Como Prevenir as Varizes? 10 Dicas Elementares

Varizes são dilatações dos vasos sanguíneos que ocorrem com maior frequência nas pernas, afetam cerca de metade da população adulta dos Estados Unidos. Geralmente são causados pela pressão nas veias que, ao longo do tempo, enfraquece as paredes dos vasos. Para a maioria das pessoas, varizes são apenas incômodos dolorosos.

Previna - Se

Previna – Se

Em casos extremos pode causar úlceras. As pessoas podem ficam com a moral abalada em consequência da estética provocada na pele. No entanto existe série de coisas podem ser feitas para diminuir as chances de contrair varizes. Cuidar da saúde representa dica elementar! Conheça dez dicas relacionadas com prevenção de varizes.

Aspectos Gerais Sobre Varizes

Ao contrário do que imagina o senso comum, varizes são sérios problemas de saúde. Podem indicar condições potencialmente prejudiciais. Quem observa as veias varicosas em desenvolvimento tem a oportunidade de começar um check-up médico completo e discutir a sua saúde com verdadeiros especialistas.

Não se pode ignorar o fato de que as varizes são mais comuns em mulheres, embora também afete grande número de homens. Quanto mais idade, maiores são as chances de acontecer o desenvolvimento das varizes. No entanto, podem se formar em qualquer idade. Hereditariedade pode representar outro fator da formação.

01: Exercícios Físicos

Exercite-se regularmente. Caminhadas e corridas melhorar a circulação nas pernas, combatendo assim de forma direta o surgimento das varizes. O exercício também reduz a pressão arterial e fortalece todo o sistema de circulação do sangue. Médicos afirmam que exercícios físicos realizados com frequência podem prevenir inúmeras doenças, sendo que as mais conhecidas são da área da cardiologia e diabetes. De certa forma, o sistema imunológico fica estimulado e o nível de colesterol fica moderado, ajudando inclusive no combate contra a obesidade.

Imagem de Amostra do You Tube

02: Evite Posição Prolongada

De pé em um lugar por longo tempo pode aumentar a pressão venosa nas pernas e pés, e ao longo do tempo, essa pressão enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos, culminado assim com o surgimento de varizes. Existem alguns profissionais que não podem deixar de ficar na posição danosa, sendo necessário andar por pelo menos trinta minutos por dia – a mesma dica pode ser benéfica às pessoas que trabalham na maior parte do tempo sentadas.

03: Peso Saudável

Tenha em mente de que não adianta nada fazer apenas dieta sem praticar exercícios físicos com periodicidade. Os dois elementos devem estar no cotidiano das pessoas que estão pensando em emagrecer. Principalmente entre as pessoas que querem passar pelo processo sem prejudicar a saúde. Existem diversos benefícios proporcionados pelos exercícios físicos. Cientistas atestam que quem está acima do peso necessita de maior pressão sobre as pernas. Exercite-se regularmente e desenvolva hábitos alimentares saudáveis, colhendo séries de benefícios à saúde, incluindo a redução do seu risco de varizes.

04: Pare de Fumar

Quase todo mundo sabe que fumar contribui para diminuir os problemas de saúde, mas se você precisa de mais um motivo, tenha em mente que a pressão arterial elevada associada ao tabagismo também ajuda a combater a formação de varizes. Em termos gerais os fumantes somente possuem a ganhar à saúde quando deixam de fumar!

05: Pernas Para o Alto

Coloque os pés para cima por um tempo, especialmente se você tem que ficar de pé por longos períodos durante o dia. Na hora de relaxar as pernas e melhorar a circulação é necessário elevar as pernas e pés por vários minutos durante todo o dia, ou mesmo nos momentos de encerramento de turno no trabalho. Tirando a pressão nas pernas o sangue não fica acumulado nas veias.

06: Redesenhe a Postura

Redesenhar o guarda-roupa melhora na circulação do corpo. Evite roupas apertadas nas pernas e ao redor de sua cintura. Use sapatos confortáveis. Sente-se sem cruzar as pernas. Tenha em mente de que boa postura melhora a circulação, enquanto que pernas cruzadas restringem o fluxo de sangue para as pernas.

07: Corte do Estrogénio

Mulheres devem evitar o excesso de pílulas anticoncepcionais. Vale ressaltar que a utilização ao longo prazo de estrogénio aumenta o risco de varizes em níveis consideráveis, alterando inclusive o funcionamento da válvula circulatório.  Você precisa de controle de natalidade por período prolongado de tempo? Então, pergunte ao seu médico sobre outras opções. O mesmo cuidado se faz necessário para o público feminino que está acostumado a tomar pílulas do dia seguinte, remédio que altera o comportamento do organismo.

Tratamento

Tratamento

08: Use Meias de Compreensão

Se você está desenvolvendo varizes, então tente usar regularmente meias de compreensão. Compráveis em lojas de suprimentos médicos ou farmácias. Existe ampla variedade de cores e formato com diferentes compressões que preenchem até mesmo o gosto dos consumidores mais exigentes. Especialistas indicam que é necessário verificar com os médicos ou farmacêuticos para ter certeza de obter o ajuste apropriado, bem como o nível de compressão adequado.

09: Procure Médicos Especialistas

O Ministério da Saúde adverte, a automedicação pode prejudicar os sintomas. Considere as opções médicas. Enquanto os passos acima podem ajudar a prevenir o aparecimento de varizes, para interromper a formação de novas, ou reduzir o tamanho e fadiga das existentes, o tratamento médico pode ser aconselhável, assim como quando existem dores severas.

10: Remédio Para a Prevenção

Interessante notar que a maioria dos planos de seguro cobre o tratamento de varizes. Grande parte dos tratamentos é inofensiva, embora também sejam ineficazes. O mesmo pode ser dito de suplementos de ervas que alegam curar varizes. Alguns suplementos podem realmente ajudar a prevenir ou tratar o problema, mas somente isso. Sempre verifique a opinião dos médicos antes de usar suplemento à base de plantas, visto que são capazes de discutirem os efeitos colaterais potencialmente prejudiciais de certas preparações formulações.

Consulte o seu médico imediatamente se alguma veia varicosa começar a sangrar, ao sentir dor súbita ou inchaço nas pernas e nos pés, ou quando notar caroço em desenvolvimento perto da veia varicosa.

Não é aconselhável tentar “quebrar” uma veia varicosa com qualquer forma de terapia manual, como massagem ou vibração. Isto causa êmbolo, o qual pode, por sua vez, ficar alojado nos capilares do coração ou no cérebro, aumentando as chances de acontecer acidente vascular cerebral.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

O Que É Onicofagia?

O Que É Onicofagia?(2)

A Onicofagia nada mais é do que o problema para roer unhas, durante todos os períodos de nervoso, ansiedade, fome, ou até mesmo tédio. Pode ser um sinal de problemas mentais sérios ou também emocionais. As crianças normalmente começam a roer unhas quando tem uma idade em torno de quatro a cinco anos de idade.

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las(0)

Dores de cabeça são comuns para muitas pessoas e, muitas vezes, elas se repetem com muita frequência, o que pode interferir totalmente na vida de quem sofre com elas. Uma variedade de medicamentos pode ajudar a amenizar a dor de cabeça de controle, mas eles apenas mascaram a dor sem tratar a causa. Medicamentos para

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade