O Que Provoca as Dores de Cabeça e Como Evitá-las

Dores de cabeça são comuns para muitas pessoas e, muitas vezes, elas se repetem com muita frequência, o que pode interferir totalmente na vida de quem sofre com elas. Uma variedade de medicamentos pode ajudar a amenizar a dor de cabeça de controle, mas eles apenas mascaram a dor sem tratar a causa.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Medicamentos para dores de cabeça também podem ter efeitos colaterais, principalmente com o uso prolongado. Na esperança de encontrar uma solução mais natural para dores de cabeça crônicas, muitas pessoas recorrem a quiropraxia.

O Que É Uma Dor de Cabeça?

Uma dor de cabeça pode ocorrer por causa da tensão muscular, congestão nasal, fadiga ocular, etc. Para muitas pessoas pode começar sobre os olhos, na parte de trás, nas laterais ou no topo da cabeça e atrás dos olhos.

A intensidade da dor pode variar de um incômodo mais leve até uma sensação mais forte.

Os três tipos de dor de cabeça comum são:

Dores de cabeça tensionais

Enxaqueca

Dores de cabeça cervicogênica

Imagem de Amostra do You Tube

Tipos de Dores de Cabeça

Quase todo mundo já teve uma dor de cabeça em algum momento. A maioria das dores é temporária e desaparece sem tratamento ou apenas com o uso de comprimidos com acetaminofeno ou ibuprofeno. As causas mais comuns de dor de cabeça são tensão ou espasmo muscular no pescoço, mas há uma longa lista de doenças que também podem causar dor de cabeça.

Certas características da dor de cabeça podem dar aos médicos uma pista para saber se é algo passageiro ou se é um sintoma de um problema muito mais sério como. Por isso, é importante tomar nota de como a dor de cabeça começou (de repente ou gradualmente), quanto tempo persistiu, tipo de dor, local onde a dor é mais intensa e se há ou não outros sintomas ou doenças que acompanham a dor (febre, dor no pescoço, erupção cutânea, náuseas, vômitos, fraqueza, dificuldade para falar, diabetes, pressão alta, câncer, etc.) Outra dica importante é se as dores de cabeça tendem a recorrer, em caso afirmativo, com que frequência e por quanto tempo.

Casos Graves de Dores de Cabeça

Características de uma dor de cabeça que requer atenção médica são:

  • Dor de cabeça de início muito repentino que parece vir com uma natureza explosiva,
  • Dores de cabeça que duram mais de 24 horas
  • Dores de cabeça que são acompanhados por febre, rigidez de nuca, náuseas e vômitos
  • Dores de cabeça que ocorrem com deficiência na fala, problemas para mover um braço ou uma perna, fraqueza ou falta de equilíbrio
  • Dores de cabeça após bater a cabeça
Saiba Mais

Saiba Mais

Casos Simples de Cores de Cabeça

Dores de cabeça que são mais benignas (não associadas com qualquer doença grave ou dano permanente) geralmente podem ser controladas com a ingestão de líquidos (água é o melhor), analgésicos, e descanso (de preferência em um local fresco e tranquilo). Outras medidas simples que também oferecem algum alívio é colocar uma toalha molhada fria sobre a testa ou na base do pescoço e evitar luzes muito forte e barulho excessivo.

Imagem de Amostra do You Tube

7 Dicas Para Evitar Dores de Cabeça

Recomenda-se exercícios, alongamento, mudança da postura e técnicas de relaxamento para reduzir ou evitar dores de cabeça. Para os cuidados preventivos, veja sete dicas para evitar ter dores de cabeça:

  1. Se você for assistir televisão ou usar o computador, verifique se o local está bem iluminado.
  2. Mantenha seus dentes sempre saudáveis. Cáries ou outros problemas dentários podem levar a dores de cabeça.
  3. Cuidado com o que você come. Reduza alimentos como chocolate e evite bebidas gaseificadas geladas.
  4. Reduza seus níveis de estresse, pois a tensão leva a dor.
  5. Faça exercício diariamente. Ioga ou uma rápida caminhada ajudam a manter você se sentindo bem.
  6. Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia para garantir que você não desidrate.
  7. Se você é trabalha sentado, certifique-se de sua mesa tem as medidas ideias para te deixar confortável e faça pausas regulares para alongar.

A Dor de Cabeça Tensional

A dor de cabeça mais comum é a cefaleia tensional. Os sintomas de uma dor de cabeça tensional variam de pessoa para pessoa, mas a maioria das dores de cabeça desse tipo causa dor na parte da frente, laterais e no topo da cabeça e, por vezes, em todas essas áreas simultaneamente. A dor associada com dores de cabeça tensional é descrita como latejante e constante e pode ser leve ou moderada. Dores de cabeça tensionais são muito comuns e a maioria das pessoas relata que elas são mais prováveis de ocorrerem no meio do dia e podem durar alguns minutos, meia hora ou até vários dias.

Dores de cabeça tensionais podem apresentar sintomas que variam a gravidade do problema. Se uma pessoa estiver apresentando esses tipos de sintomas mais frequentemente e durante um período de tempo prolongado, pode ser identificado como dor de cabeça tensional crônica. A dor de cabeça tensional crônica aumenta gradualmente ao longo do dia. Se uma pessoa está enfrentando esse tipo de dor, é muito comum que ela interfira nas rotinas diárias normais e capacidade de concentração.

A Enxaqueca

Além de sintomas típicos, as dores de cabeça podem se transformar em um tipo mais grave chamado enxaqueca. A enxaqueca causa uma dor aguda por trás e entre os olhos, às vezes provocando náuseas, problemas de sinusite e os músculos doloridos gerais. Essas pessoas afetadas pela enxaqueca costumam ter sensibilidade severa à luz. Muitos relatam que estar em um quarto escuro e fresco pode ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca.

Dores em todas as áreas da cabeça e do pescoço ainda são associadas com enxaqueca. Elas podem interferir na realização das tarefas diárias e muitas vezes exigem que a pessoa se deite e descanse até que a dor passe. Medicamentos para dores de cabeça comuns não podem ajudar a aliviar enxaquecas. Muitas vezes os médicos irão prescrever uma medicação para tomar imediatamente ou logo após que os sintomas de uma enxaqueca começam. Esses sintomas geralmente vêm rapidamente com intensa dor entre os olhos, incapacidade de se concentrar, sensibilidade à luz, lágrimas nos olhos, sonolência e irritabilidade.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

O Que É Onicofagia?

O Que É Onicofagia?(2)

A Onicofagia nada mais é do que o problema para roer unhas, durante todos os períodos de nervoso, ansiedade, fome, ou até mesmo tédio. Pode ser um sinal de problemas mentais sérios ou também emocionais. As crianças normalmente começam a roer unhas quando tem uma idade em torno de quatro a cinco anos de idade.

Como Prevenir as Varizes? 10 Dicas Elementares

Como Prevenir as Varizes? 10 Dicas Elementares(3)

Varizes são dilatações dos vasos sanguíneos que ocorrem com maior frequência nas pernas, afetam cerca de metade da população adulta dos Estados Unidos. Geralmente são causados pela pressão nas veias que, ao longo do tempo, enfraquece as paredes dos vasos. Para a maioria das pessoas, varizes são apenas incômodos dolorosos. Em casos extremos pode causar

leia mais

3 comentários

#1gabrielle12 de maio de 2013, 17:13

oi eu amei isso eu estou fazendo um trabalho escolar e isso vai me ajudar muito

#2mariana14 de maio de 2013, 18:00

obrigada valeu muito

#3Mosquisto da dengue8 de abril de 2014, 17:34

Valeu a pena ter lido até o final foi muito esclarecedor!

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade