Cigarra: Características do Inseto

A cigarra um inseto da ordem hemíptera. Possui grandes olhos largos distantes na cabeça e geralmente transparentes. Existem cerca de 2.500 espécies de cigarras ao redor do mundo, muitas delas permanecem não classificadas. Vivem entre climas temperados e tropicais, nos quais são os mais reconhecidos de todos os insetos, principalmente devido a seu grande tamanho e som único.

Conheça Mais

Conheça Mais

Perigos da Cigarra

Cigarras são conhecidas como gafanhotos em muitas regiões, como no Brasil. No entanto, são diferentes. Em termos científicos cigarras são espécies de gafanhotos. Porém, pessoa podem se confundir no contato com as árvores. Têm uma longa proboscídea sob sua cabeça que se insere em caules de plantas para se alimentar de seiva.  Pode ser dolorosa ao perfurar a pele dos seres humanos.

É pouco provável que seja uma reação defensiva e é uma ocorrência rara. Ela geralmente só acontece quando eles são autorizados a descansar no corpo de uma pessoa por um longo período de tempo. Cigarras podem causar danos a diversas culturas cultivadas, arbustos e árvores, principalmente na forma de cicatrizes deixadas nos galhos. As fêmeas depositam seus ovos no fundo de ramos.

Dieta de Cigarra

Muitas pessoas ao redor do mundo comem cigarras regularmente. Consumidas inclusive na Grécia Antiga, assim como a China, Malásia, Birmânia e Congo. As fêmeas são valorizadas por serem carnudas. Reservatórios de cigarras são empregados nas medicinas tradicionais de China.

Imagem de Amostra do You Tube

Características das Cigarras

A cigarra adulta do tipo imago possui entre dois e cinco centímetros de comprimento.  Espécies tropicais podem ter cigarras de quinze centímetros, por exemplo. Possuem olhos proeminentes bem separados nas laterais da cabeça, antenas curtas e salientes na frente dos olhos, e membranosas asas dianteiras. Além disso, cigarras têm três olhos pequenos, ou ocelos, localizados na parte superior da cabeça entre os dois olhos grandes. Grande parte das cigarras pode elevar a temperatura do corpo em até 22 ° C acima da temperatura ambiente.

Cigarras vivem no subsolo na maioria das suas vidas, em profundidades que variam de cerca de 30 cm até 2,5 m. Constroem um túnel de saída para a superfície. A alimentação de ninfas em suco de raiz e tem fortes patas dianteiras para cavar.

Tipos de Cigarra

As maiores cigarras são dos gêneros pomponias e tacuas. Existem cerca de 200 espécies em 38 gêneros, no Brasil. Cerca de 450 na África. Aproximadas cem famílias distintas na Inglaterra. A maioria das espécies da América do Norte é do gênero tibicen. Estas cigarras periódicas têm ciclo de vida entre treze a dezessete anos. Outra espécie americana considerada destaque é a cigarra Apache.

Na Austrália, as cigarras são encontradas em ilhas tropicais e frias praias costeiras ao redor da Tasmânia, em zonas húmidas, tropicais, desertos, áreas alpinas. Podem ser vistas em Sydney, Melbourne, Brisbane e nos planaltos da Tasmânia. Quarenta e duas espécies de cinco gêneros diferentes preenchem o ecossistema da Nova Zelândia, cuja maioria pode ser encontrada no alto do topo das montanhas.

Você Sabia ?

Você Sabia ?

Canto da Cigarra!

As cigarras masculinas têm costelas fortes sobre os lados da base do abdominal. Seu canto é parecido de muitos outros conhecidos grilos. Tymbals são as regiões do exoesqueleto que são modificados de modo a formar membrana de complexo com porções finas e membranosas.

A contração dos músculos internos dos tymbals produz um som de clique. Como esses músculos relaxam as tymbals retornar à posição original, produzindo outro clique. O interior do abdómen macho é substancialmente oco para amplificar a ressonância do som.

A cigarra vibra rapidamente estas membranas e as câmaras são ampliadas pelos derivados da traqueia que fazem o corpo servir como ressonância da câmara, amplificando assim o som.  As espécies possuem a capacidade de modular o som, posicionando o seu abdómen para perto ou longe do substrato. Além disso, cada espécie tem sua própria “música” distinta.

A temperatura média do habitat natural é de aproximadamente trinta graus célsius. Durante o calor as cigarras possuem mais energia e podem cantar no ciclo de 24h. Embora somente os machos produzam sons distintos, ambos os sexos têm tímpanos, que são estruturas membranosas usadas para detectar sons e, portanto, equivalentes às orelhas. Os machos podem desativar os próprios tímpanos durante as chamada.

Algumas cigarras produzem sons de até 120db, entre os mais altos de todos os sons de insetos produzidos. Notável como sua música é tecnicamente alta o suficiente para causar permanente perda de audição em humanos, caso cante dentro da orelha do ouvinte. Por outro lado, algumas espécies de pequeno porte têm músicas no tom que o ruído é inaudível para os seres humanos.

Canção do Acasalamento das Cigarras

Espécies têm canções de acasalamento diferentes para garantir atração ao companheiro apropriado. Além da canção de acasalamento, muitas espécies têm também uma chamada de socorro distinta, geralmente um som um pouco quebrado e errático emitido quando um membro do grupo é apreendido. No som de acasalar acontecem chamadas silenciosas.

Imagem de Amostra do You Tube

Predadores X Cigarras

As cigarras são consumidas por aves e às vezes pelos esquilos. No entanto, doenças fúngica são os principais inimigos. Quanto menos predadores maiores são as chances de continuar vivendo nos habitats naturais. Outro inimigo conhecido é a vespa.

No leste da Austrália, alguns peixes de água doce são predadores interessados nas cigarras que se espatifam sobre a superfície de córregos. Cerca de 220 espécies de cigarras foram identificadas em território australiano.

A grande variedade de flora e variação climática encontrada no nordeste de Queensland faz com que a região seja considerada como a mais rica do mundo para a propagação de espécies diferentes.

Simbolismo da Cigarra

Quem nunca ouviu a famosa história entre a cigarra preguiçosa e a formiga trabalhadora que consegue se sobressair no inverno e ensinar o valor do trabalho para a sua companheira, história escrita por Jean de La Fontaine depois de colher a informações no folclore popular francês Na França, a cigarra é usada para representar o folclore de Provence e de outras cidades do Mediterrâneo.

Existem outros diversos simbolismos relacionados com a espécie de gafanhoto. No mito grego, por exemplo, Tithonus eventualmente se transforma em uma cigarra depois de ser concedida a imortalidade por Zeus.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade