A Vida e Organização das Formigas

Devido a rede de esgoto que contamos em nossa residência, alguns insetos são sempre atraídos, isso é algo bastante comum atualmente até mesmo porque a maioria dos insetos sobrevivem com restos deixados pelos humanos. Entre os principais insetos está a formiga, diferente do que muitas pessoas imaginam, as formigas contam com várias raças e podem ser classificadas em várias formas. Essa classificação acontece conforme o desenho de seu corpo e também suas características, o que acaba sendo um fator muito interessante e que deve ser levados em consideração na hora de classificar uma formiga, tanto por sua raça quanto em relação a suas características que também se modificam conforme sua espécie.

Aprenda Com Elas

Aprenda Com Elas

Diferente de outros insetos que podemos encontrar tanto nas florestas quanto em nossa residência, as formigas vivem em um meio social, ou seja, ambas criam uma sociedade onde se ajudam para construir uma vida melhor onde estão habitando. Dentro de uma sociedade existem vários tipos de formigas, as que fazem o trabalho pesado de buscar o alimento e levar para o local de sua moradia são denominadas operarias, porém assim como qualquer outro inseto que vivem em sociedade, as formigas também contam com uma rainha, assim como acontece entre as abelhas, que também são uma variação de formigas.

As vespas também são uma variação de formigas, porém diferente de uma formiga comum, tanto as vespas quanto as abelhas contam com asas e conseguem voar longas distâncias, principalmente se comparado com seu tamanho. Cada uma dessas espécies tem suas características, o que é algo bastante comum num inseto. Lembrando que diferente de outras espécies de insetos que são encontrados somente em determinada região, as formigas podem ser encontradas em praticamente todo o mundo. Só não é possível encontrar formigas em regiões polares, justamente porque não oferece uma boa base para sua sobrevivência.

Imagem de Amostra do You Tube

Surgimento da Formiga

A formiga é uma espécie de inseto que já perambula pelo planeta durante muitos anos. Segundo informações, as primeiras espécies de formiga começaram a nascer a 100 milhões de anos atrás. Segundo pesquisadores a formiga começou a se desenvolver a partir das vespas, o que acabou sendo um fator muito interessante, pois esse inseto começou seu desenvolvimento ainda no período jurássico, e muitas pessoas acreditam que trata-se de um inseto novo. Vale lembrar que os cupins não pertence a família de formigas, cada uma tem uma espécie distinta, por isso não se engane acreditando que os cupins são espécies de formiga pois não são.

As espécies de formigas existentes na atualidade, abrangem cerca de 15 a 20 por cento de toda a massa terrestre de animais na atualidade, o que mostra o grande poder de desenvolvimento das formigas, que já contam com mais de 100 milhões de anos de vida e mesmo assim ainda consegue se reproduzir e aumentar ainda mais o número de “membros” nessa sociedade. As formigas se distinguem de qualquer outro inseto, porém é muito comum nos depararmos com insetos no qual sua aparência chega muito próximo aos das formigas, o que acaba sendo um fator interessante, pois denominados de formiga uma espécie que conta com características totalmente diferentes.

Diferente de muitos insetos, a formiga consegue articular suas antenas dianteiras, o que acaba sendo um ponto bastante positivo para sua sobrevivência, pois ela pode utilizar essas antena como uma forma de sentir o que está a sua frente. Sua sociedade vive sempre muito bem organizada, o que é um fator que deve ser ressaltado, até mesmo porque a maioria dos insetos não vivem em sociedade, lembrando que alguns desses da família das formigas, como no caso das abelhas, também vivem em sociedade.

Organização e Trabalho em Equipe

Organização e Trabalho em Equipe

Organização das Formigas

Como já foi comentado acima, a organização das formigas dentro de uma sociedade é muito grande, como podemos perceber a maioria dos insetos se concentram em fazer funções distintas dentro dessa sociedade, o que acaba se tornando um ponto bastante positivo para a sobrevivência de toda a espécie.

Porém, o que chama ainda mais a atenção para esses insetos, é o grande poder de construção dos formigueiros. Por fora parece apenas um buraco bem fundo que servem para as formigas se esconderem, quando na realidade trata-se de uma verdadeira obra da engenharia, onde é possível visualizar vários túneis que interligam várias câmaras de armazenamento de alimentos, o que acaba sendo um ponto bastante positivo para a espécie.

A sociedade das formigas é muito bem organizada, as tarefas são distribuídas conforme o peso ou idade de cada individuo, levando em consideração essas características a formiga começa a trabalhar em um local onde consegue se adaptar bem.

Imagem de Amostra do You Tube

A rainha vive dentro do formigueiro, sua principal característica é ser bem maior do que se comparado com qualquer outro membro da sociedade de formigas, porém tem um papel muito importante, sendo ela a responsável por comandar todas as formigas de seu reino, justamente por isso todas as formigas se juntam para proteger a rainha caso seja necessário.

No formigueiro as fêmeas tem várias funções, sendo elas as responsáveis pela procura de alimentos, construção e manutenção do formigueiro, assim como também sua proteção que é feito pelas fêmeas. Os machos aparecem somente na época de fecundação, quando a rainha já está prestes a morrer, porém os machos apenas fazem sua parte e logo são deixados, consequência disso é que os machos rapidamente morrem, pois devido a pouca quantidade e a falta de “experiência”, não conseguem criar um formigueiro para conseguir manter sua sobrevivência.

A escolha da fêmea serve para dar mais mobilidade ao formigueiro, sendo um ponto bastante positivo e que faz com que a vida útil desse formigueiro dure ainda mais.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade