Artrópodes Insetos

A classe dos Artrópodes é composta por diversas espécies que se destacam pelo fato de possuírem um tipo de exoesqueleto quitinoso que os protege. Além disso, os Artrópodes são reconhecidos como os animais que tem pernas articuladas. Os insetos dentro da classe dos Artrópodes representam o maior número de espécies. As espécies de insetos que compõem a classe dos Artrópodes são os besouros, piolhos, cupins, bichos-pau, libélulas, cigarras, abelhas, borboletas, baratas, grilos, moscas e formigas. Algumas características são comuns aos insetos da classe de Artrópodes.

Características dos Insetos Artrópodes

Artrópodes Insetos

Artrópodes Insetos

A primeira característica bastante relevante dos insetos Artrópodes é a divisão dos seus corpos. A divisão é feita em cabeça, tórax e abdômen. Esses insetos possuem um par de antenas na cabeça. Já no tórax, eles possuem três pares de pernas. Por esse motivo, esses insetos são chamados de hexápodes (seis personas). Grande parte desses insetos tem vida terrestre, mas algumas espécies desenvolveram hábitos aquáticos e dessa forma podem ser encontrados no mundo todo. Uma coisa interessante sobre os insetos Artrópodes é que as suas antenas têm função sensorial. Para se ter uma ideia, os insetos podem sentir cheiros a distância bastante considerável devido as suas antenas sensoriais. Ao redor da boca desses insetos são encontradas peças bucais que são diferentes nos diferentes tipos de insetos. Cada uma dessas peças está adaptada ao tipo de alimentação que os insetos fazem.

Artrópodes Insetos

Artrópodes Insetos

A Respiração nos Insetos Artrópodes

A respiração nesses insetos é traqueal, essas traqueias são estruturas que partem dos orifícios que são chamados de espiráculos que ficam localizados nas laterais do corpo. Essas traqueias entram em contato de forma direta com as células e dessa forma o oxigênio é transportado de forma direta para as células e são não passam pelo sistema circulatório.

A Reprodução dos Insetos Artrópodes

A reprodução desses insetos pode acontecer de algumas maneiras diferentes, a primeira delas é a forma de reprodução direta. Assim o aparecimento de novos insetos ocorreria direto de dentro do ovo.

Artrópodes Insetos

Artrópodes Insetos

Desses ovos saem os insetos pequenos, a sua forma lembra a do inseto adulto, mas bem menor. A reprodução Indireta com Metamorfose Incompleta é aquela em que nascem dos ovos as larvas chamadas de Ninfa. Essas larvas são semelhantes aos insetos adultos, mas não tem asas. Trata-se do ovo ninfa adulto. Já a reprodução chamada de Indindireto com Metamorfose Completa, do ovo sai uma larva ou lagarta que se alimenta e acaba secretando um casulo que acaba por envolvê-lo. Essa é a fase é chamada de pupa e dentro desse casulo a pupa passa por transformações. Essa é a forma ovo larva pupa adulto. Dentre todos os insetos as formigas são os que mais são encontrados pela face da terra e para não encontrar espécimes delas é necessário ir para as regiões mais geladas do mundo.

Outros Artigos

A Vacina Para Raiva

A Vacina Para Raiva(0)

Vacina Antirrábica  A raiva, ou também chama de hidrofobia, é uma das doenças que mais acometem o ser humano em relação ao contato com animais. Muitos dizem que a raiva é transmitida pelo cachorro, mas o que poucos sabem é que na verdade a raiva é um vírus, que pode ser transmitido por diversos animais

Características Dos Aracnídeos

Características Dos Aracnídeos(1)

Quando se trata de aracnídeos, a maioria das pessoas têm medo e reservas, pois eles são animais com capacidades de ataque consideráveis e também, em alguns casos, podem ser venenosos. A classe dos aracnídeos (arachnida) é pertencente ao filo dos artrópodes e os animais que compõem essa classe são as aranhas, ácaros, escorpiões e carrapatos. No

Característica dos Insetos

Característica dos Insetos(0)

O grupo de insetos é bastante extenso no mundo todo e eles juntos compõem uma grande biomassa. Porém, pelo fato de serem em muitos casos pequenos acabam não se destacando dentre os demais animais. Entretanto, as características dos insetos lhes diferenciam de uma forma bastante peculiar dos demais animais. Para quem deseja conhecer mais sobre os

Peixe Palhaço

Peixe Palhaço(0)

Se você assistiu ao filme “Procurando Nemo”, então sabe qual é o peixe palhaço: Nemo era um peixe das anêmonas, como também é conhecido. Porém, esses são os nomes populares dados para os integrantes da subfamília Amphiprioninae, que está dentro da família Pomacentridae. São cerca de 27 espécies de peixe palhaço que existem no mundo. Para quem

Bicho-Preguiça

Bicho-Preguiça(6)

O Bicho-Preguiça é um animal bastante simpático e que apesar da fama de não fazer nada é bastante interessante. Trata-se de um mamífero que pertence a ordem Xenarthra, a mesma dos tatus e tamanduás. Ele também pertence a família Bradypodidae (a família das preguiças de três dedos) ou então Megalonychidae (preguiças com apenas dois dedos).

leia mais

6 comentários

#1Sofia Rocha3 de agosto de 2012, 17:16

muito Obrigado!essa pesquisa ajudou bastante no meu trabalho

#2nubia da silva13 de agosto de 2012, 20:52

sabe eu nao gostei desses animais

#3nubia da silva13 de agosto de 2012, 20:54

eu gostei so que nao gostei desses animais porque sao nojentos mais e legal

#4tatiana23 de novembro de 2012, 17:27

quando e que amostram coisas de jeito

#5adriele1 de outubro de 2013, 13:28

muito obrigada essas informações foram muito importante!!

#6Martina Riegel31 de março de 2014, 15:49

Eu amo borboletas.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade