Dicas para o Primeiro Emprego Pós-Formatura

Depois de passar anos se qualificando na faculdade chega o momento da formatura e começa a pressão para conseguir um emprego. Pode não ser tão fácil conquistar o tão sonhado primeiro emprego pós-formatura, porém, não desanime, pois com perseverança e algumas dicas o caminho pode ser menos tortuoso.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Conquistar o Primeiro Emprego Pós-Formatura

Comece a Procurar Emprego Antes da Formatura

Um dos principais erros que os universitários cometem é procurar emprego somente depois que se formam. Pode ser complicado conciliar trabalho e estudo, mas com certeza você irá se destacar no mercado de trabalho se tiver experiência em estágios ou mesmo num emprego na área.

Além disso, você pode começar a procurar o emprego alguns meses antes de concluir os estudos, pois acredite esse é um processo que leva tempo e exige muita paciência. Ter trabalhos e experiências acumulados durante a época de estudos ajudará a te tornar um profissional com mais chances no mercado de trabalho.

Mostre as Suas Habilidades

Qualquer um pode escrever qualquer coisa numa folha e entregar como currículo nas empresas. Atualmente, muitas pessoas têm formação universitária e os recrutadores tem muitas opções para escolher. Dessa forma é necessário mostrar as suas habilidades para se sobressair e garantir uma vaga.

Você pode fazer muito mais do que apenas dizer que tem experiência, pode mostrar isso através de um blog ou site em fale um pouco sobre a sua área de atuação e trabalhos que você tenha desenvolvido. É muito mais eficaz mostrar concretamente ao avaliador as suas habilidades de trabalho do que simplesmente dizer que as tem.

Seja Um Bom Estagiário

Ser estagiário não é exatamente um mar de rosas, mas é nessa fase que muitos profissionais conquistam a sua vaga definitiva no mercado de trabalho. Os estagiário não são encarregados das principais responsabilidades da empresa, mas isso não quer dizer que não possam ser pró-ativo e impactar positivamente os resultados da empresa.

Mostre que você está a postos para ajudar e pergunte sobre as tarefas mais complexas, demonstre que você não é uma pessoa passiva. Quando puder forneça ideias, saiba é a partir do comportamento enquanto estagiário que os chefes pensaram sobre te contratar como profissional efetivo. O seu nível de comprometimento será avaliado.

Selecione Vagas

As empresas quando criam o texto de requisitos para uma vaga pedem diversos itens, porém, em grande parte dos casos elas sabem que não irão encontrar candidatos com todas as qualificações exigidas. Dessa forma mesmo que você acredite que não está 100% qualificado para uma determinada vaga vale a pena se arriscar a mandar o seu currículo.

Muitas vezes o seu potencial é maior do que você imagina, não envie currículos somente em casos em que você deseje se sentir mais qualificado para pleitear uma vaga numa determinada empresa. Em paralelo a isso se qualifique com cursos e experiências.

Networking – A Rede de Contatos

Saiba que entre os seus colegas de faculdade podem estar ótimos contatos para o futuro. Sendo assim procure ser uma pessoa social e lembre-se que a sua rede de contatos não começa e termina no computador. Não deixe que a timidez atrapalhe as suas relações e com isso mine possíveis contatos profissionais.

Os seus professores também podem representar excelentes contatos para o futuro. Tudo depende de você saber usar todo o seu potencial e saber se relacionar bem com as pessoas que te cercam. Vá a palestras e eventos organizados pela faculdade para ter mais chances de conhecer pessoas interessantes.

Sonhe Com Foco na Realidade

Grande parte da frustração após a formatura acontece porque as pessoas esperam pelo trabalho perfeito. A vida não é tão simples de forma que o trabalho perfeito simplesmente cai no seu colo quando menos se espera. Antes de chegar a aquela vaga dos sonhos com um salário mais alto será necessário batalhar muito no mercado de trabalho.

Apenas o diploma não é o que vai garantir uma vaga ideal, você precisará trabalhar muito para ganhar experiência. Saiba que nos primeiros empregos você poderá e vai aprender lições valiosas para levar para o resto da sua vida profissional. Todo mundo erra, mas nem todo mundo aproveita para aprender com esses erros.

O Que Pode Ajudar (e Muito) a Conseguir Um Emprego Depois da Formatura

Intercâmbio

Fazer um intercâmbio após a formatura pode ser uma boa maneira de aumentar as suas chances de conquistar um bom emprego. Você pode aproveitar para fazer programas de especialização na área em que deseja atuar e assim aprimorar o seu currículo. Esse tipo de curso pode ser bastante útil para que o recém-formado escolha a área em que deseja atuar.

Os cursos de especialização são mais curtos e não exigem uma pós-graduação para serem feitos. Quem estiver em dúvida pode até mesmo se especializar em mais de uma área para ter mais possibilidades.

Trabalho Freelance

Atualmente, é bastante comum o trabalho freelance e pode ser uma boa porta de entrada no mercado de trabalho. Uma forma de adquirir experiência na sua profissão e ter trabalhos em seu portfólio para apresentar a possíveis empregadores. Dentre as vantagens desse tipo de trabalho estão poder trabalhar em casa e fazer o seu próprio horário.

Inclusive você pode realizar as suas atividades freelance nos horários livres da faculdade trabalhando em paralelo aos estudos. Ressaltamos que é essencial ser uma pessoa disciplinada e focada para cumprir os prazos estabelecidos com os clientes, pois você está construindo o seu nome no mercado e pode ser que encontre um trabalho fixo ao longo do caminho.

Programas de Trainee

Os recém-formados não podem mais se candidatar a vagas de estágio, mas podem participar dos processos seletivos de trainees. Esse tipo de programa faz a seleção de recém-formados para trabalharem em projetos dentro da empresa, esses jovens passam por treinamento para que possam estar qualificados para serem contratados.

Os programas de trainee apresentam uma grande margem de efetivações após o término do treinamento. Em geral as empresas aceitam jovens com até dois anos de diploma, pode ser uma boa opção para quem deseja uma vaga numa grande empresa.

Outros Artigos

Proposta de Reforma Política no Brasil

Proposta de Reforma Política no Brasil(0)

O Brasil é um país que precisa passar por diversas mudanças para se tornar mais justo e igualitário para os brasileiros. Uma forma de chegar a esse objetivo é através de uma reforma política que mexa nas estruturas. O ano de 2013 foi marcado por inúmeros protestos nas ruas pedindo por mudanças. Em resposta as

O Que Não Se Deve Fazer Para Ser Bem Sucedido

O Que Não Se Deve Fazer Para Ser Bem Sucedido(0)

Como disse o escritor americano Earl Nightingale: “Nós nos tornamos aquilo que pensamos.” Esta é uma grande verdade. A mente humana é incrível, e ter as atitudes certas é chave fundamental para o sucesso. No entanto, muitas vezes é fácil se desviar deste caminho. Algumas situações da vida fazem parte do caminho a ser percorrido

Países Ricos e os Sistemas Financeiros: Críticas de Lula, G20 e Baixa na Geração de Emprego

Países Ricos e os Sistemas Financeiros: Críticas de Lula, G20 e Baixa na Geração de Emprego(0)

Existem especialistas que creditam a crise da atualidade por causa dos sistemas financeiros dos países ricos. No mundo globalizado, qualquer grande nação que apresenta baixa em alguns dos setores da economia acaba provocando também reveses econômicos nas pátrias importadoras e exportadoras de produtos ou matérias-primas. Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, o dólar passou a

Como Funciona a Bolsa de Valores?

Como Funciona a Bolsa de Valores?(0)

As ações são pedaços existentes do capital de empresa. Em termos gerais representa pedaço dela. Quando cada parte está valorizada acontece maior confiança por parte dos investidores que investem maior número de dinheiro e faz o empreendimento ficam com maior valor em níveis econômico. No entanto, os olhos devem ficam sempre abertos. Por exemplo, uma

Cuidado com as Armadilhas do Crédito Consignado

Cuidado com as Armadilhas do Crédito Consignado(0)

Muito popular nos dias de hoje, o crédito consignado representa uma das modalidades de crédito mais contratadas em todo o país, tanto pela facilidade de se conseguir o empréstimo quanto pela comodidade na forma de pagamento. Mas, nem tudo é um mar de rosas no mundo do empréstimo consignado, é preciso estar atento para não

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade