Filmes Sobre a Síndrome de Down

O Que é Síndrome de Down?

O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma em 1862.

Imagem de Amostra do You Tube

A descoberta da causa genética da síndrome se deu em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune. O professor descobriu que existia uma cópia a mais do cromossoma 21. A Síndrome de Down é o distúrbio genético que mais é registrado no mundo numa proporção de 1 a cada 1000 nascimentos. O preconceito ainda é uma das principais dificuldades que pessoas com síndrome de Down enfrentam no Brasil.

Entendendo a Síndrome de Down

A principal característica dessa síndrome é a existência de um conjunto de diferenças que podem ser maiores ou menores na estrutura corporal. Em geral essa síndrome tem associação com dificuldades de habilidades cognitivas além de problemas de desenvolvimento físico. A aparência facial é a característica de maior destaque e é através dela que se identifica a síndrome no nascimento.

É interessante ressaltar que parte das características que são comuns as pessoas que tem a Síndrome de Down estão presentes em pessoas que não tem o distúrbio. A seguir você poderá saber um pouco mais sobre filmes que abordam a Síndrome de Down. Pode ser uma oportunidade para entender melhor o distúrbio.

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Colegas

O filme “Colegas” é um longa brasileiro que tem direção e roteiro de Marcelo Galvão. Esse filme ganhou destaque pelo fato de ser o primeiro filme nacional a ser protagonizado por atores com Síndrome de Down. Os três atores principais são Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. A estreia do longa aconteceu em 1° de março de 2013.

A inspiração de Galvão para esse filme foram os longas Little Miss Sunshine (2006) e no Thelma & Louise (1991). A história mostra o ponto de vista da vida de pessoas que tem Síndrome de Down. Os três protagonistas trabalham na videoteca do instituto em que vivem e são apaixonados por cinema. Um dia eles assistem a “Thelma & Louise” e decidem partir numa divertida viagem no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte).

Os Sonhos

A ideia de fazer essa viagem bem acompanhada do desejo dos protagonistas de realizarem os seus sonhos. O sonho de Stalone (Ariel Goldenberg) é ver o mar, o de Aninha (Rita Pokk) é se casar e por fim o sonho de Márcio (Breno Viola) é voar. Para realizar esses sonhos eles vivem diversas aventuras. O longa foi filmado no Brasil e na Argentina durante os anos de 2010 e 2011.

Sucesso de Público e Crítica

O filme “Colegas” foi o vencedor de vários prêmios em importantes festivais de cinema do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Portugal, Chile e Itália. Além disso, o filme ainda foi filme de abertura em vários festivais do mundo. O filme chegou aos cinemas brasileiros no dia 1° de março de 2013 por meio da Europa Filmes.

Outros Filmes Sobre Síndrome de Down

Abaixo listamos outros filmes que também falam a respeito de personagens com Síndrome de Down e que podem nos ajudar a pensar melhor sobre como as diferenças podem também nos aproximar de outras pessoas.

Após a Morte (2000)

Esse é um filme inglês que conta a história de uma jornalista que precisa decidir entre seguir a sua carreira ou cuidar da sua irmã que tem Síndrome de Down.

O Guardião de Memórias (2007)

O longa conta a história de David Henry que é um médico que na década de 1960 separou a sua filha do irmão gêmeo pelo fato de a menina ter síndrome de Down. Quando a sua família passa por uma cisão muitos anos depois ele precisa viver com a lembrança de ter dado a própria filha para uma enfermeira.

A Outra Margem (2008)

Nesse filme a trama gira em torno do carinho do pequeno Vasco, que tem síndrome de Down, por seu tio Ricardo que é travesti e que se encontra num momento em que perdeu a alegria de viver. O menino ajuda seu tio a redescobrir a alegria de viver.

Do Luto à Luta (2005)

Nesse documentário é possível entender mais a fundo as principais particularidades da síndrome de Down. O filme mostra não somente as dificuldades, mas também as possibilidades que os pacientes encontram para ser felizes.

Oitavo Dia (1996)

Nesse longa acompanhamos a vida de Harry (Daniel Auteuil) que é empresário que pensa somente em trabalho depois que sua família o abandonou. Um dia ele decide fazer uma viagem e então no meio do caminho quase atropela um menino chamado Georges (Pascal Duquennes) que tem síndrome de Down. Esse encontro ajudará Harry a ter uma outra visão da vida.

CityDown – A História de um Diferente

Outro filme brasileiro que retrata as dificuldades que os deficientes enfrentam atualmente. A produção desse longa é da Associação Pelotense de Cinema Independente (Cinepel) e seu elenco é formado quase que completamente por portadores da Síndrome de Down.

León y Olvido (2004)

Nesse longa espanhol conhecemos melhor a história dos irmãos Olvido que tem 21 anos e do pequeno León que tem Síndrome de Down. Os dois tem algumas dificuldades de relacionamento porque Olvido não consegue dar conta de cuidar do irmão. Um dia Olvido diz para o irmão que ele precisará ajudar a manter a casa organizada.

Novela Páginas da Vida

Em 2006 o Brasil acompanhou a história da menina Clarinha, interpretada por Joana Mocarzel, em Páginas da Vida. Na trama Helena (Regina Duarte) adota a menina após ela ter sido rejeitada pela avó Marta (Lilia Cabral). Essa história infelizmente retrata uma realidade muito comum no Brasil, muitas pessoas abondam crianças que nascem com alguma deficiência.

A novela ainda tinha um agravante já que Clarinha tinha um irmão gêmeo de quem foi separada ao nascer. A história falou a respeito do preconceito e como ele pode destruir e separar uma família. A mensagem que ficou além de bonita se mostra cada vez mais atual.

Outros Artigos

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

O Que É Onicofagia?

O Que É Onicofagia?(2)

A Onicofagia nada mais é do que o problema para roer unhas, durante todos os períodos de nervoso, ansiedade, fome, ou até mesmo tédio. Pode ser um sinal de problemas mentais sérios ou também emocionais. As crianças normalmente começam a roer unhas quando tem uma idade em torno de quatro a cinco anos de idade.

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las

O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las(0)

Dores de cabeça são comuns para muitas pessoas e, muitas vezes, elas se repetem com muita frequência, o que pode interferir totalmente na vida de quem sofre com elas. Uma variedade de medicamentos pode ajudar a amenizar a dor de cabeça de controle, mas eles apenas mascaram a dor sem tratar a causa. Medicamentos para

Como Prevenir as Varizes? 10 Dicas Elementares

Como Prevenir as Varizes? 10 Dicas Elementares(3)

Varizes são dilatações dos vasos sanguíneos que ocorrem com maior frequência nas pernas, afetam cerca de metade da população adulta dos Estados Unidos. Geralmente são causados pela pressão nas veias que, ao longo do tempo, enfraquece as paredes dos vasos. Para a maioria das pessoas, varizes são apenas incômodos dolorosos. Em casos extremos pode causar

leia mais

3 comentários

#1gabrielle12 de maio de 2013, 17:13

oi eu amei isso eu estou fazendo um trabalho escolar e isso vai me ajudar muito

#2mariana14 de maio de 2013, 18:00

obrigada valeu muito

#3Mosquisto da dengue8 de abril de 2014, 17:34

Valeu a pena ter lido até o final foi muito esclarecedor!

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade