Peixe-Dourado: Características Gerais

O peixe-dourado está entre as espécies mais apreciadas do mundo. Existem diversas espécies e subcategorias que podem ser consideradas como do tipo dourado. Apreciado inclusive por causa da carne saborosa ou em consequência das cores que brilham junto com as águas de rios cristalinos e os raios solares. Em termos gerais, as espécies são consideradas suculentas e procuradas por muitos visitantes que ambicionam experimentar excelências gastronômicas por causa do sabor agradável, carne suculenta e com baixo de teor de gordura.

A Beleza dos Peixes

A Beleza dos Peixes

Algumas espécies são conhecidas por causa da resistência que oferece para serem fisgadas e por este motivos são procuradas por pescadores que apreciam a pesca esportiva. Há ainda os peixinhos dourados, que podem trazer felicidade para grande parte das crianças que desejam possuir animais de estimação.

 Dourado: Brachyplatystoma Flavicans

Dourado que pode chegar a cerca de quarenta quilos, medindo índices recordes de 1,50m metros de comprimento. Peixe que possui exclusivo habitat no rio Amazona, maior bacia hidrográfica do mundo. Em grande parte das espécies existem tons avermelhados com cabeças platinadas, faixas escuras no dorso e curtas barbelas.

Machos atingem a maturidade no campo sexual quando passam dos cem centímetros de comprimento, ao passo que as fêmeas ficam férteis apenas com aproximados 120 centímetros. A desova acontece após algum tempo depois, no momento em que o caudal do rio está em níveis inferiores. Peixe apreciado por causa do sabor e baixo nível de gordura. Representa um dos dez tipos de peixes que sustentam a zona Amazônia em território peruano.

Peixinhos Dourados: Carassius Auratus

Quase todas as crianças norte-americanas apreciam a ideia de possui peixinhos dourados no aquário. Pode ser chamado de peixe-vermelho dentro do Brasil. São da mesma família das carpas. Considerados por especialistas como os primeiros peixes a serem domesticados de maneira comum e convencional dentro dos peixes aquários, comuns no mundo inteiro. Existem certas variedades exóticas de cor cinza-escuro originada na Ásia Oriental.

Possuem amplas variedades de tamanhos. A história aponta que a China foi o primeiro país que domesticou peixes dourados em aquários, ao final do século XVII. Existe ampla variedade nas formas, tamanhos e configurações das nadadeiras. Pode crescer em até 59 cm e pesar no máximo três quilos. Existem teorias que apontam baixa memória do peixe-vermelho, que podem se lembrar de apenas do que aconteceu em no máximo três segundos atrás. Por outro lado, existem pensadores convencidos de que peixes-vermelhos podem até mesmo reconhecer os próprios donos.

A manutenção é simples e por isso se tornou popular de maneira rápida. Necessita de aquários com capacidade de pelo menos 120 litros. Adicione cerca de trinta litros para cada peixe adicionado ao compartimento de vidros. Existem pessoas que insistem em não respeitar as regras básicas relacionadas com os cuidados básicos. Por este motivo a duração da vida dele pode diminuir em níveis consideráveis. A espécie pode atingir vinte nos de vida quase tratada com qualidade.

Imagem de Amostra do You Tube

Tenha em mente de que o H2O existente na água precisa de PH com alcalina em níveis moderado, entre 7,2 e 7,6. Em termos gerais a filtragem necessita ser mais eficiente. Filtro biológico jamais pode ser colocado no fundo e também não devem ultrapassar as altas exigências das filtragens.

Especialistas atestam que de preferência a espécie necessita ficar sozinha dentro do aquário. Como possuem barbatanas delicadas e movimentos lentos podem sofrer dezenas de assédios de outros tipos de peixe. Com relação ao aquecimento a melhor opção está nos termostato, visto que dentro dos aquários acontecessem mudanças bruscas de temperatura, consideradas prejudiciais para qualquer peixe.

Peixinhos dourados não convivem bem junto com grandes enfeites dentro do aquário, geralmente ficam machucados com o constante contato. Também possuem dificuldades em realizar a locomoção.  Presença de areia grossa, como substrato, representa ponto essencial.

Coryphaena Hippurus

Peixe que está presenta em águas quentes longe das superfícies da terra. Prefere viver em oceanos com águas azuis. Pode ser encontrado com frequência perto de algas de sargaços. Verde, amarelo, azuis e brancas. Os machos maiores possuem testa saliente e pesam aproximados quarenta quilos. Possui cores verdes e amarelas com manchas azuis e brancas no mesmo corpo.

A duração de vida dura no máximo quatro anos. Trazem barbatanas dorsais e longas ao comprimento do corpo. Barbatanas anais são côncavas. Distinguem por cores brilhantes e matizadas. Consideradas espécies carnívoras que se alimentam de peixes voadores, cavalas, caranguejos, entre outros. Em muitas regiões serve como alimento excêntrico, considerado espécie que substitui o peixe-espada, espécie em extinção com sabor firme e suave.

Depois de fisgado apresenta alta força para não ser conquistado. Para se defender utiliza grandes saltos fora da água, proporcionando desafios interessantes entre os pescadores que apreciam pesca esportiva. Vive poucos anos e cresce de maneira rápida. Espécies que podem ser encontradas inclusive próximas das águas costeiras de Portugal com a zona da Ilha Madeira.

Coryphaena Equiselis

Espécie que habita zonas aquáticas tropicais e subtropicais. Possui tempo estimado de vida equivalente entre três e quatro anos. Não ultrapassam 127 cm de cumprimento. Possui longa barbatana dorsal e corpo longo. O dorso traz traços brilhantes de cor verde-azulada. Os machos atingem maturidade sexual após desenvolverem testa protuberante. Ao serem retirados da água perder as tonalidades originais até ficarem com tonalidade de cor verde acinzentada e morrem. Carnívoro que se alimenta de pequenos peixes e lulas.

Imagem de Amostra do You Tube

Salminus Brasiliensis

Dourado típico dos rios brasileiros com maior ocorrência na Bacia do rio Prata. Apreciado em níveis consideráveis por pescadores esportivos em consequência do excesso de bravura e resistência antes de serem fisgados. Ocupa nichos ecológicos de salmões e trutas da mesma família de néon, traíra, pacu, tambaqui, lambari e piranha. Empresas turísticas em países como Brasil, Paraguai e Argentina oferecem pacotes turísticos para pescadores que desejam pescar estes tipos de dourados ao redor das bacias do rio Paraná. Em Minas Gerais podem ser encontrado nos rios Casca e Doce.

Salminus Hilarii

Peixe com tonalidade prateada de maneira comum que também pode ser chamado de Tubarana ou Tabarana. Encontradas de maneira principal em rios brasileiros, tais como: São Francisco, Tietê, Tocantins e Madeira. Também encontrado nas bacias de Orinoco rios colombianos e equatorianos.

    Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Outros Artigos

Filmes Sobre a Síndrome de Down

Filmes Sobre a Síndrome de Down(0)

O Que é Síndrome de Down? O distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é consequência da presença de um cromossomo 21 a mais, total ou parcialmente. O nome da síndrome foi dado como uma homenagem a John Langdon Down que foi o médico responsável pela primeira descrição da mesma

Comida Caseira para Gatos e Cachorros

Comida Caseira para Gatos e Cachorros(0)

Um assunto que se tornou bastante polêmico nos últimos tempos é a comida caseira para cães e gatos. Muitos donos de pets observam a tendência de preparar comida caseira para os seus amigos bicho como um perigo. No entanto, já faz algum tempo que as rações têm sido deixadas de lado por alguns proprietários de

Os Sintomas da Leucemia

Os Sintomas da Leucemia(0)

A leucemia é uma doença que afeta as células do sangue (leucócitos), e como toda doença sanguínea acaba passando por todo o corpo da pessoa, e pode afetar diversas partes do corpo humano (órgãos e tecidos). Os leucócitos são as células sanguíneas responsáveis pela defesa corporal, e eles sofrem transformações malignas, passando a se reproduzir

Animais Que Foram Para O Espaço

Animais Que Foram Para O Espaço(0)

Antes dos seres humanos irem ao espaço uma das teorias vigentes sobre os perigos do voo espacial a falta de capacidade em sobreviver a longos períodos de ausência de peso. Durante anos acontecem debate sérios entre os cientistas sobre efeitos da ausência de peso prolongado. Especialistas americanos e russos utilizaram macacos, chimpanzés e cães para

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias

Causas do Formigamento No Corpo: Parestesias(0)

Sensações anormais ao longo do corpo, tais como formigamento, são conhecidos como “parestesias”. Causados por danos nos nervos ou doenças que estão no organismo. É importante tratar o que pode levar à eventual dormência na área afetada. Muitos problemas potenciais são associados, vários dos quais são explicados neste artigo. Se sente que o seu corpo

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade