Animais Que Foram Para O Espaço

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para testar a habilidade de organismos vivos a sobreviverem no espaço e voltarem de forma ilesa.

Macacos

Macacos

Macacos no Espaço: BLOSSON V-2

Em 11 de junho de 1948, o BLOSSON V-2 lançou para o espaço Albert I, um macaco. Falta de “fanfarra histórica” e documentação fazem de Albert um herói anônimo, visto que a história quase nunca se lembra do animal celebridade. No dia 14 de junho de 1949, um segundo voo V-2 carregou outro primata vivo de laboratório: Albert II atingiu uma altitude de 83 milhas e morreu com o impacto.

No dia 31 de agosto de 1948, outro V-2 foi lançado e realizado com camundongo que sobreviveu ao impacto. O voo do dia 12 de dezembro de 1949 levou Albert IV, um macaco ligado a instrumentos de monitoramento. Foi bem sucedido, sem efeitos nocivos sobre o macaco até o impacto, quando a espécie morreu. Maio de 1950: O último dos lançamentos (conhecido como a Série Albert) levou um rato que foi fotografado em voo e sobreviveu ao impacto.

Qual O Primeiro Animal Que Chegou ao Espaço?

Sem contar com o rato do V-2 de 1948, a primeira espécie de primata chegou ao espaço ao dia 20 de setembro de 1951, o macaco chamado Yorick e 11 camundongos que foram recuperados após um voo de 236 mil pés que partiu da Holloman Air Force Base, Novo México. Yorick obteve destaque na imprensa como o primeiro macaco de viver ao voo espacial.

Em 22 de maio de 1952, dois macacos filipinos, Patrícia e Mike, foram colocados em uma seção na Base Aérea de Holloman. A fêmea em posição sentada e o macho em postura propensa a determinar diferenças nos efeitos de aceleração rápida. Há 36 milhas com velocidade de 2000mph, os dois foram os primeiros primatas para chegar a tal altitude. Também na mesma viagem foram dois ratos brancos, Mildred e Albert. Ambos estavam dentro do tambor rotativo no qual podiam “flutuar” durante o período de ausência de gravidade. A secção que contém os animais foi recuperada de forma segura a partir da atmosfera por cima do paraquedas. Patrícia morreu de causas naturais a cerca de dois anos mais tarde e Mike faleceu em 1967, no Parque Zoológico Nacional em Washington, DC.

Voos Com Animais da União Soviética

Os soviéticos mantiveram um controle rígido sobre o que os EUA e estavam fazendo projetos V-2 e de mísseis durante o início da década de 1950. Baseando as experiências em pesquisa biomédica americana, no foguete soviético pioneiro, Sergei Korolev, o biomédico especialista, Vladimir Yazdovsky e pequena equipe usaram camundongos, ratos e coelhos como uma forma de passageiros para os testes iniciais.

Eles precisavam coletar dados para projetar uma cabine a levar um ser humano ao espaço. Em eventual optaram por escolher os cães pequenos sobre macacos porque se considerou que os animais seriam menos inquietos no voo. Um teste com dois cães permitiria resultados precisos! Eles escolheram fêmeas devido à relativa facilidade de controle de resíduos.

Entre 1951 e 1952, os foguetes soviéticos da série R-1 trouxeram nove cães no total, com três cachorros voando duas vezes.  Em 15 de agosto de 1951, Dezik e Tsygan foram lançados. Estes dois foram os primeiros astronautas caninos recuperados com sucesso. No início de setembro de 1951, Dezik e Lisa foram lançados e a operação não foi bem sucedida.

Os cães morreram, mas um gravador de dados sobreviveu. Korolev foi devastada pela perda desses cães. Pouco tempo depois, Smelaya e Malyshka foram lançados. Smelaya fugiu um dia antes do lançamento. A equipe estava preocupada porque os lobos que viviam nas proximidades poderiam predar. Ela voltou no dia seguinte e retomou o voo de teste com sucesso.

Animais no Espaço

Animais no Espaço

O quarto lançamento foi um fracasso, com duas mortes de cães. Porém, no mesmo mês, o quinto lançamento de teste foi bem sucedido. No dia 15 de setembro de 1951, o sexto projeto também resultou ou óbito. Em 03 de novembro de 1957, o Sputnik2 explodiu em órbita da Terra com uma cadela chamada Laika, pequena vira-lata que foi pega da rua. Ela foi treinada com pressa a ser colocada a bordo em uma transportadora de metal sob a segunda esfera Sputnik. A explosão aconteceu em abril de 1958.

Voltando aos EUA, no dia 23 de abril de 1958 um rato foi lançado como o primeiro lançamento de camundongos no projeto de Able (MIA). Ele foi perdido quando o foguete acabou destruído após o lançamento de Cabo Canaveral. O segundo lançamento da série foi MIA-2, foi no dia 09 de julho de 1958.

Gordo foi um macaco catapultado 600 milhas alta em um foguete Júpiter, também em 13 de dezembro de 1958, um ano após os soviéticos lançarem Laika. A cápsula nunca foi encontrada no Oceano Atlântico. Ele morreu quando um mecanismo de flutuação falhou, mas os médicos da Marinha disseram que os sinais em sua respiração e batimentos cardíacos mostraram que os seres humanos poderiam resistir à viagem similar.

Imagem de Amostra do You Tube

Able e Baker, dois macacos que seguiram em 28 de maio de 1959 a bordo de um míssil Júpiter. Lançado no cone do nariz, os animais foram levados para uma altitude de 300 metros e ambos foram resgatados ilesos. No entanto, Able morreu no dia 01 de junho na mesa de operação dos efeitos da anestesia, os médicos estavam prestes a remover um eletrodo de debaixo da pele. Baker morreu de insuficiência renal, em 1984, aos 27 anos.

Quatro ratos pretos foram lançados em 03 de junho de 1959 no Discoverer3, parte do programa de espionagem dos EUA. Esse foi o único voo Discoverer com carga animal. Os ratos morreram quando o estágio superior disparou para baixo ao dirigir o veículo no Oceano Pacífico. A primeira tentativa de lançamento não indicou nenhum sinal de atividade na cápsula e a primeira tripulação de quatro ratos pretos foi encontrada morta.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Chefs Mais Famosos do Mundo

Chefs Mais Famosos do Mundo(0)

Quem ama uma boa comida sabe que de vez em quando revistas especializadas divulgam o nome dos chefs mais famosos naquele momento. Aqueles que estão dando o que falar pela excelência em cozinhar com qualidade e criatividade. E não é só isso, chef famoso também é igual a chef mais rico. Na verdade, não necessariamente

O Que é Ficção Científica?

O Que é Ficção Científica?(1)

Provavelmente em algum momento você já ouviu falar nos filmes de ficcção ciêntifica, e é claro que quando alguém lhe perguntou sobre o que se trata o filme, você deu alguma resposta que alguém já havia lhe dado anteriormente, porém, você parou para se perguntar se realmente sabe o que é uma ficção científica? Se

O Que Foram as Cruzadas?

O Que Foram as Cruzadas?(1)

Entre os anos de 1096 a até 1270 da nova era, diversas expedições foram formadas através de uma série de comandos da igreja, com uma finalidade principal de recuperar a terra de Jerusalém que na época estava sob domínio dos turcos, nas épocas que eram chamadas de seldjúcidas, com a finalidade de reunificar todo o

Como São Batizados os Furacões?

Como São Batizados os Furacões?(0)

As nomenclaturas referentes às denominações oficiais de furacões tropicais não acontece de maneira aleatória. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos diz que tempestades devem demorar semanas para acontecer. Os nomes estão reduzidos à confusão sobre a tempestade. Quando Os Furacões Foram Batizados? O costume de utilizar nomes próprios para designar furacões e eventos

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia(2)

Num primeiro momento você pode até não dar importância para ela, achar que é um caso, que o problema foi desencadeado por um jantar não digerido bem, que se trata de uma preocupação, etc. Dá para pensar que o que provocou a insônia seja um problema passageiro e não tem muito com o que se

leia mais

2 comentários

#1MAICON WILLIAN12 de julho de 2013, 12:58

O leão conserteza guanharia esta luta ele é o rei da selva

#2marcones18 de julho de 2013, 18:19

Boa tarde gostaria de saber sobre este cachorro preto e branco. Ele é para doação e se for gostaria muito de ter ele para mim, como faço.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade