Aves Do Cerrado

O Brasil é rico em biodiversidade, e um dos ecossistemas mais interessantes que temos em nosso país, é o Cerrado. Um lugar incrível que possui “um quê” de exótico e muita beleza para oferecer aos olhos de quem está pronto para ver a diversidade. Além de aspectos hídricos e uma flora muito interessante, as aves do Cerrado também merecem um destaque especial.

Aves

Aves

Muitos cientistas se dedicam ao estudo das espécies de aves do Cerrado, e nos últimos levantamentos realizados na região, verificou-se que nesse espaço é possível encontrar aproximadamente 935 espécies diferentes. Dentre essa quantidade de espécies, vale destacar que 787 podem ser encontradas em outros lugares do mundo.

148 espécies de aves são encontradas apenas no Cerrado, mas, é importante dizer que é difícil definir que uma ave é de um único ecossistema, uma vez que podem voar. Agora que você já sabe um pouco mais sobre as aves do Cerrado, que tal conhecer algumas delas?

As Aves Que Vivem No Cerrado

Aves Do Cerrado

Aves Do Cerrado

  • Ema (Rhea americana) – Essa ave pode chegar a pesar em torno de 30 kg e também é usada como carne. A Ema é uma ave que gosta de viver no campo e devido ao fato de ser encontrada em muitos lugares do mundo, está sendo considerada em quase ameaça de extinção, devido à pequena população.
  • Seriema (Cariama cristata) – Uma ave de pequeno porte que pode pesar de 2 a 3 kg e tem no campo a sua moradia favorita. Está no status de ameaçada minimamente de extinção.
  • Jaó (Crypturellus undulatus) – O peso aproximado do Jaó adulto é de 800 g e prefere viver em ecossistemas de mata ciliar. Apresenta risco mínimo de extinção.
  • Pavãozinho-do-pará (Eurypyga helias) – O peso desse pássaro quando adulto chega a apenas 500 g e é bastante comum vê-lo em ecossistemas de mata ciliar. Apresenta risco mínimo de extinção.
  • Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris) – Essa ave quando adulta chega a pesar apenas 150 g e é bastante comum de ser encontrada no cerrado. Apresenta mínimo de extinção.
  • Inhambu-xintã (Crypturellus tataupa) – Na sua fase adulta pode chegar até umas 100 g de peso, os seus ecossistemas favoritos são o cerrado e mata ciliar. Apresenta risco mínimo de extinção.
  • Coruja-orelhuda (Asio clamator) – Uma ave que pode chegar a pesar até 500g na fase adulta, e que possui risco mínimo de extinção.
  • Codorna-do-nordeste (Nothura boraquira) – Essa ave pode chegar a pesar em torno de 250g e possui risco mínimo de extinção.

O Avanço Agrícola e a Extinção Das Aves Do Cerrado

Cerrado

Cerrado

Um dos maiores problemas pelo qual passam as aves do Cerrado, é o fato de que a região é bastante utilizada para o cultivo de soja. Com o avanço agrícola por toda a região, as aves estão perdendo o seu habitat, e dessa forma, chegando muito perto da extinção.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade