Dicas Caseiras Para Combater a Insônia

Num primeiro momento você pode até não dar importância para ela, achar que é um caso, que o problema foi desencadeado por um jantar não digerido bem, que se trata de uma preocupação, etc.

Consequência da Insônia

Consequência da Insônia

Dá para pensar que o que provocou a insônia seja um problema passageiro e não tem muito com o que se preocupar, quando na verdade, não é bem assim. Esse problema representa gastos de milhões com medicamentos para combatê-lo e o pior, produtos que acabam fazendo mal a saúde.

Porém, é possível combater a insônia experimentando uma ou mais das tantas dicas caseiras para driblar esse mal.

1- O chá Pode Ajudar a Combater a Insônia

Ao invés de gastar dinheiro com remédios para dormir, que na maioria das vezes, viciam e fazem mal, tome um bom chá de passiflora. Se trata de um sedativo natural. Prepare uma infusão e deixe por alguns minutos, beba quentinho antes de ir para cama.

Outro chá que também pode ajudar a combater a insônia é o feito com a erva valeriana. Não tem o melhor cheiro, por isso, talvez seja melhor optar por cápsulas feitas da raiz da valeriana, encontradas em lojas que vende produtos naturais. Tome a cápsula uma hora antes de ir para cama.

2- Comendo Alguma Coisa Antes de Dormir

Atenção, ninguém está falando para você dormir de barriga cheia, porque isso sim, pode fazer com que você não tenha um sono tranquilo. Porém, ir para cama de barriga vazia também não é a melhor maneira de evitar uma insônia, como uma fruta, como a banana ou tome um copo de leite com mel. Esses e outros alimentos que ajudam na produção de serotonina são ótimos para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Se algumas coisas você deve comer, outras deve evitar, anote o que NÃO ingerir pouco antes de ir para cama: alimentos que contenha cafeína ou estimulantes, chocolate e café, são exemplos. Evite também: doces e produtos condimentados.

3- O Perfume Ajuda a Combater a Insônia

Uma outra dica caseira que pode ajudar a combater a insônia é usar perfumes naturais para estimular o sono, como por exemplo, lavanda. Você pode preparar uma mistura com 5 gotas de óleo essencial de lavanda com 10 ml de óleo vegetal, e antes de dormir, esfregue um pouco na testa e nas têmporas. Uma outra maneira de usar essa essência é através de um difusor. Porém, se você faz parte daquele grupo de pessoas que tem alergia a qualquer tipo de cheiro, esqueça essa dica.

E não é só a lavanda que ajuda a tranquilizar o sono, a alfazema também é considerada um bom calmante para o sono, assim como, o jasmim, que é aconselhado aplicar uma gota em cada um dos pulsos antes de ir para cama.

Se você tem uma banheira, melhor ainda, faça um banho de imersão, misture lavanda, jasmim ou ilangue-ilangue ou ainda, compre uma almofada de flores secas de lúpulo, que ajuda a combater a insônia.

4- A Rotina dos Horários Também Ajuda a Combater a Insônia

Outra dica caseira para combater a insônia é bem simples: ficar de olho nos horários. De preferência, crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre nas mesmas horas.

Ainda falando de horário, evite o sono fora de hora, como o cochilo a tarde, esse tipo de hábito estimula noites de sono mal dormidas.

5- Hábitos Caseiros Para Evitar a Insônia

Alguns hábitos devem ser adotados para evitar a insônia, como por exemplo, deitar na cama e se relaxar ao máximo. Não fique pensando no que tem para resolver no dia seguinte e no que não foi resolvido no dia, esqueça, concentre-se em descansar.

Se mesmo depois de tentar desligar-se, você ainda estiver com os olhos bem regalados, faça o exercício de contar os carneirinhos ou algo parecido. Parece uma brincadeira, mas não é, esse é um modo de fazer com que o cérebro se “entorpeça”.

Quem consegue relaxar com a música, pode usá-la para dormir. Agora se nada disso fez com que o sono viesse, não insista, levante e vá fazer alguma coisa fora da cama para que o sono venha. Ficar irritado girando de um lado para o outro não vai resolver o seu problema.

6- O Quarto Deve Ser Um Ambiente Confortável

Muitas vezes ter o ambiente adequado ajuda a evitar a insônia. Então, tenha um bom colchão, lençol e fronhas sempre limpos e cheirosos, um cobertor que realmente aqueça quando estiver frio e mais, não deixe o relógio virado para o seu lado, isso pode causar ansiedade.

A roupa também deve ser confortável e fresca para ajudar a ter uma boa noite de sono.

7- Alguns Medicamentos Causam a Insônia

A sua insônia pode ser consequência de algum tipo de remédio que você está tomando. Se você achar que esse é o problema, converse com o seu médico.

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida

8- Agora Anote Algumas Coisas Que Você NÃO Deve Fazer Para Ter Uma Boa Noite de Sono!

  • Nem pense em tomar bebidas estimulantes perto da hora de ir dormir, como um cafezinho ou coca cola no jantar.
  • Nada de fazer exercícios tarde demais e pouco tempo depois ir dormir, o seu corpo precisa de pelo menos 4 horas para sair do ritmo agitado provocado pela atividade física.
  • Bebidas alcoólicas até dão sono, mas uma vez passada a parte entorpecente, elas fazem o efeito contrário, de agitação.
  • Se você é fumante, fume o último cigarro até 4 horas antes de ir para cama, porque a nicotina também estimula o sistema nervoso e altera o sono.
Imagem de Amostra do You Tube

Veja Quais São Os Tipos de Insônia:

  • Dificuldade de dormir, ficar girando de um lado para o outro na cama, às vezes horas.
  • Acordar várias vezes durante a noite.
  • Acordar sempre horas antes do horário previsto para se levantar e não conseguir dormir mais.
Imagem de Amostra do You Tube

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