Cuidado com as Armadilhas do Crédito Consignado

Muito popular nos dias de hoje, o crédito consignado representa uma das modalidades de crédito mais contratadas em todo o país, tanto pela facilidade de se conseguir o empréstimo quanto pela comodidade na forma de pagamento. Mas, nem tudo é um mar de rosas no mundo do empréstimo consignado, é preciso estar atento para não cair nas armadilhas que as más operadoras de crédito preparam para o consumidor.

O artigo de hoje vai mostrar como funciona, quais são os direitos do consumidor que contrata este tipo de empréstimo e como estar livre dos golpes e de surpresas desagradáveis, que este tipo de contratação pode lhe reservar.

Você Sabe Como Funciona ?

Você Sabe Como Funciona ?

O Que é o Crédito Consignado?

A grande popularidade do crédito consignado se explica pela maneira pela qual ele concede o empréstimo, menor taxa de juros que é cobrada em relação a outras modalidades de empréstimos convencionais e pela facilidade em consegui-lo, mesmo estando com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, o famoso nome sujo.

Por ser uma modalidade extremamente nova de oferta de crédito ao grande público, pois começou a ser praticada há menos de dez anos, existem muitas dúvidas que podem surgir no consumidor, mas, o essencial estará a disposição neste artigo.

O crédito consignado é a modalidade de empréstimo que oferece dinheiro ao consumidor em uma quantidade de parcelas predeterminadas, e essas parcelas são descontadas automaticamente na folha de pagamento de pessoas com empregos regulares ou de aposentados e pensionistas, diretamente no benefício recebido.

Imagem de Amostra do You Tube

Por Que o Crédito Consignado é Tão Popular?

Por ser uma modalidade de empréstimo que não envolve uma série de fatores que os outros tipos de empréstimo precisam para serem contratados, as operadoras de crédito, financeiras e bancos têm custos reduzidos. Não é necessário a emissão de boletos, carnês e outras despesas, também envolve um risco de inadimplência muito menor do que os outros tipos de empréstimo, pois há uma garantia forte de que as parcelas serão pagas.

Por todos os motivos citados, os juros que são aplicados ao empréstimo feito em crédito consignado são muito menores do que por exemplo o famoso CDC, Crédito Direto ao Consumidor, muito comum anteriormente à prática do Crédito Consignado.

O Maior Fluxo de Negociações Por Empréstimo do País

Criado em 2003, o empréstimo consignado é de longe o maior veio de fluxo de dinheiro através de empréstimos do país. Como dito, os fatores para esse “enxame” nas filas de solicitação de crédito consignado acontece devido às facilidades com que são realizadas essas transações, mas se isso é um fator de alívio para os que têm garantia de renda e que precisam de um empréstimo, é também um sinal de alerta para muitos, que veem esse tipo de transação com preocupação.

Imagem de Amostra do You Tube

O Grande Problema

A razão da preocupação é de que o crédito está sendo aberto de maneira muito abrupta, em todas as opções de crédito possíveis no mercado, quase que sem limites e num espaço de tempo muito curto, para um povo que não está acostumado a isso, e é claro, que não tem educação financeira o suficiente para lidar com tamanha oferta de crédito, de todos os tipos e de todas as maneiras.

O problema da educação financeira significa que a pessoa está fazendo um adiantamento da sua renda comum, seja esse adiantamento para fins de consumo ou mesmo para sanar uma dívida que tenha maior tributação. Esse adiantamento pode resultar num comprometimento grande da renda mensal que deveria ser destinada às operações básicas e se tornar um círculo vicioso de endividamento.

Para que se entenda melhor, há muitas pessoas que buscam a menor taxa de juros de um empréstimo consignado para fazer o pagamento de uma dívida que tenha juros maiores do que o empréstimo consignado, como o cartão de crédito, por exemplo. No ato da contratação do empréstimo, tudo é uma maravilha, pois a dívida está quitada e o empréstimo irá cobrar juros menores do que o cartão de crédito. Mas aí aparece o problema da educação financeira, pois como uma maior parcela da renda está comprometida, faltará dinheiro para algumas coisas, e logo, o consumidor se endivida novamente com o cartão de crédito.

E Mais Problemas

Todos sabem que a falta do dinheiro traz problemas em enxurrada para as pessoas, e o endividamento ou a falta de renda significa problemas em casa, no trabalho e com amigos, o que gera menor produtividade no trabalho, brigas dentro do lar e uma vida muito mais infeliz. Por isso, algumas empresas oferecem iniciativas de aprendizado na utilização consciente do crédito e de educação financeira, resultando em melhores resultados para esses funcionários, tanto no trabalho como no trato financeiro doméstico.

Tome Muito Cuidado

Tome Muito Cuidado

Importante!

Você já parou para pensar que a compra parcelada de um eletrodoméstico em qualquer loja tem o mesmo efeito para as suas finanças, como se você contraísse um empréstimo num banco ou que fizesse um financiamento? Pense bem quando for adquirir bens de consumo à longo prazo, pois serão vários e vários meses pagando por um bem que tem prazo determinado de vida.

Precaução Antes de Assinar Um Contrato

É importante que você esteja consciente de seus direitos e que você leia com bastante atenção e que fique bem claro o que você está comprando, qual será a taxa de juros aplicada, a quantidade das parcelas que determinará a duração do empréstimo, para que você evite as armadilhas do crédito consignado, pois além da falta de educação financeira, existe muita gente que se aproveita da fragilidade dessas pessoas para ganhar dinheiro fácil, aplicando golpes em pessoas que já estão numa situação não tão boa.

Ainda assim, caso algo de errado aconteça, é importante lembrar ao consumidor que ele ainda pode recorrer ao PROCON e ao Ministério Público como amparo para os casos em que tenha sido ludibriado pelo operador de crédito, financiadora ou banco, podendo renegociar contratos que tenham sido assinados sob determinada condição e tenham sido alterados depois disso.

Outros Artigos

Cresce Número de Empréstimos Consignados

Cresce Número de Empréstimos Consignados(0)

Com a diminuição em quatro pontos percentuais da Selic, maior queda entre todos os integrantes do G20, muitas pessoas físicas aproveitam para solicitar empréstimos consignados.  Instituição empresta dinheiro em troca de parcelas deduzidas diretamente da folha de pagamento dos solicitantes. O Que é Empréstimo Consignado? Cresce número de empréstimos consignados. Forma de operação mais segura

Os Cálculos dos Empréstimos

Os Cálculos dos Empréstimos(0)

Antes do empréstimo os solicitantes devem ficar atentos a todos os valores do contrato para não serem surpreendidos de forma negativa no momento do pagamento das parcelas. Na prática, representa obrigação do próprio agente do banco explicar todas as formas de cálculos que a instituição financeira realiza para cobrar a quantia. Cálculo, Empréstimos e Financiamentos!

Linha de Crédito para Socorrer Estados

Linha de Crédito para Socorrer Estados(0)

O Brasil é um país muito grande em território e por isso mesmo, possui muitos problemas espalhados nos quatro cantos de sua extensão territorial. O Governo Brasileiro percebeu que alguns estados precisam de recursos de ajuda em alguns momentos mais críticos, e criou a Linha de Crédito para Socorrer Estados. Trata-se de uma ajuda de

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade