O Que É Auto Tune?

Você já ouviu falar em auto tune? Pode até não ter ouvido falar de auto tune, mas com certeza já sentiu esse “som” em algum lugar. Vamos explicar melhor! Auto tune é um efeito usado nas músicas, que é feito com a ajuda de uma ferramenta de computador. Pode ter certeza de que entre as músicas mais badaladas, aquelas que já tiveram no topo das melhores, mais de uma tinha o efeito auto tune. Mas, antes de falarmos dessas canções, vamos saber exatamente o que é auto tune.

Imagem de Amostra do You Tube

Definição de Auto Tune

Quando falamos de ferramentes se imagina logo que estamos falando de um programa, mas auto tuNe não é um programa e como definição exata devemos chamá-lo de plugin. Por sua vez a definição de plugin é mais simples ainda, se trata de uma extensão para qualquer software que seja usado na edição de arquivos de áudio. Ficou bem mais simples assim, não é mesmo?.

O auto tune, em português “auto afinar”, foi criado em 1994 (nem é tão novinho assim), pela empresa Antares Audio Techologies. O puglin foi pensado para modificar sutilmente o volume do som. Além disso, como o auto tune é possível fazer acertos vocais, além de criar outros efeitos sonoros sobre arquivos de áudio, como por exemplo, distorcer completamente uma voz humana. Neste último caso, podemos citar como exemplo de uma ferramenta que produz o mesmo efeito, o aparelho Voxbox.

Veja Como Funciona O Auto Tune

Agora que você já sabe qual a definição e entendeu para que serve o auto tune, vamos falar um pouco de como é o funcionamento dessa ferramenta. Em uma comparação grosseira, podemos dizer que o trabalho do auto tune é bem semelhante ao daquele do corretor ortográfico do computador, o Word, por exemplo.

Quando você tem um arquivo sonoro e usa o Auto Tune, ele “grifa” sob qualquer “palavra” da música que ele considere que esteja errada. Só que neste caso não estamos falando de palavras, mas sim de notas musicais.

O primeiro passo é a configuração da velocidade, deve ser ajustada de acordo com a voz do cantor. Neste primeiro item, os “valores” podem ir de 0 a 400. Um exemplo: se você escolhe 10, significa que a saída ficará mais para a metade do caminho. Se preferir deixar no parâmetro 0, a ferramenta encontrará a primeira nota e logo de início muda o tom.

Saiba Mais

Saiba Mais

Para ficar mais fácil a compreensão veja item por item:

  • O som é gravado e em seguida, é colocado dentro do computador.
  • Depois é só “abrir” o arquivo no Auto Tune, onde está o plugin.
  • Na tela do seu computador aparecerá uma escala mostrando exatamente onde estão as notas musicais e ao mesmo tempo, onde ela deveria estar.
  • Com base nessa informação é que será possível ajustar a escala, aquela de 400 a zero, para afinar a voz.
  • Se você escolhe, por exemplo, o 400, a voz será afinada e o resultado será natural. Se você coloca no 0, transforma a voz do áudio como se fosse um robô, um pouco engasgada.
  • Dependendo da configuração da ferramenta no seu computador, o Auto Tune consegue colocar a voz no timbre ideal em milésimos de segundos.
Imagem de Amostra do You Tube

O Auto Tune É Um Pouco Mais Complexo do Que Parece

Depois de ler o passo a passo anterior, a impressão é que se trata de um processo muito simples, porém, não é bem por aí. O problema é que cada pessoa tem a sua voz com uma determinada configuração e alguns cantores, não sabem nem mesmo quais são as notas. Porém, que aplica a ferramenta para conseguir uma resultado melhor do áudio, tem que conhecer muito bem as notas musicais.

Mais Curiosidades Sobre o Auto Tune

Nós falamos a empresa que produziu o Auto Tune, mas não o nome do seu criador, que foi Andy Hildebrand. O plugin foi possível graças a fórmula matemática chamada de autocorrelação. A ferramenta fez tanto sucesso, que dizem por aí que o seu criador aposentou-se com 40 anos de idade.

Porém, o auto tune só ficou famoso mesmo, pelo menos para quem não é do ramo, em 1998, através de uma música da cantora Cher, “Belive”. A canção levou um prêmio do Grammy Award e ficou nas paradas como a sétima maior de todos os tempos. Aliás, a cantora acabou ficando associada a ferramenta, que passou a ser chamada de “efeito Cher”. Depois de Cher foi a vez da dupla Daft Punk usar o efeito, isso aconteceu no ano de 2000. Na música “One More Time” eles usaram e abusaram do Auto Tune.

Em 2003, foi a vez de T-Pain usar o efeito Auto Tune nas suas canções, fazendo mudanças na voz ao lado do seu produtor. Dois anos depois, lançou um álbum que ele chamou de “músicas auto tunizadas”. De tanto usar a ferramenta acabou recebendo o título de Rei do Auto Tune.

Auto Tune

Auto Tune

Podemos dizer que 2008 foi o ano do Auto Tune que passou a “fazer parte” do disco e da carreira de vários cantores de pop e black música. A explicação para que tentos artistas tenham aderido ao uso da ferramenta é bem simples do que se possa imaginar, eles não querem mais perder tantas horas no estúdio. Se sem o auto tune um cantor precisa repetir de 3 a 8 vezes para chegar na perfeição na hora de gravar uma música, com a ferramenta o tempo é reduzido consideravelmente. Eles cantam duas vezes e os “defeitinhos” ficam para que o auto tune resolva.

Uma das cantoras de maior sucesso da atualidade que adora usar o auto tune é Rihanna. No ano de 2008, entre as mulheres, ela foi a quem se mais destacou usando o puglin.

Acho que não ficaram dúvidas sobre o Auto Tune de como ele funciona e para o que serve. Vale ressaltar que a simplicidade no manuseio dessa programa é só aparente e não quer dizer que ele fará milagres, tipo quem não canta nada deixa tudo para o puglin resolver.

Outros Artigos

Papel de Parede 3D

Papel de Parede 3D(0)

Passamos boa parte de nosso tempo diante da tela do computador, do tablet ou celular. Nada melhor do que ter algo interessante para observar nessas telas então, não é mesmo? Uma boa maneira de deixar os seus eletrônicos mais interativos e interessantes é escolher um belo papel de parede 3D. Basicamente os wallpapers, como são

Como Saber Se Um Site é Seguro?

Como Saber Se Um Site é Seguro?(0)

Passamos grande parte do nosso dia conectado, seja por um computador, tablet ou celular. Geralmente os sites que mais acessamos são de nossas redes sociais, porém o gosto pessoal nos faz ter alguns sites favoritos e que gostamos de visitar sempre para acompanhar as atualizações. Você com certeza ler com frequência aquele site de notícias,

Colocando Seu Site no Piloto Automático e Com Áudio

Colocando Seu Site no Piloto Automático e Com Áudio(0)

Uma ferramenta de vendas muito poderosa, com toda a certeza, é o áudio, porque há um grande número de pessoas que simplesmente odeia ler, ou que não são bons em leitura, mas ouvir os sons para essas pessoas é bem mais fácil. Se você deseja chamar a atenção para o seu site, vai valer a

Conceitos Básicos Para Um Novo Webmaster

Conceitos Básicos Para Um Novo Webmaster(0)

Este artigo é para Webmasters novatos, que não são técnicos com longa experiência. Seu objetivo é economizar tempo em entender as coisas que os técnicos já conhecem visceralmente que eles nem sequer sabem que você precisa saber dessas coisas. Se você é tecnicamente sofisticado, deve economizar tempo e parar de ler aqui. Se você tiver

Como Melhorar a Segurança do Seu Servidor Web

Como Melhorar a Segurança do Seu Servidor Web(2)

Manter um negócio on-line, como um site de comércio eletrônico, pode ser muito difícil, especialmente quando você é a única pessoa trabalhando nisso (o que não é tão incomum nos dias de hoje) e você tem que cuidar de tudo, incluindo suporte ao cliente, vendas, e a manutenção do seu servidor. Claro, há uma série

leia mais

2 comentários

#1moacir14 de setembro de 2013, 22:00

Ótima dica! Acho muito interessante essa proposta de importar produtos. Pode ser uma boa forma de economizarmos algum dinheiro ou até um ótimo negócio! Escrevi um artigo sobre isso em meu blog:

http://www.euqueroganharmais.net/2013/01/como-importar-da-china-e-criar-sua-loja-virtual_12.html

Abs e sucesso!

#2armando1 de janeiro de 2014, 23:49

Onde encontro essa bicicleta que esta na terceira linha de cima para
baixo lado direito banco rosa.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade