O Brasil é um país muito rico no que diz respeito a vegetação e também a sua fauna, mas encontrar um sistema vegetativo como o da Caatinga que é exclusivamente brasileiro já é mais difícil. Por isso, é que a Caatinga é tão especial em nosso país e agora vamos falar um pouco sobre a riqueza de animais da Caatinga.
Porém, antes de começar a desbravar através desse texto as inúmeras espécies que vivem nessa região, é interessante saber um pouco mais sobre a Caatinga em si. Para começar, esse nome Caatinga vem do Tupi-Guarani e significa Mata Branca. A suas extensão territorial chega a mais ou menos 734.478 km2.
Para se ter uma ideia de quanto essa extensão representa, basta dizer que é cerca de 10% do território nacional. Fazem parte da Caatinga os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia Piauí e também a parte norte do estado de Minas Gerais.
As temperaturas nesse sistema ambiental são muito elevadas ficando em torno de 25° a 29° C. O clima da região é semiárido e o solo é árido e pedregoso. A composição do solo da Caatinga é de diversas rochas. A ação indiscriminada no homem já alterou cerca de 80% dessa região.
Agora Vamos Finalmente aos Animais da Caatinga
Nessa região é possível encontrar bastante variedade de animais como, por exemplo, em torno de 40 espécies de lagartos, 4 espécies de Quelônios (Jabutis e Tartarugas), 45 das temidas serpentes, 45 espécies de anfíbios, 1 de Crocodilianos e 120 de mamíferos.
De acordo com alguns levantamentos, existem em torno de 876 espécies de animais vertebrados na Caatinga.
A Variedade da Fauna da Caatinga
A Caatinga é um sistema ambiental muito interessante pelo fato de comportar as espécies de animais mais diversificadas da natureza. É possível observar animais como serpentes, lagartos, cachorro-do-mato, insetos, roedores, tatupeba, cutia, preá, gambá e até mesmo raridades como a bela Arara Azul.
A Flora da Caatinga
Essa grande variedade de animais que a Caatinga apresenta também está intimamente ligada a flora bem diversifica dessa região. Dessa forma é possível entender mais sobre esses animais conhecendo melhor a flora.
Apesar de se tratar de uma região semiárida a Caatinga tem uma grande variedade de paisagens e riqueza de flora. Durante as épocas secas a vegetação costuma ficar sem folhas, mas nos períodos de chuvas essas folhas retornam. Grande parte da vegetação da Caatinga é xerófita e forma uma paisagem espinhosa.
Caatinga
A Caatinga é um lugar muito especial de nosso país, pois se trata de um sistema ambiental totalmente brasileiro e que merce toda a nossa atenção. É muito importante que as pessoas deixem de destruir o que temos de melhor para oferecer.
0 comentários
Enviar Comentário