Os cachorros chamados de vira-lata são aqueles que não possuem raça definida, e são também chamados de SRD (Sem Raça Definida). Este termo, SRD, aparece principalmente em artigos veterinários ou até mesmo na documentação do animal, como na carteirinha de vacinação. A origem do termo é triste, já que os cachorros e até mesmo outros animais como gatos são chamados de vira latas porque quando são abandonados, eles ficam sem ter o que comer e acabam revirando as latas de lixo a procura de alimentos jogados fora.
A aparência de animais sem raça definida pode variar muito, uma vez que não existe um padrão predominante, pois eles geralmente são mestiços de várias raças. O cruzamento entre dois animais de raças diferentes (mesmo que ambos possuam pedigree) já origina um vira lata.
Devido a este cruzamento de várias raças, é possível encontrar diversos tipos de vira-latas, não só com a aparência, mas também o temperamento diferentes. É possível encontrar vira-latas amigáveis e outros bravos, alguns que até parecem pertencer a uma raça especifica, ou alguns que não se parecem especificamente com nenhuma raça. São chamados de vira latas também não apenas os animais que são abandonados nas ruas, mas também os que não possuem pedigree, ou seja, não possuem um certificado emitido por entidades oficiais que atesta a origem do animal.
Características Do Cachorro Vira-Lata
Devido ao fato de resultarem de cruzamentos, geralmente os vira-latas são mais resistentes do que cães de raça. Além disso, muitos donos afirmam que eles são mas inteligentes e espertos, e muito mais carinhosos e brincalhões.
Dizem os ditos populares que os vira-latas são mais resistentes a qualquer doença. Isso, de fato, não passa de um mito mesmo. Entretanto, é um mito bem real se tratando que os animais, por levarem características genéticas de várias raças, levam também um gene mais forte quanto as fraquezas, por isso costumam ficar pouco doentes.
Cuidados Com o Cachorro Vira-Lata
Qualquer animal precisa de cuidados específicos para que mantenham a própria saúde e também não prejudiquem os humanos. No entanto, os vira latas precisam de mais cuidados, uma vez que geralmente são recolhidos das ruas. Eles devem ser levados ao veterinário para um exame completo e aplicação de todas as vacinas necessárias, assim como possíveis tratamentos que tenham que ser feitos para manter a saúde do animal.
Durante o exame o veterinário, poderá avaliar se ele possui alguma fratura ou doença pré-existente, o que é muito difícil ocorrer com cães de raça por exemplo, pois geralmente eles são vendidos em locais especializados que cuidam bem dos animais. Ter um cão vira lata compensa e pode ser muito gratificante, pois o animal, além de ser tão especial quanto qualquer outro cachorro, ainda será bastante companheiro e agradecido para quem o tirou nas ruas.
0 comentários
Enviar Comentário