Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de cães e gatos que observaram nessa tendência a chance de oferecer uma refeição mais balanceada e rica em nutrientes para os seus amigos.

Imagem de Amostra do You Tube

É essencial que fique claro que é necessário ter cuidados corretos e muita atenção se decidir enveredar pelo caminho da comida caseira para os seus pets. Não se trata de dar arroz e feijão que sobraram do almoço e sim de preparar refeições especialmente elaboradas para os pets com os nutrientes que são importantes para o seu crescimento e saúde.

Mudança

Se o seu pet está acostumado com ração você precisará dedicar uma atenção especial para as mudanças na alimentação, faça-as com cautela e de forma gradual para que eles possam se acostumar. Pois, quando as mudanças são bruscas podem causar problemas como diarreias.

Alimentação Saudável Para Cães

Para os cães uma alimentação saudável é aquela em que se tem 75% de carboidratos e 25% de proteínas. Com essa ideia de proporção e visitas regulares ao veterinário é mais fácil determinar quais são os melhores alimentos para o seu pet.

Alimentação Saudável Para Gatos

Os gatos são animais bastante seletivos quando se trata de comer e grande parte dos donos observa que os bichanos não se adapta a comer as rações disponíveis no mercado. Se este é o caso do seu amiguinho ou se você simplesmente quer lhe oferecer uma alternativa melhor de alimentação saiba que é importante manter um cardápio com opções que ofereçam os nutrientes essenciais.

Outro ponto relevante é que comida caseira de gato não significa papinha de bebê ou mingau de aveia. Mesmo que esses sejam alimentos apetitosos para os bichanos não lhes oferecem os nutrientes necessários em especial para os gatos filhotes. Fique atento ainda ao fato de que mesmo que seu gato adore leite de vaca (a maioria deles adora) não se pode deixar que eles bebam esse leite em grandes quantidades uma vez que pode lhes causar diarreias perdendo vários nutrientes e deixando-os até mesmo desidratados.

Dica

A comida caseira pode representar uma ajuda importante na cura de doenças e males em cães e gatos. As rações feitas em casa com base numa alimentação natural contribuem em casos em que os animais estão acometidos de sarna, desnutrição e até mesmo quando eles tem intolerância a algum ingrediente das rações industriais. Contudo, saiba que é importante ter muito cuidado no desenvolvimento desse tipo de dieta.

Alimentação Natural Crua com Ossos para Cães

Essa dieta alimentar natural para cães é também chamada de AN crua com ossos e se trata de uma dieta caseira adequada para a fisiologia dominante carnívora dos cães. A ideia central é que a dieta ofereça para o cão uma composição semelhante a de uma presa como uma lebre ou ave, porém, em nosso contexto urbano.

Nessa dieta são inclusos ossos crus (que representam o esqueleto da presa), carnes cruas (que são os músculos), vísceras cruas (que podem ser órgãos ou miúdos) e até mesmo complementos que sejam de partes do corpo. Pode parecer um pouco assustador no começo alimentar seu cão com carnes cruas e ossos, no entanto, se coubesse ao seu pet ir atrás do almoço o que você acha que ele iria conseguir? Procure um médico veterinário para te auxiliar no desenvolvimento dessa dieta.

Alimentação Natural Crua com Ossos para Gatos

Essa é uma dieta essencialmente carnívora para o seu gato e que é recomendada por inúmeros veterinários de renome. Assim como para os cães essa dieta tem como objetivo simular a composição de uma presa que nesse caso seria rato, ave entre outros só que no contexto urbano. Lembre-se que o gato é um felino e como tal tem espírito de caçador.

Importante

A dieta crua com ossos para cães e gatos não significa alimentar os seus pets com os restos do almoço ou ossos que sobraram da carne do almoço.

Alimentação Natural Cozida Para Cães

Pode ser chamada também de NA Cozida é uma dieta que consiste no balanceamento dos alimentos e as refeições são cozidas e não tem ossos. Nessa dieta o cão tem acesso a excelentes níveis de proteína animal e gorduras saudáveis (desde que seja feita corretamente). O cardápio deve ser enriquecido com legumes, hortaliças e verduras.

Nessa dieta os alimentos devem ser cozidos e não são inclusos ossos. O cálcio que é proveniente dos ossos pode ser substituído por outros alimentos, para isso consulte um médico veterinário que te auxilie a elaborar esse cardápio. Uma dieta boa para cães que não se sentem a vontade com comida crua e ossos.

Alimentação Natural Cozida Para Gatos

Trata-se de uma dieta bem semelhante da dieta cozida para cães em que os alimentos que a compõem devem ser cozidos. Uma dica especial para esse tipo de dieta para gatos é substituir os ossos por gelatina sem sabor que é uma excelente fonte de colágeno para o seu bichano. Também é possível incluir nessa dieta caldo de ossos para compensar uma possível falta de cartilagem dos ossos crus.

Importante

A dieta de nenhuma maneira consiste em dar os restos do seu almoço ou jantar para o seu cão ou gato.

Dieta Crua Sem Ossos Para Cães e Gatos – O Meio Termo

Se você não se sente seguro em alimentar o seu cão ou gato somente com carne crua e ossos pode seguir a ideia dessa proposta que é o meio termo. Basicamente essa dieta combina os benefícios fornecidos pelas carnes e vísceras cruas com carboidratos e vegetais cozidos. Procure um médico veterinário que possa te auxiliar na elaboração dessa dieta. Lembre-se que a alimentação do seu amigo pet é muito importante para que ele cresça saudável e bonito.

Outros Artigos

Benefícios do Leite Integral Para a Saúde

Benefícios do Leite Integral Para a Saúde(0)

Em primeiro momento, é importante lembrar que existem alguns tipos variados de leite. Antigamente, quando os leites eram vendidos em saquinho e não em caixas, podíamos escolher entre os tipos A, B e outros, e poucos sabiam qual era realmente a diferença. Já nos dias de hoje, podemos escolher entre o integral, o desnatado, o

Biscoitinho de Nozes

Biscoitinho de Nozes(0)

Os biscoitinhos de nozes são pequenas delícias feitas para adoçarem o seu dia. E o melhor de tudo é que não tem segredo nenhum na hora de preparar essas delícias, confira.Ingredientes:2 xícaras de farinha de trigo1/2 colher de chá de sal 1 colher de sopa de manteiga 1 xícara de nozes picadas 2 colheres de sopa de manteiga 2

Alimentação Das Aves

Alimentação Das Aves(0)

Existem muitas espécies de aves, e devido a isso, esses animais se destacam no mundo animal como um dos mais interessantes para serem estudados. Com tantas espécies de aves por aí, é fácil imaginar por que elas rendem um tema tão interessante. As espécies variadas têm hábitos diferenciados, inclusive os de alimentação. A alimentação das

Ração Para Cavalo

Ração Para Cavalo(0)

A alimentação de um cavalo é uma parte importante para que o animal tenha uma condição física melhor e esteja sempre saudável. Para garantir a sua saúde é importante que o seu dono ou cuidador tenha profundos conhecimentos a respeito de ração para cavalo, observe quais são as necessidades do animal e procure uma ração

Rações Para Gatos

Rações Para Gatos(1)

Os gatos são animais muito comuns de se ter em casa, mas como todo animal doméstico exigem um certo cuidado especial para que estejam sempre saudáveis e de bem com a vida. Uma das coisas mais importantes a respeito do cuidado com esses animais é a escolha das rações para gatos. Para que você consiga

leia mais

1 comentário

#1sofia29 de outubro de 2012, 15:41

eu acho que a alimentaçao dos animais sao tao legais por que eles nai sabem o que estao comendo,mas sim o gosto deles

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade