Como Saber Se Um Site é Seguro?

Passamos grande parte do nosso dia conectado, seja por um computador, tablet ou celular. Geralmente os sites que mais acessamos são de nossas redes sociais, porém o gosto pessoal nos faz ter alguns sites favoritos e que gostamos de visitar sempre para acompanhar as atualizações. Você com certeza ler com frequência aquele site de notícias, de fofoca no caso de mulheres e de futebol no caso de homens (valendo também o inverso), aquele site com as últimas tendências de moda, filmes, séries… a quantidade de possibilidades de opções é infinita.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

E junto com a opção imensa de sites na internet, também encontramos na mesma proporção, os perigos de vírus, softwares maliciosos que podem infectar nossa máquina e causar algum dano. Você pode, por descuido acessar algum site que contém esses arquivos suspeitos e ter problemas simples, que uma simples reparação pode solucionar ou em casos mais extremos, perder de vez seu computador. Então sabendo disso você tem que se precaver desse tipo de infortúnio e saber navegar com segurança. Tudo bem que sempre instalamos programas de antivírus nas nossas máquinas, mas mesmo assim se não soubermos atualizar corretamente ou se não for o antivírus ideal, você ainda estará correndo esses riscos.

Por isso vamos entender melhor sobre como navegar com segurança e como saber identificar se um site é seguro ou não. Claro que não existem regras que determinem se um site é totalmente seguro ou não, mas existem alguns fatores que podemos identificar durante a nossa navegação. Você não precisa seguir todas as nossas dicas para todos os sites que for acessar, mas se você não conhece nada de algum site e tem dúvidas, basta seguir nossas dicas e descobrir se o site é confiável ou não.

Pesquise Sobre o Site

Se você nunca visitou o site e não sabe se é seguro navegar por ele, esse é um dos primeiros passos que deve tomar. Saber o que andam falando sobre o site em fóruns e outros sites pela internet pode ajudar muito a evitar que você navegue por endereços maliciosos. Antes de acessar o endereço, você pode pesquisar  em sites de busca como o Google, Yahoo, Bing ou outros que você conheça, referências sobre o nome do site. Primeiro busque somente pelo nome e depois pela url.

Por exemplo:

Se o site em questão for Facebook, você acessando alguns sites de busca vai primeiro procurar referencias pelo nome “FACEBOOK” e depois pela url do site que é WWW.FACEBOOK.COM. Dessa forma com certeza você achará algum comentário bom ou não tão bom assim e poderá ter a certeza que vai navegar e clicar nos links do site sem correr o risco de infectar sua máquina com algum vírus.

Fazer isso com sites de download é o ideal, principalmente se o arquivo para download for hospedado no próprio site e não links redirecionados.

Imagem de Amostra do You Tube

Pesquise Pelos Autores ou Donos do Site

Existem várias formas de saber quem atualiza ou é dono do site:

Postagens: como a maioria dos sites pequenos são montados na plataforma do blogspot ou wordpress, você sempre verá ou no início da postagem ou no final, a informação de quem escreveu aquele texto. Se as postagens forem sempre feitas pela mesma pessoa, você pode pesquisar referências por esse nome na internet, assim como indicamos fazer com o nome do site.

Formulário de Contato: alguns sites não cadastram seus proprietários ou redatores pelo nome e sim por “administrador” ou o próprio nome do site. Nesses casos, entre em contato pela sessão referente a isso ou o email disponibilizado para saber mais sobre quem atualiza o espaço que você está visitando.

“Sobre o site”: Todo bom e confiável site contém uma sessão para apresentar aos seus leitores quem está por trás do endereço, apresentando a equipe ou as missões do site. Nesse caso, você pode saber um pouco mais sobre o endereço visitado nesse espaço. Caso não tenha, busque a segunda alternativa para solucionar a sua dúvida.

Utilizando a Conexão Segura

Essa foi uma das melhores invenções desenvolvida por navegadores para evitar que usuários acessem sites sem um bom certificado de segurança. Como identificar uma navegação segura? É bem simples, logo na barra do endereço, onde tem HTTP:// você identificará um S entre o “P” e o “:”, então um site com a url de navegação segura começaria com HTTPS://. Simples não é mesmo?

Saiba Mais

Saiba Mais

Uma outra forma de identificar uma conexão segura, é buscar sobre os certificados de segurança pois mesmo que a url não apresente o “HTTPS://”  eles ainda podem existir. Para saber sobre os certificados de um site basta você procurá-los  no próprio site, eles ficam geralmente no topo ou no rodapé da página.

Alguns sites exibem selos de conexão segura mas de forma fraudulenta. Os selos de certificado de segurança originais, sempre são direcionados à página da instituição que emitiu tal selo e você pode fazer uma pesquisa se aquele selo é ou não original.

Verificando Extensões do Site

Se você vai acessar o site de um banco, por exemplo, geralmente ele vai ser: www.nomedobanco.com.br  ou no máximo o “.com” se for algum site internacional. Caso você encontre nomes diferentes ou com extensões estranhas, evite utilizar, pois para esse tipo de endereço raramente existe verificação de segurança.

Os sites com extensões do  tipo “gov”, “edu”, “mil” são em ordem utilizados por governos, instituições educacionais e instituições militares. Para que sejam ativos na internet, eles precisam de autorização para isso, então raramente um site com essa extensão será malicioso, pois todas as verificações de segurança são feitas obrigatoriamente.

Sites com extensões do tipo “net”, “org” e “.com” (esse último para casos de sites nacionais) não exigem nenhum tipo de verificação de segurança e portanto podem ser comprados por qualquer pessoa. Nesse caso sempre faça consultas já citadas antes aqui para certificar-se que são sites seguros.

Imagem de Amostra do You Tube

Clicar ou Não Clicar?

Essa é uma dúvida que temos sempre que aparece um pop up, link ou url encurtada quando estamos visitando um site. De fato muitas dessas propagandas são bombardeadas de malwares e isso faz com que sua conexão também seja bombardeada de softwares maliciosos e invisíveis. Então evite clicar em qualquer uma dessas opções a não ser que você tenha plena certeza que a propaganda não é maliciosa.

Outros Artigos

Papel de Parede 3D

Papel de Parede 3D(0)

Passamos boa parte de nosso tempo diante da tela do computador, do tablet ou celular. Nada melhor do que ter algo interessante para observar nessas telas então, não é mesmo? Uma boa maneira de deixar os seus eletrônicos mais interativos e interessantes é escolher um belo papel de parede 3D. Basicamente os wallpapers, como são

O Que É Auto Tune?

O Que É Auto Tune?(0)

Você já ouviu falar em auto tune? Pode até não ter ouvido falar de auto tune, mas com certeza já sentiu esse “som” em algum lugar. Vamos explicar melhor! Auto tune é um efeito usado nas músicas, que é feito com a ajuda de uma ferramenta de computador. Pode ter certeza de que entre as

Colocando Seu Site no Piloto Automático e Com Áudio

Colocando Seu Site no Piloto Automático e Com Áudio(0)

Uma ferramenta de vendas muito poderosa, com toda a certeza, é o áudio, porque há um grande número de pessoas que simplesmente odeia ler, ou que não são bons em leitura, mas ouvir os sons para essas pessoas é bem mais fácil. Se você deseja chamar a atenção para o seu site, vai valer a

Conceitos Básicos Para Um Novo Webmaster

Conceitos Básicos Para Um Novo Webmaster(0)

Este artigo é para Webmasters novatos, que não são técnicos com longa experiência. Seu objetivo é economizar tempo em entender as coisas que os técnicos já conhecem visceralmente que eles nem sequer sabem que você precisa saber dessas coisas. Se você é tecnicamente sofisticado, deve economizar tempo e parar de ler aqui. Se você tiver

Como Melhorar a Segurança do Seu Servidor Web

Como Melhorar a Segurança do Seu Servidor Web(2)

Manter um negócio on-line, como um site de comércio eletrônico, pode ser muito difícil, especialmente quando você é a única pessoa trabalhando nisso (o que não é tão incomum nos dias de hoje) e você tem que cuidar de tudo, incluindo suporte ao cliente, vendas, e a manutenção do seu servidor. Claro, há uma série

leia mais

2 comentários

#1moacir14 de setembro de 2013, 22:00

Ótima dica! Acho muito interessante essa proposta de importar produtos. Pode ser uma boa forma de economizarmos algum dinheiro ou até um ótimo negócio! Escrevi um artigo sobre isso em meu blog:

http://www.euqueroganharmais.net/2013/01/como-importar-da-china-e-criar-sua-loja-virtual_12.html

Abs e sucesso!

#2armando1 de janeiro de 2014, 23:49

Onde encontro essa bicicleta que esta na terceira linha de cima para
baixo lado direito banco rosa.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade