O Sapo-Boi

Algumas espécies de sapo que habitam países das Américas Central e do Sul são tão grandes que o animal costuma ser chamado popularmente de “sapo-boi”, pelo fato de ter um coaxar semelhante aos mugidos dos bovinos.

O Sapo-Boi

O Sapo-Boi

Algumas das espécies apelidadas de “sapo-boi” são: Rhinella marina, a espécie nativa das Américas do Sul e Central, a mais comum e também apelidada de “sapo cururu”; Ceratophrys ornata, espécie quase ameaçada que vive no Chile, Argentina e Sul do Brasil, também chamada de “sapo untanha” e “sapo de chifre”; e a Rhinella schneideri, nativa da América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Se forem observados de relance, quando vistos em seu habitat natural, podem ser confundidos facilmente, por terem tamanhos e escamas semelhantes. Porém, cada espécie possui as suas particularidades, bem como a sua alimentação e a quantidade de exemplares encontrados na natureza.

No caso da Rhinella marina, o “sapo cururu”, é tão popular no Brasil em quantidade, por ser extremamente fértil, que virou até tema de uma canção infantil de nosso folclore. Nativo tanto da América do Sul como Central, o sapo cururu, também chamado de sapo-boi, possui um alto índice de fertilidade pelo fato das fêmeas postarem um grande número de ovos.

Além da alta taxa de natalidade, o sapo-boi possui uma dieta extremamente versátil, alimentando-se tanto de materiais mortos quanto vivos. Dessa forma, consegue se nutrir adequadamente, independente das condições climáticas do ambiente.

Em geral, um sapo-boi adulto costuma atingir o tamanho de até 15 centímetros de comprimento. Porém, existem animais da espécie que podem ultrapassar essa medida, já que o maior animal encontrado na natureza até hoje media 38 centímetros de comprimento e pesava impressionantes 2,65 quilogramas.

O habitat natural do sapo-boi é variado: a espécie consegue viver tanto nos pampas, que possuem temperaturas amenas, passando pelo seco e quente cerrado, bem como nas úmidas, quentes e abafadas florestas subtropicais e tropicais. Por ser um animal de sangue frio, o sapo-boi consegue se adaptar a qualquer clima facilmente.

Além disso, o animal possui um apetite extremamente voraz, podendo comer diversas espécies de insetos, dos mais variados tamanhos. Por isso mesmo é que a espécie foi escolhida pelos agricultores das regiões do Oceano Pacífico em 1935 para combater as pragas locais que habitavam as plantações de cana-de-açúcar.

Porém, por não contar com predadores naturais, hoje o sapo-boi é considerado uma verdadeira praga em algumas regiões, especialmente na Austrália, sendo chamado por lá de “cane toad”, denominação em inglês para “sapo da cana”.

É temido por ser considerado venenoso, especialmente no Brasil, já que existe a crendice que o sapo-boi esguiche um veneno que pode causar cegueira. Porém, cientistas desmentem que o animal possa fazer isso.

Ele possui veneno sim, mas somente é tóxico quando existe um contato físico com o animal, como apertando-o, o que faz com que suas glândulas soltem o veneno, que ser tóxico quando a pessoa o engole ou é mordida pelos animais de estimação e predadores.

.

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade