Insetos do Cerrado

O Cerrado é um dos maiores biomas do Brasil e também do planeta, dessa forma é natural que haja uma grande biodiversidade na região. O grande destaque é do grupo dos insetos, pois são inúmeras espécies que vivem nessa região. Para quem deseja conhecer melhor os insetos do Cerrado, segue uma lista bem interessante.

Besouros

Os besouros são insetos abundantes no Cerrado, mas ainda há poucos estudos a respeito deles. Dentre os tipos de besouro que são encontrados nessa região, podemos citar os serra-pau e brocadores. Somente no Cerrado de Brasília é possível encontrar mais de 60 famílias, e uma das mais comuns é a Staphylinidae.

Moscas, Mosquitos, Borrachudos e Pernilongos

Os insetos citados acima são da ordem Diptera e estão distribuídos de forma abundante no Cerrado. Porém, apesar de abundantes esses insetos não têm muitos estudos dedicados a eles. Dentre os que mais têm ocorrência no Cerrado, podemos citar as mocas de fruta Drosophila e os borrachudos Simulium,  que tem uma picada dolorosa capaz de causar alergia.

Abelhas, Vespas e Formigas

As formigas possuem uma grande diversidade de espécies no Cerrado, nos estudos mais recentes acredita-se que existem mais de 300 espécies. As abelhas, vespas e formigas têm como característica principal o fato de serem encontradas em bandos grandes e também representarem riscos para o homem, isso quando estão em bando e atacam de forma coletiva. Em relação às vespas os números são impressionantes, pois de acordo com estudos recentes 43% do total de espécies de vespas que existem no Brasil estão no Cerrado. Quanto as abelhas as estimativas são de que das 7 mil espécies de abelhas da América do Sul, 4 mil estão no Brasil e dessas 809 estão no Cerrado.

Cupins

Um único cupim nos passa despercebido, mas a grande biomassa que eles formam no Cerrado é difícil de ignorar. Considerados os animais mais abundantes do Cerrado, os cupins são muito importantes para o equilíbrio natural da região. Isso acontece porque eles ajudam a modificar o solo do Cerrado e também servem de alimento para os animais invertebrados. Grande parte dos cupins vive em habitats como matas, campos e cerrados, pois esses são locais em que eles podem se desenvolver de forma mais efetiva.

Mariposas

Na ordem Lepidoptera é possível encontrar borboletas e mariposas, estamos falando de insetos muito abundantes na região do Cerrado. Somente as mariposas possuem uma população em torno de 10 a 12 mil espécies. Essa diversidade tão grande pode ser explicada pelo fato de que a faixa de Cerrado de Brasília é um ponto de transição das espécies de mariposas da Mata Atlântica e também da Floresta Amazônica. O Cerrado é um bioma muito importante no que se refere à  diversidade dos insetos, além de ser um lugar interessante para observar as espécies.

A Vacina Para Raiva

A Vacina Para Raiva(0)

Vacina Antirrábica  A raiva, ou também chama de hidrofobia, é uma das doenças que mais acometem o ser humano em relação ao contato com animais. Muitos dizem que a raiva é transmitida pelo cachorro, mas o que poucos sabem é que na verdade a raiva é um vírus, que pode ser transmitido por diversos animais

Características Dos Aracnídeos

Características Dos Aracnídeos(1)

Quando se trata de aracnídeos, a maioria das pessoas têm medo e reservas, pois eles são animais com capacidades de ataque consideráveis e também, em alguns casos, podem ser venenosos. A classe dos aracnídeos (arachnida) é pertencente ao filo dos artrópodes e os animais que compõem essa classe são as aranhas, ácaros, escorpiões e carrapatos. No

Característica dos Insetos

Característica dos Insetos(0)

O grupo de insetos é bastante extenso no mundo todo e eles juntos compõem uma grande biomassa. Porém, pelo fato de serem em muitos casos pequenos acabam não se destacando dentre os demais animais. Entretanto, as características dos insetos lhes diferenciam de uma forma bastante peculiar dos demais animais. Para quem deseja conhecer mais sobre os

Peixe Palhaço

Peixe Palhaço(0)

Se você assistiu ao filme “Procurando Nemo”, então sabe qual é o peixe palhaço: Nemo era um peixe das anêmonas, como também é conhecido. Porém, esses são os nomes populares dados para os integrantes da subfamília Amphiprioninae, que está dentro da família Pomacentridae. São cerca de 27 espécies de peixe palhaço que existem no mundo. Para quem

Artrópodes Insetos

Artrópodes Insetos(2)

A classe dos Artrópodes é composta por diversas espécies que se destacam pelo fato de possuírem um tipo de exoesqueleto quitinoso que os protege. Além disso, os Artrópodes são reconhecidos como os animais que tem pernas articuladas. Os insetos dentro da classe dos Artrópodes representam o maior número de espécies. As espécies de insetos que compõem

#1Martina Riegel31 de março de 2014, 15:45

Qual é o nome do primeiro peixe?

#2Martina Riegel31 de março de 2014, 15:46

Qual o nome do primeiro peixe?