Rita Lee: Biografia

A cantora Rita Lee nasceu em São Paulo capital, filha do casal Romilda Padula Jones e de Charles Fenley  Jones, onde também passou toda a infância, mais precisamente em Vila Mariana. O mesmo bairro que ela vivia quando nasceu o seu filho.

Rita Lee teve uma educação diferenciada, estudou em um colégio francês e graças aos estudos de infância é fluente em inglês, francês, espanhol e italiano. Antes de se tornar uma famosa cantora estudou na Universidade de São Paulo, no ano de 1967, onde cursou Comunicação Social. Uma das suas amigas de turma era a atriz Regina Duarte. Mas, Rita Lee não chegou a terminar nem o primeiro período.

Curiosidades

Curiosidades

A música entrou na vida de Rita Lee bem cedo, ainda criança ela já fazia aulas de piano, porém, ainda não pensava em ser uma cantora de rock ou atriz.

A vontade de cantar foi chegando aos poucos inspirada por cantores como Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Paul Anka, Paul and Mary. Ao mesmo tempo que adorava esses cantores internacionais, ela escutava aqueles nacionais, como Ângela Maria, João Gilberto, Dalva de Oliveira, Maysa, entre outros.

Imagem de Amostra do You Tube

Adolescência: Onde Nasce A Paixão Pela Música

Apesar do contato com a música desde a infância, Rita começou mesmo a se interessar pela arte como cantora na adolescência. Os primeiros “shows’ aconteceram nas escolas da região onde morava. Ela fazia parte do grupo “Tulio’s”.

Em 1963, Rita Lee forma um outro grupo, dessa vez com mais duas garotas, chamando-o de “Teenage Singers”. O palco das meninas era sempre as festas da escola. Em 1964, elas conhece o trio masculino chamado “Wooden Faces” e fazem uma união dos dois grupos, que passa a se chamar “Six Sided Rockers”, que mais tarde veio a se tornar “O’Seis” e chegou a gravar um disco compacto. Porém, o grupo se desfez, quando 3 componentes deixaram a banda, ficando somente Rita Lee, Sérgio e Arnaldo e trocaram mais uma vez de nome, passaram a ser “Os Bruxos”. Mais tarde, por uma sugestão de Ronnie Von, o grupo trocou de nome de novo, passando a se chamar “os Mutantes”.

Nasce Os Mutantes: de 1966 a 1972

Os três integrantes que ficaram do Six Sided Rockers fizeram sucesso como Mutantes. Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, estiveram juntos por 6 anos.

Um dos primeiros grandes passos do grupo foi a participação no Festival de Música Popular Brasileira ao lado de Gilberto Gil, isso aconteceu em 1967 e juntos eles cantaram Domingo no Parque.

Ao todo, os Mutantes gravaram 6 álbuns e o primeiro deles é considerado um dos mais importantes da história da MPB. Nessa mesma época, Rita Lee gravou dois discos solos paralelo a aqueles gravados com o grupo.

Rita nesta época estava casada com outro integrante do grupo Arnaldo, mas o relacionamento acabou e ela decidiu deixar o grupo, na verdade, a cantora diz que foi expulsa.

Era Tutti Frutti: de 1974 a 1978

Depois da saída do grupo Mutantes a cantora Rita Lee passou por uma fase de depressão e superado esse momento ela criou uma dupla folk rock com a amiga Lúcia Turnbull.

As duas criaram a banda Tutti Frutti com a participação de Luis Sérgio Carlini e Lee Marcuci. No grupo, Rita Lee cantava, tocava piano, violão e gaita. O sucesso rendeu a gravação de um disco pela gravadora Philips. Porém, o lançamento do primeiro trabalho foi adiado por problemas com a censura, o disco foi considerado “alternativo demais”.

Em 1975, foi lançado pela Som Livre o disco “Fruto Proibido”, que foi a consagração total de Rita Lee no Brasil. Uma das músicas que fez mais sucesso foi “Agora só Falta Você”, o hit chegou no segundo lugar na parada nacional.

O disco Fruto Proibido foi considerado uma obra prima do rock brasileiro e passou a ser um “guia”do rock nacional, chegando a vender 700 mil cópias e recebendo o disco de platino duplo.

Rita Lee

Rita Lee

Em 1976, o grupo lançou o terceiro disco, com o título Entradas e Bandeiras e mais uma vez uma das músicas ficou entre as mais tocadas daquele ano.

Nesta época, Rita Lee passou por uma crise de estresse ficando afastada do grupo e no mesmo ano, ela conheceu aquele que seria o seu novo parceiro da vida e dos palcos, Roberto de Carvalho.

No mesmo ano, em agosto, Rita Lee estava grávida do seu filho com Roberto e foi presa por uso de maconha. Esse episódio, que aconteceu em plena ditadura militar, foi considerado um dos mais truculentos. A cantora foi condenada e passou por um período em prisão domiciliar e para sair de casa e fazer apresentações, ela precisava de permissões. Neste época, sem dinheiro e abalada, Rita Lee compôs uma música com Paulo Coello chamada Arrombou a Festa. A letra fazia duras críticas ao cenário da música popular brasileira.

A música da dupla vendeu mais de 200 mil cópias e mesmo grávida, Rita Lee sai em turnê com Gilberto Gil.

Era 1977, quando Rita Lee deu à luz a seu primeiro filho, Beto Lee, em 1979, ela teve o segundo filho, Antonio e em 1981, Antônio. Todos eles filhos de Roberto de Carvalho.

Imagem de Amostra do You Tube

A Parceria Com Roberto de Carvalho e A Fama Internacional: 1979 a 1990

Rita e Roberto de Carvalho iniciaram a parceria musical em 1979, criando um estilo superpop. O estilo único da dupla fez o maior sucesso e não demorou muito para que eles fizessem sucesso fora do paí. Sem falar que as músicas dos dois tocava em todas as rádios do país.

O segundo disco da dupla lançado em 1980 fez um grande sucesso, tanto quanto o primeiro, o hit Lança Perfume fez muito sucesso, seguido de Baila Comigo, Luxo Nem Lixo, entre outros. A música Lança Perfume ficou em primeiro lugar na parada na França por dois meses e chegou em sétimo da Billboard, na América Latina e na Europa.

No ano de 1981, a dupla lançou o álbum intitulado Saúde, que fez o maior sucesso, entre as músicas que fizeram sucesso: Pega Rapaz, Livre Outra Vez, Caso Sério, entre outras.

Entre polêmicas e sucessos, no top das paradas ou na lembraça de gerações, Rita Lee é uma das maiores representantes do rock brasileiro.

Outros Artigos

As Melhores Séries Policiais

As Melhores Séries Policiais(0)

As séries policiais fazem o maior sucesso e disso, todo mundo sabe. Mas, você já se perguntou, entre tantas quais são as melhores? É claro que se trata de um gosto muito pessoal, o que para uma pessoa pode ser excelente, para a outra pode não ser tão legal assim. Porém, com base no que

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff

Curiosidade Sobre a Presidente Dilma Rousseff(0)

A presidente Dilma Vana Rousseff, nasceu na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 14 de dezembro do ano de 1947. A nossa atual presidente é economista, divorciada e tem 01 (uma filha) e 01 (uma) neta, e se caracteriza por ser a primeira mulher a ser ministra da casa civil e

Programa Saia Justa do GNT

Programa Saia Justa do GNT(0)

Programa Saia Justa do GNT Saia Justa é o nome de um programa de televisão transmitido pelo canal GNT. Ele faz parte dos canais por assinatura da Globosat, uma das empresas que pertencem ao grupo Organizações Globo. O programa não tem uma única apresentadora, é basicamente um bate-papo com um convidado e as 4 apresentadoras,

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série

Atores de Glee e Personagens Marcantes da Série(1)

Artie Abrams: Atores de Glee Guitarrista e paraplégico. Descrito como um “nerd” que ama o clube do coral de todo o coração e o usa como uma forma de escapismo. Utilizada cadeira de rodas devido a uma lesão da medula espinhal que recebeu em um acidente de carro com a idade de oito anos. Durante

Ney Matogrosso: Quebra Nas Barreiras da Cultura Brasileira

Ney Matogrosso: Quebra Nas Barreiras da Cultura Brasileira(0)

Ney Matogrosso está entre os principais artistas brasileiros do século XX. Não apenas possui voz singular que o faz ser diferente do que qualquer outro timbre que existe no mundo, como também representa influencia para a classe artística brasileira. Desde o começo da carreira não se contentou em apenas cantar com maestria como também no

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade