Países Ricos e os Sistemas Financeiros: Críticas de Lula, G20 e Baixa na Geração de Emprego

Existem especialistas que creditam a crise da atualidade por causa dos sistemas financeiros dos países ricos. No mundo globalizado, qualquer grande nação que apresenta baixa em alguns dos setores da economia acaba provocando também reveses econômicos nas pátrias importadoras e exportadoras de produtos ou matérias-primas.

Crise

Crise

Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, o dólar passou a ser utilizado como principal moeda padrão para comercialização das economias das nações no oriente e ocidente do globo terrestre. No ano de 2007, com a crise gerada na terra do tio Sam, os norte-americanos de classe média deixaram de consumir e massa, provocando crise na produção de indústrias e aumento no desemprego, principalmente em terras europeias.

• Lula Crítica Países Ricos e o Sistemas Financeiros

O presidente Lula é um crítico sagaz das medidas que as grandes nações utilizam para conter a grande crise. Desde os últimos anos de seu mandato o presidente chama a atenção dizendo explicitamente que a culpa das crises econômicas que marcaram a história foram sempre das grandes nações do capitalismo.

Lula afirmou isso em reunião realizada pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento. Encontro realizado no Rio de Janeiro incumbido em estabelecer políticas auxiliadoras nas negociações econômicas entre Brasil e África.

O ex-presidente, que de forma constante é convidado para participar de encontros ou palestras importantes no aspecto econômico, mencionou que ao invés de investir dinheiro para resguardar a geração de emprego, europeus preferem confiar os gastos na recuperação do sistema financeiro.

De certa forma, a opinião de Lula está respeitada por grande parte do mundo. O Brasil da atualidade apresenta índices recordes de crescimentos econômicos em plena crise mundial. A geração de emprego representa grande feito no qual, junto com os programas assistenciais aos pobres, aquecem o ciclo econômico, fazendo emergir a classe média como maioria entre os poderes aquisitivos do Brasil – que por outro lado, ainda persiste entre as lideranças de nações com maior desigualdade social.

Lula ainda ressaltou de forma positiva a atuação da economia dos leões africanos baseada no trabalho da população. Grandes forças da África apresentam crescimentos maiores do que as existentes nos países emergentes da Europa. A região conta com números destacáveis no turismo, comercialização de pedras preciosas e platina.

No final do discurso, Lula afirmou que os países ricos respondem a crise com austeridade, beneficiando os culpados com quantias bilionárias e prejudicando a classe de trabalhadores que, de certa forma, não possuem relação direta com as causas da crise econômica. Na Europa, nações conhecidas pelo destaque econômico demitem trabalhadores em massa. De forma principal na Espanha, Portugal e Itália.

Há alguns anos, pelo menos desde o início da crise mundial, Lula faz acusações contra as grandes potências do capitalismo que, além de provocarem a crise, atrasam a produção mundial com congelamento na produção vindo da baixa na geração de emprego. Potências econômicas fazem demissões em massa e, por consequência interrompem o crescimento.

De certa forma, o poder executivo do Brasil defende que os sistemas financeiros dos países ricos executem ações coordenadas de superação da crise. Algumas doutrinas econômicas intervencionistas apontam que a causa da situação crítica da economia está na crença da auto-regulação.

Brasil não acredita que o G7 pode dar conta em conduzirem a economia isoladamente

• G20

Composto por ministros de finanças e chefes do Estado dos EUA, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Japão, Rússia, Brasil, Índia, China, Argentina, México, África do Sul, Coréia do Sul, Indonésia, Arábia Saudita, Austrália, Turquia e zona do Euro. Dentro da lista estão as sete maiores potências mundiais junto com outras nações emergentes que se destacam no cenário econômico.

G20

G20

Sua criação em 1999 objetivou conter futuras crises na produção do mundo. Atua na assistência das negociações internacionais propondo diálogos ampliados. Todos os países que englobam a cúpula representam quase 90% do Produto Nacional Bruto Mundial e 80% do comércio no planeta. Forte consumo proporcionado inclusive pelos dois terços da população do globo terrestre.

O fórum de cooperação internacional traz diversos assuntos, estudos e opiniões de representações políticas e especialistas, promovendo a inclusão e discussão sobre o ingresso dos países emergentes no mercado internacional. A estabilidade financeira mundial é dependente das discussões promovidas pelo G20. Desde 2008 os chefes de Estados participam das reuniões.

• Baixa Na Geração de Emprego

Um dos maiores problemas apontados pelos críticos econômicos europeus está na fraca geração de emprego que afeta em grande parte os jovens sem experiências. De acordo com a com a OIT – Organização Internacional do Trabalho – as nações do Euro podem perder cerca de 4,5 milhões de postos de trabalho nos próximos quatros anos caso as atuais políticas de austeridade forem mantidas.

Os sistemas financeiros são dependentes das ações propostas de forma principal por França e Alemanha, que em conjunto, mantêm as medidas de recuperação baseada apenas nos sistemas financeiros. A metodologia está sendo criticada por não trazer benefícios à classe trabalhadora europeia.

Portugal é uma das nações que mais sofrem com a crise na atualidade. Entre o final dos anos 90 e início de 2000 os portugueses se destacavam na economia da Europa. Os governantes apostaram na auto-regulação para continuar crescendo em níveis recordes, não contando com crise que cegou em 2007 para interromper o crescimento consideravelmente.

Sem políticas preparadas para assegurar emprego e consumo nos dias difíceis, Portugal sofre para retomar o aumento da produção e dos sistemas financeiros, podendo alcançar a faixa dos 22 milhões de desempregados até 2016, mais de 05 milhões superiores ao número da realidade: 17,4 milhões.

• Vídeos Sobre Países Ricos e os Sistemas Financeiros

Assista a matéria feita pelo “Seu Jornal”, que em menos de dois minutos, traz a opinião de Lula sobre países ricos e sistemas financeiros, concedida na reunião, do BNDES/RJ, a respeito da Cooperação Econômica e Investimentos entre Brasil e África.

Imagem de Amostra do You Tube

Neste outro vídeo existem alguns dados econômicos que explicitam as condições econômicas dos países que integram o G20. PIB, PIB per Capita, Juros, Inflação, Desemprego e Índice de Desenvolvimento Humano são apresentados com simplicidade. No final há conteúdos informativos básicos sobre os principais significados utilizados na tabela demonstrada em grande parte da metragem. Os internautas podem acessar ainda alguns conceitos explicados com linguagem acessível.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Proposta de Reforma Política no Brasil

Proposta de Reforma Política no Brasil(0)

O Brasil é um país que precisa passar por diversas mudanças para se tornar mais justo e igualitário para os brasileiros. Uma forma de chegar a esse objetivo é através de uma reforma política que mexa nas estruturas. O ano de 2013 foi marcado por inúmeros protestos nas ruas pedindo por mudanças. Em resposta as

O Que Não Se Deve Fazer Para Ser Bem Sucedido

O Que Não Se Deve Fazer Para Ser Bem Sucedido(0)

Como disse o escritor americano Earl Nightingale: “Nós nos tornamos aquilo que pensamos.” Esta é uma grande verdade. A mente humana é incrível, e ter as atitudes certas é chave fundamental para o sucesso. No entanto, muitas vezes é fácil se desviar deste caminho. Algumas situações da vida fazem parte do caminho a ser percorrido

Dicas para o Primeiro Emprego Pós-Formatura

Dicas para o Primeiro Emprego Pós-Formatura(0)

Depois de passar anos se qualificando na faculdade chega o momento da formatura e começa a pressão para conseguir um emprego. Pode não ser tão fácil conquistar o tão sonhado primeiro emprego pós-formatura, porém, não desanime, pois com perseverança e algumas dicas o caminho pode ser menos tortuoso. Dicas Para Conquistar o Primeiro Emprego Pós-Formatura

Como Funciona a Bolsa de Valores?

Como Funciona a Bolsa de Valores?(0)

As ações são pedaços existentes do capital de empresa. Em termos gerais representa pedaço dela. Quando cada parte está valorizada acontece maior confiança por parte dos investidores que investem maior número de dinheiro e faz o empreendimento ficam com maior valor em níveis econômico. No entanto, os olhos devem ficam sempre abertos. Por exemplo, uma

Cuidado com as Armadilhas do Crédito Consignado

Cuidado com as Armadilhas do Crédito Consignado(0)

Muito popular nos dias de hoje, o crédito consignado representa uma das modalidades de crédito mais contratadas em todo o país, tanto pela facilidade de se conseguir o empréstimo quanto pela comodidade na forma de pagamento. Mas, nem tudo é um mar de rosas no mundo do empréstimo consignado, é preciso estar atento para não

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade