Origem de Expressões Populares

Você, com toda a certeza, já usou frases como “Quem tem boca vai a Roma”, “Quem não tem cão casa com gato”, “Ele é arroz de festa”, “Isso foi feito nas coxas”. Não usou? Você já ouviu essas expressões e ditados? Sabe o que significa e de onde surgiu tal expressão? E que tal descobrir um pouco dessa curiosidade?

O que são Expressões?

As expressões são frases “prontas” que, mesmo encaixadas em diversos assuntos, tem um significado por trás. Elas, geralmente, não têm variação, e tem um papel cultural muito forte para a linguagem, principalmente se for uma expressão cultural.

Como foi dito, essas expressões tem um significado por detrás da frase, o que leva muitas pessoas a pesquisarem onde tal expressão surgiu e o seu significado.

A maioria das pessoas aprende essas expressões ao ouvir o avô conversando com o pai, conversando com aquele senhor da sua rua ou até mesmo no dia-a-dia, na faculdade ou no trabalho.

Por que Usar Expressões?

Muitas pessoas não conhecem muitas expressões e nem veem graça ao usar essas frases prontas, por isso estamos aqui para dizer o porquê de se usar expressões.

O termo expressão vem do verbo “expressar”, que tem como significado “explicar”, “explanar”. Uma expressão serve para deixar mais claro uma ideia, isso com o significado que ela contém por trás da frase pronta.

Você consegue se expressar bem sem o uso de expressões? Ou faz uso delas? Caso faça uso de expressões, você sabe o significado das mesmas? E a origem? Quer conhecer? Vamos lá!

Significado e origem das expressões

São muitas expressões que existem, de diversos cunhos. Por isso, vamos explicar aqui o significado e a origem das expressões mais conhecidas e usadas no dia-a-dia.

  • Bafo de onça

Usada para dizer que a pessoa está com um bafo (mau hálito) “de matar”, a origem é bem clichê. A onça é um animal carnívoro e que vive do que caça nas matas. Ao se alimentar, ele não tem bons modos e se suja inteiro. Como os animais não tem o senso de higiene que nós, humanos, temos, a onça fica com o cheiro de carniça (carne podre, morta) em seu corpo, fazendo com que sua presença seja percebida na mata a metros!

  • Santinho do pau oco

Expressão muito usada para dizer que uma pessoa se faz de inocente e boazinha, a sua origem é bem histórica. Nos séculos XVIII e XIX (1700 e 1800), os contrabandistas da época usavam de algumas artimanhas para poder fazer o transporte do seu “material de trabalho”. Eles colocavam o ouro, as joias, moedas e pedras preciosas dentro de imagens de santos que eram vazios por dentro, eram ocos. Daí surgiu a expressão.

  • OK

Uma expressão americana que o mundo inteiro usa. A expressão Ok (okay) tem como significado dizer que está tudo bem, está entendido. Surgiu em uma guerra, quando os soldados, ao voltarem dos campos de batalha, iam registrar a quantidade de mortos e colocavam no controle “0 Killed” (0 mortos), e isso gerava grande euforia neles. Daí evoluiu para 0K, que evoluiu para OK.

  • Acabou em pizza

Expressão muito usada para falar dos escândalos da política brasileira, essa expressão tem origem futebolística. Com o significado de dizer que alguma discussão acabou em paz sem que ninguém fosse punido, a frase surgiu quando alguns cartolas do time do Palmeiras, na década de 60, se reuniram para discutir e resolver alguns problemas. Depois de muita conversa, discussão, debate e 14 horas de reunião, os cartolas estavam com fome e pediram 18 pizzas grandes com muito chope. No final das contas, todos foram pra casa e a reunião não deu em nada. No dia seguinte, a manchete do jornal era “Crise do Palmeiras Termina em Pizza”, expressão que perdura até os dias de hoje.

  • Casa da mãe Joana

Quem nunca usou a frase “Vá pra casa da mãe Joana” ou “Tá pensando que aqui é a casa da mãe Joana?”? A expressão surgiu quando a condessa Joana I, condessa de Provença e rainha de Nápoles, regularizou os bordeis de Avignon, onde a mesma vivia em refúgio. Os bordeis, no caso, eram a casa da “mãe” Joana. A expressão significa algo como “bagunça, baderna, prostíbulo”.

  • Na hora H

Essa expressão surgiu em conjunto com outra e tem origem histórica. As expressões “Dia D” e “Hora H” surgiram quando, na Segunda Guerra Mundial, o grupo dos Aliados se preparava para invadir a área de Normandia, que estava ocupada pelos alemães. Para manter o plano em sigilo, eles se comunicavam com códigos, que são as expressões que daí surgiram. O Dia D foi o dia 6 de junho de 1944 e a Hora H foi 6 horas da manhã. A partir daí, ambas as expressões só fizeram se espalhar pelo mundo.

  • Memória de elefante

Uma expressão baseada na biologia. Segundo várias pesquisas, o elefante é um animal que tem uma grande inteligência. Ele aprende muitos comandos e lembra de tudo o que lhe é ensinado. Algumas pesquisas dizem que se você maltratar o elefante quando ele ainda é um filhote, ele pode até não revidar, mas, mesmo se ele for um idoso e lhe ver novamente, ele vai lembrar que você o maltratou quando ele era apenas um filhote. Ou seja, se você consegue se lembrar de datas, telefones, endereços, caminhos, entre outras lembranças, você tem uma memória de elefante.

  • Lobo em pele de cordeiro

Essa expressão é originária de uma lenda grega. A lenda diz que um lobo entrou disfarçado de ovelha em meio a um rebanho. Lá, ele comeu todos os animais, saciando a sua fome. A expressão tem como significado a pessoa que finge ser algo, mas não é.

  • Dor de cotovelo

Com o significado de que a pessoa está com ciúmes ou está triste por ter terminado seu relacionamento, a expressão surgiu dos bares, onde as pessoas iam se consolar de seus sentimentos bebendo. Com o cotovelo apoiado nas mesas e nos balcões, chorando e colocando a tristeza pra fora por horas e horas, a pessoa acabava ficando com dor de cotovelo.

Além dessas expressões, existem muitas outras, com diversos significados. A maioria tem origem histórica, de acordo com um acontecimento ou evento histórico. Com um pouco de pesquisa, a gente acaba matando essa curiosidade.

Outros Artigos

Mainstream x Underground

Mainstream x Underground(0)

Mainstream e Underground? Vamos tentar entender o que significa? Quando se fala em cultura underground estamos falando de uma “fonte geradora” de quase qualquer coisa que acaba se popularizando. Porém, quando esse processo se inicia, ele vai distorcendo o que realmente foi lançado inicialmente, e seguindo essa linha de raciocínio, esse novo saber chega superficial

O Que é Minimalismo

O Que é Minimalismo(0)

A palavra minimalismo pode se referir a diversos movimentos: científicos, artísticos e culturais, todos que aconteceram em vários momentos durante o século XX. Em linhas gerais, é usar pouco para fazer ou expressar uma determinada coisa. Esse movimento, podemos chamar minimalismo assim, influenciou principalmente, o design, as artes visuais e a música, porém, até mesmo

Constituição de 1988

Constituição de 1988(0)

O Brasil, como diversos países da América Latina, passou por um período de sua história, por um regime governamental de ditadura militar. Esse período durou de 1964, onde os militares deram o golpe de estado, até o ano de 1985. Em 1985, José Sarney (que fora eleito vice-presidente) assumiu a presidência da república após o

O Academicismo no Brasil

O Academicismo no Brasil(0)

O Academicismo é um termo que, em expressões artísticas no que se trata de pintura, escultura, construção e demais artes que foram criadas de acordo com as normas e regras de uma determinada academia, isto é, o Academicismo. De maneira resumida, pode ser definido como o ensino padronizado da arte. De uma forma geral, as

Papel de Parede 3D

Papel de Parede 3D(0)

Passamos boa parte de nosso tempo diante da tela do computador, do tablet ou celular. Nada melhor do que ter algo interessante para observar nessas telas então, não é mesmo? Uma boa maneira de deixar os seus eletrônicos mais interativos e interessantes é escolher um belo papel de parede 3D. Basicamente os wallpapers, como são

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade