenciou principalmente, o design, as artes visuais e a música, porém, até mesmo

Constituição de 1988

Constituição de 1988(0)

O Brasil, como diversos países da América Latina, passou por um período de sua história, por um regime governamental de ditadura militar. Esse período durou de 1964, onde os militares deram o golpe de estado, até o ano de 1985. Em 1985, José Sarney (que fora eleito vice-presidente) assumiu a presidência da república após o

O Academicismo no Brasil

O Academicismo no Brasil(0)

O Academicismo é um termo que, em expressões artísticas no que se trata de pintura, escultura, construção e demais artes que foram criadas de acordo com as normas e regras de uma determinada academia, isto é, o Academicismo. De maneira resumida, pode ser definido como o ensino padronizado da arte. De uma forma geral, as

Origem de Expressões Populares

Origem de Expressões Populares(0)

Você, com toda a certeza, já usou frases como “Quem tem boca vai a Roma”, “Quem não tem cão casa com gato”, “Ele é arroz de festa”, “Isso foi feito nas coxas”. Não usou? Você já ouviu essas expressões e ditados? Sabe o que significa e de onde surgiu tal expressão? E que tal descobrir

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade