Classificação das Aves

As aves são animais muito interessantes e bastante variados, isso porque existem muitas espécies desses animais. Com tanta variedade, é natural que a sua classificação seja feita de forma mais detalhada e extensa. Para quem não sabe, a classificação das aves é feita através da subdivisão em 27 ordens de aves.

Uma curiosidade a respeito da Classificação das Aves é que se trata de um assunto que gera muito controvérsia e polêmica. Não podemos negar que se trata de um tema bastante complexo, haja vista a quantidade de espécies de aves que existem no mundo todo.

Para uma boa parte dos biólogos, existe em torno de 9.700 espécies de aves no mundo todo e todas elas deveriam ser integradas a classe das aves. Porém, ainda é um pouco confusa a interligação que existe entre todas essas espécies. Durante muito tempo essa classificação foi feita através das características da parte interna e externa do corpo das aves.

Classificacao das Aves

Classificacao das Aves

A Classificação de Aves à Moda Antiga

Como já dissemos, a classificação das aves era feita através das características internas e externas dos espécimes, ou seja, através da estrutura do esqueleto, forma do bico, cor, tamanho ou ainda de outras características visíveis desses animais. Esse método foi abandonado devido ao fato de não ser eficiente.

Essa invalidação de método se deu através da comparação se espécimes similares da Europa e da Austrália, que comprovou que aves de famílias diferentes (na classificação) seriam da mesma família. Além disso, aves que não se parecem também estavam sendo catalogadas como membros da mesma família.

Classificacao das Aves

Classificacao das Aves

O DNA e a Classificação das Aves

Devido a esse problema na hora de fazer a catalogação das aves em suas respectivas famílias, entrou o DNA como uma nova forma de identificar as aves que eram da mesma família. Estudos de DNA das aves revelaram alguns traços de parentescos dentre espécimes diferentes.

Além disso, o DNA também possibilitou que uma precisão maior em relação às características morfológicas das aves. Mas vale ressaltar que apesar de os exames de DNA terem relevado algumas surpresas em relação ao parentesco de alguns espécimes, grande parte das descobertas já eram suspeitas fortes dos cientistas.

Atualmente, grande parte da comunidade científica dedicada ao estudo de aves concorda que existem em torno de 25 a 30 ordens e que nelas estão distribuídas 148 famílias de aves. Uma redução bem significativa no que antes era tido como certo.

Classificacao das Aves

Classificacao das Aves

As Superordens de Aves

Paleognathae (“mandíbulas velhas”) – Essa é a superordem das aves conhecidas como Ratitas.

Neognathae “(mandíbulas novas”) – A superordem das aves carinatas.

A ordem com o maior número de espécies de aves é a Passeriforme, que possui mais de 5 mil espécies. Para se ter uma ideia, essas 5 mil espécies representam mais da metade das espécies de aves conhecidas.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade