Como São Batizados os Furacões?

As nomenclaturas referentes às denominações oficiais de furacões tropicais não acontece de maneira aleatória. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos diz que tempestades devem demorar semanas para acontecer. Os nomes estão reduzidos à confusão sobre a tempestade.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando Os Furacões Foram Batizados?

O costume de utilizar nomes próprios para designar furacões e eventos meteorológicos surgiu no início do século XX, na Austrália. Meteorologistas australianos utilizam nomes políticos de figuras não gratas para designar, causando a imagem de que o nome indesejado teria causado o desastre. Parte da crítica criticou a ação, visto que em momentos de porte não se deveria admitir opiniões sarristas por parte de profissionais especializados.

Na Segunda Guerra Mundial os ciclones ganharam nomes de mulheres concedidos por integrantes da Marinha, conforme afirma o Centro de Furacões dos Estados Unidos. Durante a década de cinquenta do século XX os ciclones existentes na região do Atlântico Norte foram denominados conforme a primeira letra do alfabeto, seguindo a ordem aos eventos subsequentes: ABLE, BAXCER, CHARLIE, entre outros exemplos.

Furacões

Furacões

A Organização Meteorológica possui lista com dezenas de nomes aos próximos anos. A intenção da instituição está em utilizar nomenclaturas curtas e de maneira rápida compreendida quando utilizadas, facilitando as comunicações em nível mundial.

Exista ainda o fenômeno de aposentadoria, que não podem ser usados para não causar confusão história. KATRINA e IRENE são dois nomes que se aposentaram.

Como Funciona Escolha do Nome dos Furacões?

Meteorologistas podem prever quando furacões estão se formando no Oceano. Momento no qual se faz necessário procurar a lista do ano e idealizar o próximo nome, que não pode ser escolhido de maneira aleatória e deve seguir a ordem estabelecida de maneira mundial, ou seja, seguir pelo menos a ordem alfabética à escolha da nomenclatura que representa os fenômenos meteorológicos.

Por este motivo é possível descobrir com facilidade o número que corresponde ao furacão. Por exemplo, o KATRINA foi o décimo primeiro furacão do ano, visto que “k” representa a décima primeira letra do alfabeto.

Não se pode ignorar o fato de que o alfabeto possui apenas 26 opções. Caso o número de furacão ultrapassar a meta será necessário utilizar unidades do conjunto grego, caso de gama, beta, alga, entre outros.

Nos anos cinquenta os especialistas começaram a utilizar nomes próprios para designar os furacões que eram localizados por satélites. Antes eles eram classificados conforme os números, momentos no quais a humanidade não tinha tecnologia para prever, em principal quando morriam ou nasciam sobre regiões longes do oceano.

Imagem de Amostra do You Tube

Foi então que os furacões começaram a ganhar nomes femininos. O primeiro paradigma esteve no nome ABEL. Interessante notar que mesmo os movimentos femininos da época protestando as mudanças taxionômicas não foram feitas.

Apenas em 1979 os meteorologistas modificaram a regra em nível mundial, colocando nomes tanto de homens como de mulheres. RITA e KATRINA são os dois furacões que mais conquistaram sucesso nas listas feitas n a Organização Meteorológica Mundial.

De certa maneira a popularidade acontece porque os nomes são designados quando o evento está no Oceano, ou seja, antes de se formar como furacão. Grande parte não passa de tempestades tropicais que acontecem em alto-mar, sem trazer danos consideráveis às regiões continentais.

Especialistas apontam que quando os furacões proporcionam ações violentas e causam danos consideráveis o nome é retirado da lista no sentido de não existir confusão histórica. Para acontecer este processo será necessário acontecer alto nível de destruição proporcionado em consequência das ações do fenômeno meteorológico. Em termos gerais não são todas as nomenclaturas que se repetem nas listas empregadas de maneira anual.

O nome KATRINA entrou na história de maneira definitiva em virtude dos danos proporcionados na ação violenta que para o resto de tempo da humanidade vai ficar nas memórias de calamidades mundiais.

Na segunda metade do século XX aconteceram 62 furacões oficiais nos mares de Caribe e Golfo do México. Os nomes são oficializados sempre que os ventos do evento ultrapassar a casa de 62 km/h. No século XX apenas três furacões conseguiram atingir a escala nível cinco na costa dos Estados Unidos: Flórida 1935 (sem nome), Furacão CAMILLE (1969) e ANDREW (1992).

Durante o século XIX, Clement Wragge, meteorologista da Austrália se divertiu ai utilizar nomes de políticos para fazer a classificação dos furacões e ao mesmo tempo criticar políticos. Na primeira metade do século XX os furacões do Caribe recebiam o nome do Santo do dia.

Significado de Furacão CATRINA?

Foi o pior e mais destrutivo conjunto de furacões no Atlântico da temporada 2005. Desastre natural com custos incomensuráveis, bem como um dos cinco mais mortais furacões na história dos Estados Unidos. Pelo menos 1.833 pessoas morreram nas inundações. O total de danos está estimado em 81 bilião dólares (2005 dólares), quase o triplo do dano ao furacão Andrew, em 1992.

Furacão KATRINA foi formado sobre o território das Bahamas, em 23 de agosto de 2005, atravessando o sul da Flórida como furacão moderado de “categoria01”, causando algumas mortes e inundações antes do fortalecimento repentino no Golfo do México: “Categoria05”.

Diminui à “categoria03” na manhã da segunda-feira, 29 de agosto, ao sudeste da Louisiana, provocando grave destruição ao longo da costa do Golfo da Flórida Central para o Texas, em grande parte devido às tempestades.

Furacão Katrina

Furacão Katrina

O mais significativo número de mortes ocorreu em Nova Orleans, Louisiana, que inundou como sistema dique e falhou de maneira catastrófica, horas depois de a tempestade ter mudado para o interior.

Eventualmente 80% dos setores da cidade ficaram inundados, as águas demoraram semanas para abaixar. O dano pior à propriedade ocorreu em áreas costeiras, como todas as cidades à beira-mar do Mississippi, inundadas por mais de 90% em horas, com atingindo entre 6-12 milhas (10-19 km) da praia.

A falha de proteção contra surtos em Nova Orleans fazem do CATRINA o pior desastre de engenharia civil na história dos Estados Unidos, provocando inclusive ação judicial contra o Exército dos EUA e os projetistas e construtores do sistema de diques.

A responsabilidade pelos fracassos e inundações foi colocada sobre o Corpo de Exército, em janeiro de 2008, pelo juiz Stanwood Duval, da Corte Distrital dos EUA.

Houve também investigação das respostas dos governos federal, estaduais e locais, resultando na demissão do diretor Michael D. Brown da Federal Emergency Management Agency (FEMA).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier 

Outros Artigos

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Chefs Mais Famosos do Mundo

Chefs Mais Famosos do Mundo(0)

Quem ama uma boa comida sabe que de vez em quando revistas especializadas divulgam o nome dos chefs mais famosos naquele momento. Aqueles que estão dando o que falar pela excelência em cozinhar com qualidade e criatividade. E não é só isso, chef famoso também é igual a chef mais rico. Na verdade, não necessariamente

O Que é Ficção Científica?

O Que é Ficção Científica?(1)

Provavelmente em algum momento você já ouviu falar nos filmes de ficcção ciêntifica, e é claro que quando alguém lhe perguntou sobre o que se trata o filme, você deu alguma resposta que alguém já havia lhe dado anteriormente, porém, você parou para se perguntar se realmente sabe o que é uma ficção científica? Se

O Que Foram as Cruzadas?

O Que Foram as Cruzadas?(1)

Entre os anos de 1096 a até 1270 da nova era, diversas expedições foram formadas através de uma série de comandos da igreja, com uma finalidade principal de recuperar a terra de Jerusalém que na época estava sob domínio dos turcos, nas épocas que eram chamadas de seldjúcidas, com a finalidade de reunificar todo o

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia(2)

Num primeiro momento você pode até não dar importância para ela, achar que é um caso, que o problema foi desencadeado por um jantar não digerido bem, que se trata de uma preocupação, etc. Dá para pensar que o que provocou a insônia seja um problema passageiro e não tem muito com o que se

leia mais

2 comentários

#1MAICON WILLIAN12 de julho de 2013, 12:58

O leão conserteza guanharia esta luta ele é o rei da selva

#2marcones18 de julho de 2013, 18:19

Boa tarde gostaria de saber sobre este cachorro preto e branco. Ele é para doação e se for gostaria muito de ter ele para mim, como faço.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade