Dengue Hemorrágica: Cuidados e Sintomas

Uma das doenças que mais assusta os brasileiros com certeza é a dengue. Primeiro porque é uma doença simples de ser transmitida, já que é por via de um mosquito e a maior parte das pessoas ignora os mosquitos. Segundo porque mosquitos são comuns as grandes cidades e por isso as pessoas ignoram achando que uma picada não fará mal a ninguém. Contudo, há diversos tipos de dengue e mais crítica e que merece o maior cuidado é a dengue hemorrágica e cuidados são necessários a mais para tal doença.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Que é Dengue?

A doença que vem assustando os brasileiros nada mais é que um vírus transmitido por um mosquito, que é o aedes egypith, um dos mais falados do momento. Para quem quer saber um pouco mais, a palavra ‘dengue’, possui a sua origem na Espanha e quer dizer ‘manha’, quando uma criança quer fazer algo e fica manhosa para conseguir. O termo manha para dengue é bem apropriado se tratando que a doença deixa o corpo mole e por isso o nome.

A dengue é causada por um vírus, que em sua classificação na medicina é chamado de arbovírus, que é um vírus que tem originem natureza entre os artrópodes, ou como a medicina nomeia os arthropod-bornvirus.

A doença começou há muito anos. Segundo os estudiosos da origem da dengue, esta teria vindo de um mosquito transmissor da África até a América do Sul através de navios negreiros nos tempos da escravidão. Mas como não foi descoberta antes? A doença pode estar pelo Brasil há muito tempo e muitas pessoas podem ter morrido dela, mas como deixa uma fraqueza como principal característica muitos médicos confundiam com gripe e por isso a não importância a doença.

Segundo os pesquisadores sobre a dengue na escravidão podem ser perdidos muitos escravos por conta da doença. Há relatos de barcos em que tantos escravos morriam que o barco navegava sozinho, ao que se apelidou pelos historiadores de barcos fantasmas. Pelo escuro e pelo local propício para os insetos, estima-se que a dengue hemorrágica tenha matado muitas pessoas.

Locais em Que a Dengue Pode Acontecer Mais

Pare se prevenir da dengue hemorrágica é preciso entender o que é esta doença. A dengue é uma virose causada por um arbovírus. É importante saber que não é apenas um, mas sim quatro variantes de um mesmo vírus, o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ao que se indica até o momento a doença está sobre controle no mundo porque é típica dos locais tropicais em que o clima é mais propício. Por isso nem todas as cidades brasileiras são afetadas pela doença, apenas as com clima mais quente.

Como foi propagado diversas vezes pelo Ministério da Saúde em propagandas sobre a doença, o vírus é propagado em água parada, por isso os locais em que há mais chuva é que mais há casos da doenças. Em especial a região nordeste, com clima quente e chuvoso e não inverno rigoroso como a região sul do Brasil.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Sintomas da Dengue

Para classificar a dengue existem duas determinações que não são pelo vírus, mas sim pelos sintomas: a dengue comum, que deixa o corpo mole, e dura apenas alguns dias, e a dengue hemorrágica, considerada a mais severa e que de fato pode matar em alguns dias.

O modelo mais comum da doença começa do nada: causa dor no corpo, um pouco de moleza e dor de cabeça. O cansaço e indisposição também fazem parte dos sintomas clássicos, mas para alguns a febre é constante. No geral a febre só aparece nos primeiros dias e não passa dos 38 graus nos casos mais leves, mas mesmo assim causa uma preocupação.

Outro sintoma comum são as manchas vermelhas no corpo, que são pequenas bolinhas que mais parecem picadinhas constantes, mesmo que só precise de uma picada do mosquito que causa a dengue e não várias para que a doença se prolifere. No geral a doença mora no corpo da pessoa picada por menos de 10 dias, não mais que isso nos casos leves. Na maior parte das vezes a doença vai embora em menos de cinco dias.

Se Atente Aos Sintomas

Se Atente Aos Sintomas

Entenda a Dengue Hemorrágica

Este tipo de dengue, que é o grande temor dos doentes com esta virose, começa igual às outras e é preciso fazer um exame de sangue para que comprovar que tipo de doença o paciente está de fato portando. Na maior parte das vezes o exame é feio na emergência com menos de minutos ou entregue o resultado no dia seguinte, em caso de laboratórios mais lentos.

A dengue hemorrágica é causa pelo vírus tipo 4 e é tratada na maior parte das vezes com os mesmos métodos: soro para hidratar e paracetamol para a febre e repouso. O repouso é a parte mais importante do tratamento porque um dos sintomas da dengue hemorrágica é a hemorragia interna que pode causar a morte rapidamente.

Imagem de Amostra do You Tube

A maior parte dos pacientes só começa a apresentar um sangramento, que geralmente começa pelo nariz, após o quinto dia da doença, quando está em caso grave e já precisando de medicação. No geral ela pode ser tratada a tempo quando é diagnosticada no começo, com o exame de sangue.

Infelizmente não existe tratamento específico para a dengue hemorrágica, apenas repouso, a hidratação para ajudar o corpo a combater o vírus por via soro a ser ministrado diretamente na veia. Contudo, se o repouso não for obedecido os órgãos podem conter hemorragia ainda mais e por isso a morte pode ser mais rápida e desnecessária do que se o cliente estivesse em repouso.

O melhor para combater a tal da dengue hemorrágica é buscar ajuda assim que os primeiros sintomas surjam como dores de cabeça e dores no corpo. É preciso ainda que se procure atendimento médico logo nos primeiros dias para verificar qual o tipo de dengue que se tem no momento e tome a medicação apenas paracetamol, pois as demais agravam ainda mais a hemorragia interna.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

O Que É Onicofagia?

O Que É Onicofagia?(2)

A Onicofagia nada mais é do que o problema para roer unhas, durante todos os períodos de nervoso, ansiedade, fome, ou até mesmo tédio. Pode ser um sinal de problemas mentais sérios ou também emocionais. As crianças normalmente começam a roer unhas quando tem uma idade em torno de quatro a cinco anos de idade.

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las(0)

Dores de cabeça são comuns para muitas pessoas e, muitas vezes, elas se repetem com muita frequência, o que pode interferir totalmente na vida de quem sofre com elas. Uma variedade de medicamentos pode ajudar a amenizar a dor de cabeça de controle, mas eles apenas mascaram a dor sem tratar a causa. Medicamentos para

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade