Mamíferos da Amazônia

Existem muitas espécies de mamíferos e um dos lugares do mundo em que há uma boa concentração deles é na Amazônia. A Amazônia é um lugar singular em todo o planeta, pois com a sua biodiversidade consegue integrar os mais variados tipos de vida e transformar a relação interespécies em algo fácil e fascinante.

Conheça os Mamíferos da Amazônia:

Cutia:

Nome científico: Dasyprocta punctata

Família: Dasyproctidae

Habitat: A Cutia é um animal bastante versátil que pode viver muito bem em florestas, bosques e áreas cultivadas.

Onde é possível encontrar: A distribuição geográfica desse animal é fantástica, podendo ser visto desde o sudoeste do México até o nordeste da Argentina.

Como é: A Cutia é animal que possui uma pelagem, que começa no laranja e chega a diversos tons de marrom e também preto. Esse animal pode ter de 40 a 62cm de cumprimento e a sua altura fica entre 10 e 15cm.

São animais monogâmicos e a relação começa depois que o macho urina na fêmea.

Mamíferos da Amazônia

Mamíferos da Amazônia

Capivara:

Nome Científico: Hidrochaeril hydrochaeris.

Família: Hydrocheraidae

Habitat: Para que um local seja perfeito para as capivaras, é necessário que exista água e também vegetação em que seja possível se esconder quando houver algum perigo.

Onde é possível encontrar: É possível encontrar capivaras em todo o território do Brasil.

Como é: A capivara é o maior roedor do mundo e pode chegar a ter 1 metro de comprimento e também pesar uns 80kg. Os pelos tem uma cor que varia do castanho para o cinza. O pelo é grosso, espaço e áspero.

As fêmeas de Capivara podem dar a luz até 4 ou 5 crias de uma única vez e também podem ter várias gestação ao longo de um mesmo ano.

Mamíferos da Amazônia

Mamíferos da Amazônia

Tatu Canastra:

Nome Científico: Priodonte maximus.

Família: Dasypodidae

Habitat: Trata-se de um animal de hábitos noturnos e que tem preferência por habitats como florestas tropicais e também campos.

Onde é possível encontrar: O Tatu Canastra pode ser encontrado na América do Sul, Andes, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai e o leito do Amazonas.

Como é: A parte de cima do Tatu Canastra é sem pelos com um tipo de armadura óssea. Ele tem cabeça pequena e os ouvidos bem distantes um do outro.

A base alimentar do Tatu Canastra são insetos que ele cava em sua toca.

Mamíferos da Amazônia

Mamíferos da Amazônia

Macaco da Noite:

Nome Científico: Aotus sp.

Família: Cebidae

Habitat: Basicamente visto em florestas.

Onde é possível encontrar: América do Sul e América Central. No leito do Rio Amazonas.

Como é: Os seus pelos são de tons cinza que se mesclam com marrom, a sua face é branca com alguns contornos pretos. A sua cauda é não preênsil, ou seja, nunca está enrolada. Seus olhos são marrons e a sua boca é apenas um risco preto.

Trata-se de um animal noturno e que vive em pequenos grupos.

Macaco Barrigudo:

Nome Científico: Lagothrix lagothricha.

Habitat: Vive em florestas que estão a pelo menos 3.000 metros de altitude na Amazônia.

Onde é possível encontrar: Amazônia.

Como é: Pode medir de 51 a 69cm e a sua cauda tem o comprimento de 60 a 72cm.

Os seus hábitos são diurnos e é visto em grupos grandes.

Outros Artigos

Maior Planta Carnívora do Mundo

Maior Planta Carnívora do Mundo(0)

Os filmes de terror mais antigos costumavam ter grandes monstros que impressionavam tanto os mocinhos dos filmes como os telespectadores. Um monstro que poderia ter sido bem aproveitado nas telonas é um em forma de planta carnívora. Contudo, esse monstro seria criado usando muito a criatividade dos designers já que de verdade a maior planta

Primavera Quente

Primavera Quente(0)

As mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando devido a problemas de desequilíbrios ambientais têm gerado estações diferentes. Apesar de a primavera ser geralmente quente, temos percebido que a cada ano o calor tem se tornado mais intenso e em muitos casos quase insuportável. Para que fique claro, a Primavera Quente é um fenômeno considerado

Mais Belas Cachoeiras

Mais Belas Cachoeiras(0)

As cachoeiras são com certeza uma das obras da natureza mais bonitas, isso por que sempre são cercadas de mistério e uma sensação de liberdade. É difícil encontrar uma cachoeira que não seja bonita, mas é claro que existem aquelas mais bonitas que se destacam por algum motivo especial. O Brasil, por exemplo, possui as

Meio Ambiente com Lixo

Meio Ambiente com Lixo(0)

O lixo é um dos problemas que mais atormenta a vida no planeta, pois o seu acumulo pode gerar os mais diversos problemas, como enchentes e desmoronamentos. Além de ser um risco físico para a estrutura do ambiente, também se trata de um veneno que corrói o meio ambiente. O meio ambiente não consegue coexistir

Baleia Jubarte

Baleia Jubarte(0)

A baleia Jubarte é uma baleia que está presente em todo o mundo. Durante o verão ela se alimenta próximo aos pólos e durante o inverno migra rumo ao trópico para poder criar os seus filhotes. Para ver uma baleia Jubarte você deve tentar nas costas marítimas e em ilhas oceânicas como, por exemplo, Fernando

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade