Quais São as Camadas da Atmosfera?

O Que é Atmosfera?

A palavra atmosfera vem do grego ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera e consiste de maneira básica numa camada de gases que normalmente envolve um corpo material que precisa ter massa o bastante para isso. A atração dos gases acontece pela gravidade do corpo ao longo do tempo e depende de a gravidade ser alta e a temperatura ser baixa. Como alguns planetas de inúmeros gases contam com atmosferas mais profundas, os planetas gasosos.

Imagem de Amostra do You Tube

A chamada atmosfera estelar é aquela que se refere as regiões externas de uma estrela e que em geral tem uma porção entre a fotosfera opaca e o começo do espaço sideral. As estrelas que tem temperaturas mais baixas podem acabar formando compostos moleculares nas suas atmosferas mais externas. Na Terra a função da atmosfera é proteger os seres vivos que nela habitam dos raios ultravioletas além de ajudar a fazer estoque para que o oxigênio não escape.

Camadas da Atmosfera

A seguir vamos apresentar para você as camadas que compõem a atmosfera.

Troposfera

Essa é a camada da atmosfera na qual respiramos e vivemos, ela vai do nível do mar até 12 km de altura. Nesta camada é que se dão os fenômenos climáticos como formação de nuvens, chuva e relâmpagos. Também nessa camada é que acontece a poluição do ar. Sabe o avião no qual você viaja? Então ele fica na Troposfera. Nessa camada as temperaturas variam de 40°C a -60°C. Quanto mais alto menor a temperatura.

A camada que possui a maior quantidade de gases que são importantes para a manutenção da vida na Terra. Para se ter uma ideia tem 78% de nitrogênio; 21% de oxigênio e 1% de gás carbônico.

Estratosfera

A Estratosfera começa no final da Troposfera, 12 km de altura, e vai até 50 km acima do chão. Nessa camada as temperaturas variam de -5°C a -70°C, vale ressaltar que é nessa camada que está localizada a camada de Ozônio que age como um filtro natural que o planeta possui para proteger as pessoas dos raios ultravioletas do sol. Os aviões supersônicos assim como os balões de medição climática podem chegar nessa camada.

Uma curiosidade é que o famoso buraco na camada de Ozônio é na verdade uma rarefação de Ozônio, a sua concentração é na Antártida devido as correntes de ar que são fortes.

Mesosfera

Começando no final da Estratosfera, a Mesosfera vai até 80 km acima do solo. A camada em que a temperatura varia entre -10°C e -100°c. O frio é intenso nessa camada porque não existem gases ou nuvens que possam fazer a absorção da energia do sol. É nessa camada que acontece o fenômeno da aeroluminescência.

A Mesosfera é muito importante porque protege a Terra dos meteoros. Em geral os meteoros caem com uma velocidade de 65 mil km/h, mas se desfazem numa explosão quando entram em atrito com essa camada junto com a sua baixa temperatura. É nessa camada que se formam as nuvens noctilucentes que são compostas de cristais de gelo que se tornam visíveis somente quando são iluminados por baixo pelo sol.

Termosfera

Camada que começa no final da Mesosfera e chega a até 500 km acima do solo. Dentre todas essa é a camada da atmosfera mais extensa. Essa camada chega a elevadas temperaturas porque nela existe oxigênio atômico um gás que absorve a energia do sol numa grande quantidade. As temperaturas da Termosfera podem chegar a até 1.000°C.

Como nessa camada o ar é bastante rarefeito o vento solar acaba sendo interceptado pelo magnetismo da Terra e é então direcionado para os pólos de maneira a criar a aurora boreal. Também é nessa camada que fica a Ionosfera que é uma faixa carregada de íons que serve para transmitir as ondas de rádio.

Exosfera

A camada mais próxima do espaço sideral começa no final da Termosfera e chega a até 800 km do solo. Nessa camada as partículas se soltam da gravidade da Terra e as temperaturas podem chegar a até 1.000°C. Camada que é formada basicamente de gás hélio e hidrogênio. Um dos destaques a respeito dessa camada é que é nela que acontece o fenômeno da Aurora Boreal. Também é nela que os satélites de transmissão de informações ficam assim como os telescópios espaciais.

Uma das coisas mais fascinantes a respeito da Exosfera é que ela é a última camada da atmosfera antes de chegar no espaço e dessa forma quando ela começa a terminar vai se transformando gradualmente até se tornar o espaço sideral. O calor intenso de 1.000°C não se propaga devido ao fato de que existe rarefação.

Camadas de Responsabilidade

As camadas da atmosfera tem grande responsabilidade, pois as cinco juntas compõem o todo que chamamos de atmosfera da Terra. As camadas mantém o equilíbrio térmico da Terra e ainda protegem o planeta contra impactos de meteoros e raios ultravioletas. A diferença entre cada uma das camadas é a temperatura e a sua altitude. Cada uma delas possui as suas próprias características e importância para a manutenção da vida no planeta.

Curiosidade

A força que segura a atmosfera é a gravidade de superfície que é diferente em cada planeta. Um exemplo dessa diferença pode ser explicitado através da atmosfera de Júpiter que tem tal intensidade que consegue segurar gases leses como hélio e hidrogênio que geralmente escapam quando se tem pouca força de gravidade.

A disponibilidade de gás num planeta é determinada pela distância entre um corpo celestial e a sua estrela que está mais perto do ponto em que existe o movimento térmico que ultrapassa a velocidade de escape do planeta. Essa velocidade é a velocidade em que as moléculas de gás superam a força da gravidade. Com isso os longínquos Plutão, Tritão e Titã têm a capacidade de reter as suas atmosferas mesmo tendo uma força gravitacional fraca. Em teoria exoplanetas também podem reter as atmosferas.

Você ficou sabendo um pouco mais sobre as camadas que compõem a atmosfera, um assunto  bem interessante e com certeza instiga a querer saber mais sobre o universo e os seus mistérios.

Outros Artigos

Mainstream x Underground

Mainstream x Underground(0)

Mainstream e Underground? Vamos tentar entender o que significa? Quando se fala em cultura underground estamos falando de uma “fonte geradora” de quase qualquer coisa que acaba se popularizando. Porém, quando esse processo se inicia, ele vai distorcendo o que realmente foi lançado inicialmente, e seguindo essa linha de raciocínio, esse novo saber chega superficial

O Que é Minimalismo

O Que é Minimalismo(0)

A palavra minimalismo pode se referir a diversos movimentos: científicos, artísticos e culturais, todos que aconteceram em vários momentos durante o século XX. Em linhas gerais, é usar pouco para fazer ou expressar uma determinada coisa. Esse movimento, podemos chamar minimalismo assim, influenciou principalmente, o design, as artes visuais e a música, porém, até mesmo

Constituição de 1988

Constituição de 1988(0)

O Brasil, como diversos países da América Latina, passou por um período de sua história, por um regime governamental de ditadura militar. Esse período durou de 1964, onde os militares deram o golpe de estado, até o ano de 1985. Em 1985, José Sarney (que fora eleito vice-presidente) assumiu a presidência da república após o

O Academicismo no Brasil

O Academicismo no Brasil(0)

O Academicismo é um termo que, em expressões artísticas no que se trata de pintura, escultura, construção e demais artes que foram criadas de acordo com as normas e regras de uma determinada academia, isto é, o Academicismo. De maneira resumida, pode ser definido como o ensino padronizado da arte. De uma forma geral, as

Origem de Expressões Populares

Origem de Expressões Populares(0)

Você, com toda a certeza, já usou frases como “Quem tem boca vai a Roma”, “Quem não tem cão casa com gato”, “Ele é arroz de festa”, “Isso foi feito nas coxas”. Não usou? Você já ouviu essas expressões e ditados? Sabe o que significa e de onde surgiu tal expressão? E que tal descobrir

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade