Bruxismo: Perguntas e Respostas

O bruxismo caracteriza-se pelo ranger dos dentes e inclui, tipicamente, o aperto da mandíbula. Atividade para-funcional que ocorre na maioria dos seres humanos em algum momento de suas vidas. Ações que acontecem tanto de dia como de noite, embora seja durante o sono que aconteça a grande parte dos problemas de saúde, até mesmo nos cochilos. O bruxismo é um comum distúrbio do sono.

• Quais são as Causas do Bruxismo?

O bruxismo está relacionado com hábito e não com os reflexos de atividade de mastigação Atividades reflexas acontecem de forma confiável em resposta aos estímulos, sem o envolvimento de atividade cerebral subconsciente.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Mastigações são atividades complexas neuromusculares que podem ser controladas ou por processos subconscientes e conscientes dentro do cérebro. Durante o sono, (e para alguns, durante as horas de vigília, enquanto a atenção consciente se distrai) os processos subconscientes pode correr sem controle, permitindo assim a incidência do bruxismo.

A etiologia do bruxismo problemático pode ser bastante variada de reações alérgicas ou indisposições médicas, como os traumas (acidente de carro). Também acontecem nos períodos de alta tensão. Certas condições médicas podem desencadear o bruxismo, incluindo digestivos e doenças de ansiedade.

• Quais os Principais Sintomas do Bruxismo?

A maioria das pessoas não está ciente do próprio bruxismo. Apenas cerca de 5% passam a desenvolver sintomas como dor na mandíbula e dores de cabeça, que requerem tratamento imediato.  Um parceiro dormindo pode observar o comportamento. É certo que os sofredores podem notar sintomas de dor, sem entender a causa.

Ao longo do tempo podem acontecer danos dentários. O bruxismo é a principal causa de trauma oclusal. Provoca perda dentária e retração gengival. Os sintomas podem ser altos o suficiente para acordar um parceiro dormindo. Algumas pessoas apertam os dentes sem grandes movimentos laterais.

Nos casos típicos que envolvem o movimento lateral, caninos e incisivos são movidos contra si, lateralmente, ou seja, com ação de lado-a-lado, pelos músculos que se encontram nas articulações. Este movimento desgasta a estrutura do dente e pode levar ao desgaste das bordas dos dentes. Pessoas com bruxismo também podem moer seus posteriores dentes, o que irá vestir as cúspides da superfície oclusal.

Imagem de Amostra do You Tube

• 14 Sintomas do Bruxismo

01: Ansiedade

02: Estresse

03: Tensão

04: Depressão

05: Dor de ouvido

06: Distúrbios alimentares

07: Dores de cabeça

08: Enxaqueca

09: Dentes soltos

10: Zumbido

11: Recessão gengival

12: Dor de garganta

13: Insônia

14: Mandíbula dolorida

• Quais as Principais Sequelas do Bruxismo?

O bruxismo encurta os movimentos laterais e embota os dentes. Possibilidade total decadência dentária e fratura do dente. Intervenção precoce por um dentista é aconselhável. Em casos crônicos e graves, o bruxismo pode levar a artrite das articulações temporomandibulares.

• Como Funciona o Diagnóstico do Bruxismo?

O bruxismo não é a única causa de desgaste do dente, tornando difícil de diagnosticar por evidência visual. Dentes abrasivos são normalmente levados para a atenção do paciente durante um exame odontológico de rotina. A técnica de diagnóstico mais confiável é medir a eletromiografia – Medidas para captar sinais elétricos dos músculos da mastigação (masseter e temporal), método usado em laboratórios de sono de maneira usual.

Tratamento

Tratamento

Em termos gerais, as unidades de cabeceira EMG são semelhantes das utilizadas por laboratórios do sono. Estas unidades captam os sinais de músculos faciais através de fios de ligação da unidade de cabeceira para eletrodos colados ao rosto do paciente.

Podem ser feitos no modo silencioso para registrar o número total de incidentes e o tempo total de incidência para cada noite. Estes números permitem aos dentistas quantificar os níveis de gravidade do bruxismo. Eletrodos adesivos ou fios ligados à face registram a hora exata e a duração da intensidade de cada incidência como monitores.

Principais Fatores Associados com o Bruxismo!

  • Perturbações do sono;
  • Apneia obstrutiva;
  • Hipopneia;
  • Ronco;
  • Sonolência;
  • Contato prematuro de dentes posteriores;
  • Níveis relativamente altos de consumo de bebidas com cafeína e alimentos, como café, colas e chocolate;
  • Altos níveis de álcool no sangue;
  • Fumo;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Ambiente estressante no trabalho;
  • Turnos de trabalho irregulares;
  • Profissão estressante;
  • Uso de drogas, tais como ISRS, estimulantes, ecstasy, MDA, metilfenidato, anfetaminas, GHB e GABA;
  • Hipersensibilidade das dopaminas receptoras no cérebro;
  • Distúrbio: Huntington ou doença de Parkinson, por exemplo;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo.
Imagem de Amostra do You Tube

Quais as Principais Formas de Tratamento?

Diagnosticado precocemente pode ser curado. Mais tarde, o bruxismo habitual pode ser tratado por hábito. Talas podem ser usadas para diminuir abrasão dentária. Guardas dentários protegem os dentes contra a abrasão e pode reduzir a tensão muscular, permitindo que o maxilar superior e inferior movam entre si. O objetivo do tratamento é constranger o padrão do bruxismo para evitar danos da articulação nos dente. O guarda dental é tipicamente usado durante o sono por longo prazo.

O aparelho NTI também pode ser indicado como forma de pagamento. Ele se encaixa nos dentes da frente. Normalmente, quando a boca está fechada, os dentes anteriores superiores e inferiores se sobrepõem: O NTI impede esta sobreposição e traduz a força de mordida normalmente, causando assim pequenas torções em cada movimento.

A intenção é fazer o cérebro interpretar as sensações nervosas como indesejáveis, de forma automática e inconsciente, diminuindo a força dos cerrados regressivamente. O dispositivo NTI deve ser montado por um dentista especializado na respectiva atividade. Alguns escritores propõem que as complicações irreversíveis podem resultar no uso a longo-prazo de protetores bucais e talas de reposicionamento. Pacientes NTI necessitam de acompanhamento permanente feito pelo dentista.

Aparelho BIOFEEDBACK: O princípio por trás está em detectar os comportamentos bruxismo, de modo que o usuário pode diminuir esse comportamento, de preferência ainda durante o sono. Vários estudos clínicos têm demonstrado que o procedimento pode ser eficaz para reduzir substancialmente o comportamento bruxismo noturno.

O sinal de consciência que ele fornece é um som que vem em silêncio e gradualmente fica mais alto até parar.  Depois de alguns minutos de prática durante o dia, a maioria dos usuários a aprender a relaxar durante o sono quando ouvem o som, sem acordar.

A toxina botulínica (Botox) também pode diminuir os efeitos do bruxismo quando injetada ano intuito de paralisar os músculos. O Botox foi desenvolvido originalmente para uso no tratamento de estrabismo (desalinhamento dos olhos). Hoje em dia possui diversas funcionalidades para a medicina.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

O Que É Onicofagia?

O Que É Onicofagia?(2)

A Onicofagia nada mais é do que o problema para roer unhas, durante todos os períodos de nervoso, ansiedade, fome, ou até mesmo tédio. Pode ser um sinal de problemas mentais sérios ou também emocionais. As crianças normalmente começam a roer unhas quando tem uma idade em torno de quatro a cinco anos de idade.

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las(0)

Dores de cabeça são comuns para muitas pessoas e, muitas vezes, elas se repetem com muita frequência, o que pode interferir totalmente na vida de quem sofre com elas. Uma variedade de medicamentos pode ajudar a amenizar a dor de cabeça de controle, mas eles apenas mascaram a dor sem tratar a causa. Medicamentos para

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade