Cantor Luiz Caldas: Conheça a Vida do Mito Musical da Bahia

Nascido em Feira de Santana, no ano de 1963, Luiz César Pereira Caldas é um dos instrumentistas do nordeste mais conhecidos dentro e fora do país. Também possui reconhecimento na área como O Rei do Axé. Com dez anos de idade já demonstrava aptidão para ser músico.

Conheça Mais

Conheça Mais

Difícil Infância de Luiz Caldas

Quando criança começou a tocar diversos instrumentos musicas, mesmo sendo de origem humilde e com poucas condições e recursos para investir em instrumentos novos e com qualidade. Mesmo assim, se uniu com diversas bandas amadoras, e ao pouco foi marcando a sua presença inclusive em Salvador, capital da Bahia.

Foi nas constantes migrações que Caldas aprendeu com empenho a tocar inúmeros instrumentos musicais. Passou a juventude praticamente dentro do meio musical. Porém, durante o início da carreira teve que misturar a vida de música junto com o trabalho feito em comércios da Feira de Santana no sentido de conseguir sobreviver. Chegou ao primeiro sucesso quando atuava no Grupo João Faustino, que conquistou enorme sucesso na região baiana.

Imagem de Amostra do You Tube

Luiz Caldas: Inventor de Ritmos

A mente do artista estava preparada para variadas misturas antes não pensada por outros artistas da sua época. Possui crédito pela invenção na mistura do reggae com o pop baiano. Tocava desde caribenhos até samba. Introduziu o ideal de misturar trios elétricos junto com multidões que ouvem autêntico estilo baiano. Em termos gerais, o atual estilo do carnaval da Bahia deve bastante par o músico que concentrou as forças para evoluir a ideia de sentido de atingir as massas baianas para as ruas.

Luiz Caldas introduziu ritmos caribenhos junto com teclados e outros instrumentos com alta sonoridade, inaugurando a nova era das comemorações culturais na Bahia em matéria de música. Considerado como um dos patronos do Axé, gênero musical com o autêntico selo brasileiro. Conhecido entre as personalidades baianas, Caldas possui diversos álbuns, sendo que muitos deles com participações especiais de primeira linha. Conquistou

No ano de 2010, Caldas foi arrojado em lançar projeto que consiste em dez CDs com 130 faixas que englobas diversos gêneros musicais, entre eles: Forró, pagode, hard rock e música indígena cantada inclusive em linguagem tupi. Todos os estilos musicais giram na cabeça do autor que se demonstra como verdadeira máquina de fazer música.

Principal Discografia de Luiz Caldas

1979: Ave Caetano/Tapajós

1980: Luiz Caldas e Acordes Verdes

1981: Jubileu de Prata: Trio Elétrico Tapajós

1985: Magia

1986: Flor Cigana

1987: Lá Vem o Guarda

História

História

1988: Muito Obrigado

1989: Timbres

1990: Nós

1992: Retrato

1994: Luiz Caldas

1998: Forró de Cabo a Rabo

1999: Quinze Anos de Axé – Luiz Caldas e Convidados

2001: Janela Aberta

2003: Luz e Fogueira

2004: MELOSOFIA

2006: Ao Vivo em Salvador

2010 – MPB – Uma Maria / Perguntas e Respostas / Rock – Castelo de Gelo / Samba – Pandeiro Brasileiro / Brega – Brasil SUPERPOPULAR / Tupi – NHEENGARA RECÉ TABA / Instrumental – Oxóssi / Frevo – O Trio Elétrico / Forró – Festa de Sanfoneiros e Axé – GONGÁ.

Clique neste link e acesse o site oficial de Luiz Caldas. No ciberespaço podem ser inclusive compradas algumas faixas sobre o artista que respira música. Sem dúvidas representa uma das grandes sensações do rock nacional.

Luís Caldas quase Boicotado no Carnaval 2011

O Brasil já demonstrou em diversas oportunidades falta de visão na valorização da cultura própria, fato que fica demonstra com o pequeno orçamento que chega do poder público para a mão dos artistas que representam a essência da musicalidade nacional. Por este motivo que diversos artistas procuram sair do Brasil em busca do reconhecimento internacional que deveria existir em nível nacional.

O fato é que Luís Caldas quase não conseguiu tocar no carnaval da Bahia 2011, fato que de toda certeza iria retira todo o valor existente no evento, principalmente entre os artistas, que possuem a máxima compreensão do que representa Caldas em cima do trio elétrico, assim como a população local, cuja maioria admira o músico baiano a longos anos. Nascer em Feira de Santana e não saber quem é Caldas se torna missão quase que impossível.

Em entrevista feita para uma TV na Bahia, Caldas afirma que estava sentido que o governo estava com certo fricote, não se decidindo ao certo se iria investir dinheiro para que o cantor saísse no carnaval da Bahia 2011.

Imagem de Amostra do You Tube

Caldas se demonstrou chateado por causa da falta de apoio, justamente no ano em que o artista completou quarenta anos de profissão no meio musical, representa assim um dos grandes mitos vivos da música da Bahia. Diversos artistas considerados milionários por causa do Axé sabem o valor que o músico possui para as raízes baianas.

Luiz Caldas disse que achou muito estranho a falta de reconhecimento justamente na época da quarta década de carreira. No entanto, continuou com a cabeça erguida, visto que o seu reconhecimento ultrapassa inclusive os limites nacionais. Na mesma época, Caldas estava envolvido com um projeto nos Estados Unidos que englobou mistura de jazz com música baiana. No entanto, fez questão de lutar pelo direito de cantar na sua terra.

O fato é que a Secretária aprovou apenas trinta por cento do projeto completo idealizado por Luiz Caldas, algo tido como inviável, visto que junto com artistas trabalham outras dezenas de pessoas, desde músicos até mesmo produtores. Somente avisaram o artista sobre o problema há poucos dias antes do carnaval, fato que tornou a participação do mesmo uma incógnita.

Interessante notar que diversos fãs do artista fizeram até mesmo campanha nas redes sociais no sentido de mobilizar o poder público com relação à importância de Caldas para o evento mais esperado ano por grande parte dos baianos, que se identificam de maneira direta com o músico.

Porém, no final de fevereiro, Caldas conseguiu patrocinadores e confirmou presença no carnaval mais quente do mundo. Ele e a sua banda desfilaram por três dias, levantado o povo que estava dentro e fora da área VIP. Não se pode ignorar o fato que o projeto inicial idealizado e encaminhado á Secretaria de Cultura da Bahia foi completamente modificado em consequência da carência de recursos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

As Melhores Séries Policiais

As Melhores Séries Policiais(0)

As séries policiais fazem o maior sucesso e disso, todo mundo sabe. Mas, você já se perguntou, entre tantas quais são as melhores? É claro que se trata de um gosto muito pessoal, o que para uma pessoa pode ser excelente, para a outra pode não ser tão legal assim. Porém, com base no que

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff(0)

A presidente Dilma Vana Rousseff, nasceu na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 14 de dezembro do ano de 1947. A nossa atual presidente é economista, divorciada e tem 01 (uma filha) e 01 (uma) neta, e se caracteriza por ser a primeira mulher a ser ministra da casa civil e

Programa Saia Justa do GNT

Programa Saia Justa do GNT(0)

Programa Saia Justa do GNT Saia Justa é o nome de um programa de televisão transmitido pelo canal GNT. Ele faz parte dos canais por assinatura da Globosat, uma das empresas que pertencem ao grupo Organizações Globo. O programa não tem uma única apresentadora, é basicamente um bate-papo com um convidado e as 4 apresentadoras,

Rita Lee: Biografia

Rita Lee: Biografia(0)

A cantora Rita Lee nasceu em São Paulo capital, filha do casal Romilda Padula Jones e de Charles Fenley  Jones, onde também passou toda a infância, mais precisamente em Vila Mariana. O mesmo bairro que ela vivia quando nasceu o seu filho. Rita Lee teve uma educação diferenciada, estudou em um colégio francês e graças

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série(1)

Artie Abrams: Atores de Glee Guitarrista e paraplégico. Descrito como um “nerd” que ama o clube do coral de todo o coração e o usa como uma forma de escapismo. Utilizada cadeira de rodas devido a uma lesão da medula espinhal que recebeu em um acidente de carro com a idade de oito anos. Durante

leia mais

1 comentário

#1almircarlosel-id15 de janeiro de 2014, 0:28

muito bom

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade