Ney Matogrosso: Quebra Nas Barreiras da Cultura Brasileira

Ney Matogrosso está entre os principais artistas brasileiros do século XX. Não apenas possui voz singular que o faz ser diferente do que qualquer outro timbre que existe no mundo, como também representa influencia para a classe artística brasileira. Desde o começo da carreira não se contentou em apenas cantar com maestria como também no ato de representar no palco, chamando sempre o centro das atenções de luzes que brilhar o espetáculo.

Ney Matogrosso: Quebra de Barreiras na Cultura Popular Brasileira

Passou a seguir a carreira no solo interpretando, em principal nas composições de outros artistas conhecidos no mercado mundial, de Cartola a Chico Buarque. Conhecido por romper a barreira dos gêneros musicais que fazem os artistas ficarem presos a determinados seguimentos, sem a possibilidade de tornar a carreira elástica e desenvolvera singularidade própria no meio, quase o mesmo que aconteceu com Cazuza ao abandonar o Barão do Vermelho para pode misturar samba nos álbuns pop, ou com Renato Russo, que encerrou a Legião Urbana para cantar de forma individual, inclusive em italiano.

No começo dos anos oitenta do século XX, antes de completar a primeira década da carreira-solo, contava com discos de platina e ouro. Sucesso de vendas dos discos que se refletiu nos públicos que lotaram grande parte das apresentações do artista durante o período.

Em termos culturais a presença de Ney Mato Grosso possui relativa importância. Durante as atuações no palco consegue obter a forma de diversos personagens que funcionam como se estivessem encarnado no cantor que possui ampla personalidade nos palcos. Representou paradigma em termos de moda por causa do vestuário exótico com cores vivas que marcaram a década de setenta.

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso

Brilhou no cenário e conseguiu falar o que quis em suas gravações que serviram como munição ao estímulo de revolucionários que lutavam por democracia no auge da ditadura militar, ações repreensivas e presença da censura. Também ganha em destaque no que tange à cultura masculina popular brasileira. Talvez seja o único artista na lista da extensa história que marcou o século XX que pode ser chamado de autêntico homem-show, conforme aponta Denise Pires Vaz, conceituada escritora especialista em biografia.

Entre os anos setenta e começo dos oitenta do século XX o estilo agressor não ficou apenas no palco, como também por parte dos militares que consideravam o artista na lista dos principais artistas transgressores do país. Junto com o Ney nasceu à cultura andrógina em termos artísticos. Também representa outro fruto da Tropicália – movimento da MPB que buscou romper com as estruturas complexas das músicas nacionais que eram regradas de forma principal por conta da Bolsa Nova. No tropicalismo os artistas acionaram a distorção na guitarra e implantaram riffs ao invés das complexas notas eruditas.

Pioneirismo de Ney Mato Grosso na Música e Arte

Quando canta música de outros artistas consegue fazer maior sucesso do que os cantores originais que lançaram a música do mercado. Assim aconteceu com a música “Homem com H”, de Os Três do Nordeste, conjunto conhecido apenas entre os conhecedores e interessados em forró-pé-de-serra. Para essa música o ritmo não foi mudado, entrando apenas a voz de Ney na música que virou até temas de novelas, séries e seriados brasileiros. Não se pode ignorar ainda das máscaras dos Secos e Molhados que influenciam outras classes de músicos mascarados, como o Kiss, conjunto de hard-rock liderado por Paul Stanley e Gene Simmons.

Assista aos vídeos e note a diferença nas duas versões da música “Homem com H” de “Os Três do Nordeste” e do “Ney Matogrosso”:

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube

Ney Matogrosso: Artistas Premiados do Brasil

No que tange aos Secos e Molhados, banda que brilhou no começo da década de setenta do século XX, esse foi o artista que ganhou maior destaque em termos de mídia dentro e fora do Brasil. Exemplo de destaque de Ney ao redor do mundo está no título de maior cantor de terras verde e amarela de acordo a Rolling Stone. O mesmo periódico renomado no mundo a música denominou o artista entre os trinta grandes artistas com nacionalidade brasileira em todos os tempos.

Ney Matogrosso no Comando das Luzes

Como artista e cantor são dois atributos conhecidos por quem aprecia o trabalho do cantor renomado dentro e fora do solo nacional. Porém, poucos sabem que Ney também possui a responsabilidade por parte da iluminação que acontece durante os shows, o que fornece ao cantor de diretor de luz. De acordo com as próprias palavras, o cantor-artista-diretor aponta que trabalha no sentido do público sentir sensações singulares.

Espírito Rebelde de Ney Matogrosso

Ney Matogrosso nasceu em época em que o estado político do país não estava ideal. Militares estavam empenhados a atuar com força no sentido de lutar contra os transgressores, que também eram considerados os artistas que representavam ideais contra o espírito das tradições familiares. O cantor tinha presença garantida e aclamada, em principal por movimentos jovens que lutavam por liberdade para poder se expressar de acordo com os próprios desejos culturais.

Saiba Mais

Saiba Mais

O espírito rebelde está presenta na personalidade do cantor, em principal quando assume a presença nos palcos e desempenha séries de atrizes que são iluminados por luzes programadas de acordo com as ordens do próprio Ney, empenhado em causar sensações diferentes nas multidões que acompanham as apresentações. Com setenta anos de idade tem a força da voz que tinha durante os primeiros anos da carreira nos Secos e Molhados.

Não representa novidade no meio da música que ambos os cantores tiveram relação que durou pouco, embora tenha sido intensa para ambos os lados. Porém, Ney faz questão de ressaltar que também possui relações amorosas com as mulheres. Também tem lista extensa de amigos que morreram por serem HIV positivo, o que de acordo com o próprio artista acabou de retirar parte das identificações que conseguiu encontrar nos caminhos da vida. Matogrosso aponta que já tem a certeza de já ter tido contato com a doença, mas que algo não explicado o tornou imune para percorrer a carreira gozando saúde.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

As Melhores Séries Policiais

As Melhores Séries Policiais(0)

As séries policiais fazem o maior sucesso e disso, todo mundo sabe. Mas, você já se perguntou, entre tantas quais são as melhores? É claro que se trata de um gosto muito pessoal, o que para uma pessoa pode ser excelente, para a outra pode não ser tão legal assim. Porém, com base no que

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff(0)

A presidente Dilma Vana Rousseff, nasceu na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 14 de dezembro do ano de 1947. A nossa atual presidente é economista, divorciada e tem 01 (uma filha) e 01 (uma) neta, e se caracteriza por ser a primeira mulher a ser ministra da casa civil e

Programa Saia Justa do GNT

Programa Saia Justa do GNT(0)

Programa Saia Justa do GNT Saia Justa é o nome de um programa de televisão transmitido pelo canal GNT. Ele faz parte dos canais por assinatura da Globosat, uma das empresas que pertencem ao grupo Organizações Globo. O programa não tem uma única apresentadora, é basicamente um bate-papo com um convidado e as 4 apresentadoras,

Rita Lee: Biografia

Rita Lee: Biografia(0)

A cantora Rita Lee nasceu em São Paulo capital, filha do casal Romilda Padula Jones e de Charles Fenley  Jones, onde também passou toda a infância, mais precisamente em Vila Mariana. O mesmo bairro que ela vivia quando nasceu o seu filho. Rita Lee teve uma educação diferenciada, estudou em um colégio francês e graças

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série(1)

Artie Abrams: Atores de Glee Guitarrista e paraplégico. Descrito como um “nerd” que ama o clube do coral de todo o coração e o usa como uma forma de escapismo. Utilizada cadeira de rodas devido a uma lesão da medula espinhal que recebeu em um acidente de carro com a idade de oito anos. Durante

leia mais

1 comentário

#1almircarlosel-id15 de janeiro de 2014, 0:28

muito bom

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade