Animais da Caatinga

O Brasil é um país muito rico no que diz respeito a vegetação e também a sua fauna, mas encontrar um sistema vegetativo como o da Caatinga que é exclusivamente brasileiro já é mais difícil. Por isso, é que a Caatinga é tão especial em nosso país e agora vamos falar um pouco sobre a riqueza de animais da Caatinga.

Porém, antes de começar a desbravar através desse texto as inúmeras espécies que vivem nessa região, é interessante saber um pouco mais sobre a Caatinga em si. Para começar, esse nome Caatinga vem do Tupi-Guarani e significa Mata Branca. A suas extensão territorial chega a mais ou menos 734.478 km2.

Para se ter uma ideia de quanto essa extensão representa, basta dizer que é cerca de 10% do território nacional. Fazem parte da Caatinga os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia Piauí e também a parte norte do estado de Minas Gerais.

As temperaturas nesse sistema ambiental são muito elevadas ficando em torno de 25° a 29° C. O clima da região é semiárido e o solo é árido e pedregoso. A composição do solo da Caatinga é de diversas rochas. A ação indiscriminada no homem já alterou cerca de 80% dessa região.

Animais da Caatinga

Animais da Caatinga

Agora Vamos Finalmente aos Animais da Caatinga

Nessa região é possível encontrar bastante variedade de animais como, por exemplo, em torno de 40 espécies de lagartos, 4 espécies de Quelônios (Jabutis e Tartarugas), 45 das temidas serpentes, 45 espécies de anfíbios, 1 de Crocodilianos e 120 de mamíferos.

De acordo com alguns levantamentos, existem em torno de 876 espécies de animais vertebrados na Caatinga.

A Variedade da Fauna da Caatinga

A Caatinga é um sistema ambiental muito interessante pelo fato de comportar as espécies de animais mais diversificadas da natureza. É possível observar animais como serpentes, lagartos, cachorro-do-mato, insetos, roedores, tatupeba, cutia, preá, gambá e até mesmo raridades como a bela Arara Azul.

Animais da Caatinga

Animais da Caatinga

A Flora da Caatinga

Essa grande variedade de animais que a Caatinga apresenta também está intimamente ligada a flora bem diversifica dessa região. Dessa forma é possível entender mais sobre esses animais conhecendo melhor a flora.

Apesar de se tratar de uma região semiárida a Caatinga tem uma grande variedade de paisagens e riqueza de flora. Durante as épocas secas a vegetação costuma ficar sem folhas, mas nos períodos de chuvas essas folhas retornam. Grande parte da vegetação da Caatinga é xerófita e forma uma paisagem espinhosa.

Caatinga

A Caatinga é um lugar muito especial de nosso país, pois se trata de um sistema ambiental totalmente brasileiro e que merce toda a nossa atenção. É muito importante que as pessoas deixem de destruir o que temos de melhor para oferecer.

Animais da Caatinga

Animais da Caatinga

Outros Artigos

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

Chefs Mais Famosos do Mundo

Chefs Mais Famosos do Mundo(0)

Quem ama uma boa comida sabe que de vez em quando revistas especializadas divulgam o nome dos chefs mais famosos naquele momento. Aqueles que estão dando o que falar pela excelência em cozinhar com qualidade e criatividade. E não é só isso, chef famoso também é igual a chef mais rico. Na verdade, não necessariamente

Movimento Não Foi Acidente

Movimento Não Foi Acidente(2)

Você conhece o Movimento Não Foi Acidente? Não? Então, veja a seguir tudo sobre o movimento e tire as principais dúvidas. O Movimento Não Foi Acidente nasce da seguinte constatação: pelo menos 40 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de transporte. E o pior, o álcool na direção é responsável por 40%

leia mais

2 comentários

#1isabelamatos11 de abril de 2014, 22:57

ngfhvbjhghujh

#2carlos André8 de setembro de 2014, 17:43

Essa luta é obvia,se for dentro da água vence facilmente o crocodilo.inclusive já vi vários vídeos.e se for na terra vence o q atacar primeiro.não se substima um grande crocodilo,pois na realidade ele é o mais imponente dos animais.vc pode ver vídeos por aí de sucuris comendo pequenos jacarés,mas por maior q a sucury seja ela não tem chance alguma contra um crocodilo d uns 5 metros.nem ela nem leão nem tigre nem tubarão branco nenhum.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2014 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade