Como Ocorrem as Avalanches?

Alguns fenômenos naturais são pouco conhecidos no Brasil pelo fato de não termos neve em grande escala. Um desses fenômenos é o das avalanches que consistem em blocos de neve solta e com pouca densidade que acabam se separando do restante da camada de gelo e com isso acabam deslizando montanha abaixo.

Imagem de Amostra do You Tube

Trata-se de um fenômeno que desperta muita curiosidade principalmente nas pessoas que nunca viram de perto uma avalanche. A seguir vamos explicar de forma simples como elas acontecem. Mas, já avisamos que não é nada legal estar por perto quando uma avalanche começa.

O Acontecimento

A avalanche começa com aquele bloco de neve solta e pouco denso que acaba se soltando do restante da camada de gelo da montanha, quando isso acontece a neve vai deslizando pela encosta. Existem vários fatores que podem ter influência sobre as avalanches como as mudanças do clima, terremotos e em algumas situações até mesmo o peso do esquiador influi.

Provavelmente você já viu um desenho em que um barulho faz com que uma avalanche caia sobre o personagem, na vida real não é tão simples assim, mas um ruído alto pode sim desencadear alguns desmoronamentos de grande proporção. Embora não seja comum o som é propagado por ondas que podem desestabilizar camadas soltas de neve.

Números

Todos os anos acontecem cerca de 1 milhão de avalanches no mundo todo, a maioria delas se dá em encostas íngremes e que não são habitadas em que a neve fica acumulada. As condições necessárias para causar avalanches estão presentes em cerca de 2% das áreas geladas do planeta como nas regiões dos Andes na América do Sul, Montanhas Rochosas dos Estados Unidos e os Alpes na Europa.

Destruição

Não é muito comum que ocorram avalanches em áreas habitadas pelo o que explicamos acima em relação as áreas que são propensas para tal fenômeno. No entanto, quando as avalanches se dão em áreas habitadas costumam ser destruidoras. Um exemplo do poder de destruição é a avalanche que ocorreu no dia 10 de janeiro de 1962 numa cidade pequena na Cordilheira dos Andes chamada Yungay. Nesse dia 3 milhões de toneladas de gelo e pó se soltaram do monto Huascarán. Foram mortas por essa avalanche 3500 pessoas, a descida violenta do gelo percorreu 6768 metros da encosta em apenas dois minutos.

Imprevisibilidade e Medidas de Prevenção

Um grande problema em relação às avalanches é a dificuldade em fazer previsão das mesmas. A melhor forma de prevenir tragédias é defender as áreas que sejam consideradas de risco. Por exemplo, nas estações de esqui americanas os esportistas antecipam os desabamentos usando explosivos antes que as pistas sejam abertas para o público.

Já na Islândia as cidades que ficam perto de encostas de gelo contam com muros com até 18 metros de altura para que seja possível conter a neve e desviar o fluxo se necessário. Contudo, mesmo com todos esses cuidados ainda morrem cerca de 150 pessoas todos os anos devido a avalanches.

Resgate na Avalanche

Ação Rápida – 15 Minutos

As vítimas de uma avalanche devem ser socorridas com rapidez uma vez que na maioria dos casos essas pessoas não resistem mais de 15 minutos embaixo da neve. Numa situação dessas a pessoa pode morrer por falta de ar ou pelo frio. Por esse motivo as equipes de salvamento costumam utilizar helicópteros assim que chegam ao local.

Enquanto fazem as buscas os profissionais costumam perfurar o solo com varetas e cavar a neve para tentar encontrar pessoas soterradas. Nos Alpes Suíço as equipes contam com cães farejadores para ajudar a localizar pessoas pelo seu cheiro. Quando as pessoas são encontradas podem ser puxadas com cordas para fora da neve.

O Desabamento

Conforme desaba a massa de neve vai ficando cada vez mais rápida e com isso arrasta árvores, rochas, casas e o que mais estiver em seu caminho. A massa é chamada de nuvem e ela pode chegar a até 50 metros de altura. O deslocamento é de mais de 400 km/h. Na avalanche de Saint Helens nos Estados Unidos em 1980 a nuvem chegou a um deslocamento de 400 km/h.

O pior é que mesmo quem escapa de ficar soterrado na neve pode acabar morrendo, pois existem casos de esquiadores que sobreviveram a neve e também aos resíduos da avalanche, no entanto foram sufocados pela onda de vácuo que o deslizamento cria na área.

Possíveis Causas de Avalanches

Vento

Em geral as avalanches ocorrem em encostas que possuem uma inclinação maior do que 25°. Dessa forma ventanias fortes vão acumulando montanhas de neve na área e quando o peso se torna muito elevado a camada de neve acaba se soltando e com isso desabando pela encosta.

Sol

Tem alguns casos de avalanche em que o fator decisivo é o sol, pois o seu calor esquenta muito a neve e com isso faz com que ela derreta. O líquido que se forma acaba se infiltrando na camada gelada o que faz com que apareçam rachaduras que começam as temidas avalanches.

Esqui

A terceira causa mais comum de avalanche tem a ver com o fator humano, ou seja, a presença de esquiadores. O peso de um esquiador pode ser o bastante para causar a ruptura da ligação de uma faixa mais superficial de neve que já estava um pouco solta e densa da camada de gelo que está realmente presa na rocha da montanha.

Dicas de Como Agir Numa Avalanche

Para começar não entre em pânico, pois isso não irá ajudar em nada. Assim que perceber o que está acontecendo grite para avisar os demais e para que eles consigam te encontrar. Procure fugir do centro da avalanche, não adianta tentar fugir dela como um todo, mas sim do seu centro.

Vá se arrastando pela neve saindo da corrente da avalanche. Fique de boca fechada para que a neve não entre nela. Deixe o máximo de equipamento que for possível. Se acontecer de você ficar enterrado coloque as mãos para cima em busca de criar um espaço para respirar. Você deverá mexer a cabeça de um lado para o outro. Não tente escavar, faça isso somente se conseguir deixar um braço de fora.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade