O Que Foram as Cruzadas?

Entre os anos de 1096 a até 1270 da nova era, diversas expedições foram formadas através de uma série de comandos da igreja, com uma finalidade principal de recuperar a terra de Jerusalém que na época estava sob domínio dos turcos, nas épocas que eram chamadas de seldjúcidas, com a finalidade de reunificar todo o mundo cristão que estava dividido. Estas expedições realizadas que foram divididas na chamada “Cisma do Oriente” ficaram conhecidas como as Cruzadas.

História

História

A partir do século XI a Europa prosperava. Com o fim das diversas invasões bárbaras que vinham acontecendo houve o início de um período de estabilidade bem como um crescimento dos comércios. Isto além de automaticamente fazer com que a população viesse a crescer. Ao final do mundo feudal o que acontecia era que apenas o primogênito herdava os feudos, o que pode resultar em muitos homens e poucas terras. Os homens que eram sem terra, para tirar o seu sustento começaram a se lançar como criminosos, roubando e saqueando, além de sequestrando as pessoas, com toda esta confusão que acontecia na época algo deveria ser feito.

Imagem de Amostra do You Tube

Um Mundo Cristão Dividido

O mundo cristão estava dividido por diversas pessoas que não concordavam com alguns dogmas da igreja Romana, como a adoração de santos, as cobranças de indulgências entre uma série de outras coisas. Com isto os católicos do Oriente fundaram a chamada Igreja Ortodoxa. E a cidade de Jerusalém, a Terra Santa. Além de tudo isto no final do século XI os povos da Ásia Central, e os turcos passaram a tomar Jerusalém, e faziam parte o grupo de Seldjúcidas. Eles eram convertidos ao islamismo sendo intolerantes e proibiam o acesso aos cristão em Jerusalém.

O termo cruzada não era conhecido no tempo histórico que aconteceu, e na época se utilizava entre outras expressões como uma série de peregrinações e as chamadas guerras santas. O termo cruzada veio a partir da época que seus participantes eram os chamados soldados de Cristo, que eram distinguidos pela cruz que ficava em suas roupas. As cruzadas eram uma peregrinação, uma forma de pagamento e uma série de promessas que eram feitas aos fiéis.

Cruzadas

Cruzadas

Outro objetivo das cruzadas era de unificar forças de cristandade ocidental, divididas por guerras internas, além de concentrar as suas energias contra os inimigos comuns, os chamados infiéis muçulmanos. Neste período que acontecia em quase dois séculos, oito cruzadas foram lançadas, duas delas porém jamais chegaram a Jerusalém. A quarta pode desviar do seu objetivo original por atacar os cristãos ortodoxos na Constantinopla estes que não reconheciam a autoridade do papa. Saqueando a cidade no ano de 1203. A quinta por sua vez conseguiu conquistar partes do Egito porém bateu em retirada sob a pressão do seu inimigo antes que pudesse atingir a palestina.

Imagem de Amostra do You Tube

A Primeira Cruzada 1096-1099

Os movimentos eram criados pelo papa que se chamava Urbano II, este que através do Concílio de Clermont (1095), pedindo assim a ação de líderes cristãos para que pudesse afastar os perigos muçulmanos. Sem que pudessem esperar uma segunda ordem, que vinha de camponeses, religiosos e ainda aventureiros, estes que partiam a partir da França em uma expedição que era improvisada e que terminou em fracassos. Enquanto isto surgiu a Cruzada Oficial que era formada por quatro grupos seguindo rotas diferenciadas, chegando até a região de Constantinopla, onde aconteceu uma marcha para Jerusalém, que era conquistada a partir de julho de 1099.

A Segunda Cruzada 1147-1149

Nesta época aconteciam diversos conflitos constantes entre as várias colônias cristãs instaladas através do Oriente e levaram o para Eugênio III a fazer o lançamento de uma nova cruzada para restaurar a ordem na região. Com as mudanças políticas no mundo islâmico foi permitido ao príncipe Saladino, que era um de seus maiores líderes, pudesse unificar a Síria, e o Egito que até então ficavam sob domínio da Turquia, reforçando assim a sua posição militar. A partir do ano de 1187, os muçulmanos retomaram Jerusalém, e mais de 16 mil cristãos foram vendidos como escravos e depois mortos.

Terceira Cruzada 1189-1192

Com toda a Europa bastante frustrada pela perda de Jerusalém, o papa chamado Clemente III organizou então uma campanha que era organizada para reconquistar as cidades. Diversos ataques eram então lançados sem nenhum sucesso. No ano de 1191 os reis cristãos, então líderes das expedições, vinham a negociar um acordo com os inimigos, onde Jerusalém pudesse permanecer sob domínio da Turquia porém os cristãos teriam acesso ao Santo Sepulcro. O que antes não era permitido de forma alguma.

Quarta Cruzada  1202-1204

Inocêncio III, desde que se tornou papa no ano de 1198, passou a pregar uma nova Cruzada para que pudesse recuperar Jerusalém. Apesar disto as expedições que partiram de Veneza no ano de 1202 tinha como um objetivo principal atacar Constantinopla, que depois de aderir a  Igreja Ortodoxa que na época já não reconhecia as autoridades papal. A região de Constantinopla foi ocupada e também saqueada pelos cruzados em 1203. Apesar disto foram expulsos da cidade no ano seguinte.

Quinta Cruzada  1218-1221

Atacar o Egito era algo bastante cogitado na época, desde a Terceira Cruzada, para que pudesse conquistar posições que pudessem ser barganhadas com os muçulmanos em torca das devoluções de Jerusalém. Desta forma a quinta cruzada pode se concentrar em tomar o porto egípcio de Damietta, no ano de 1219. A falta de reforços obrigou os cruzados a desocuparem a cidade, uma missão que foi fracassada.

A Sexta Cruzada 1228-1229

A partir do ano de 1228 Frederico II, imperador da Alemanha, chegaram a Terra Santa, e por casamentos, se tornou rei de Jerusalém, negociando assim a recuperação do controle sobre a cidade. Apesar disto novos conflitos internos puderam enfraquecer os cruzados que a partir de 1243 foram expulsos da região. A partir do ano seguinte os turcos voltaram a tomar Jerusalém.

Houve então criação de outras cruzadas que não tiveram sucesso, apesar disto os católicos até hoje não conseguiram tomar conta da terra Santa de Jerusalém, que conta com domínios judaicos e não cristãos.

Outros Artigos

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Chefs Mais Famosos do Mundo

Chefs Mais Famosos do Mundo(0)

Quem ama uma boa comida sabe que de vez em quando revistas especializadas divulgam o nome dos chefs mais famosos naquele momento. Aqueles que estão dando o que falar pela excelência em cozinhar com qualidade e criatividade. E não é só isso, chef famoso também é igual a chef mais rico. Na verdade, não necessariamente

O Que é Ficção Científica?

O Que é Ficção Científica?(1)

Provavelmente em algum momento você já ouviu falar nos filmes de ficcção ciêntifica, e é claro que quando alguém lhe perguntou sobre o que se trata o filme, você deu alguma resposta que alguém já havia lhe dado anteriormente, porém, você parou para se perguntar se realmente sabe o que é uma ficção científica? Se

Como São Batizados os Furacões?

Como São Batizados os Furacões?(0)

As nomenclaturas referentes às denominações oficiais de furacões tropicais não acontece de maneira aleatória. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos diz que tempestades devem demorar semanas para acontecer. Os nomes estão reduzidos à confusão sobre a tempestade. Quando Os Furacões Foram Batizados? O costume de utilizar nomes próprios para designar furacões e eventos

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia

Dicas Caseiras Para Combater a Insônia(2)

Num primeiro momento você pode até não dar importância para ela, achar que é um caso, que o problema foi desencadeado por um jantar não digerido bem, que se trata de uma preocupação, etc. Dá para pensar que o que provocou a insônia seja um problema passageiro e não tem muito com o que se

leia mais

2 comentários

#1MAICON WILLIAN12 de julho de 2013, 12:58

O leão conserteza guanharia esta luta ele é o rei da selva

#2marcones18 de julho de 2013, 18:19

Boa tarde gostaria de saber sobre este cachorro preto e branco. Ele é para doação e se for gostaria muito de ter ele para mim, como faço.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2014 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade