Como Se Forma um Furacão?

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra como essa ventania tão assustadora se forma.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Acontece

Assim como qualquer chuva o furacão também surge por meio da evaporação da água. Porém, é claro que não podemos comparar o poder de destruição do furacão com o de uma chuva comum. Um furacão é muito mais do que uma chuva, trata-se de uma tempestade de grande proporção com episódios que podem durar até sete dias e os seus ventos podem ultrapassar a marca de 200 km/h.

A água também evapora em enormes proporções numa área de vários quilômetros e quando se encontra nas condições especiais pode acontecer no centro dos oceanos nas regiões de águas com temperaturas elevadas e de ventos muito calmos. Podemos concluir com isso que os furacões são fenômenos tropicais típicos.

Furacão no Brasil

Os cientistas acreditavam que era impossível acontecer um furacão em nosso país uma vez que as águas do oceano Atlântico Sul tem águas com temperaturas bem inferiores aos 27° C que dão origem ao fenômeno de um furacão. Porém, essa ideia foi abalada quando uma forte tempestade atingiu o sul do país.

Naquele momento a temperatura da água se encontrava mais elevada que o comum e foi isso o que permitiu a formação do primeiro furacão do país, pois a estrutura da tempestade Catarina (como ficou conhecido o episódio) era igual à de um furacão.

Dúvida – A Diferença de Furacão, Ciclone, Tornado e Tufão

Uma dúvida bem pertinente diz respeito desse tema é a diferença que existe entre furacão, ciclone, tufão e tornado. A primeira coisa que se deve saber é que ciclone, furacão e tornado são nomes diferentes que dizem respeito ao mesmo fenômeno. Por exemplo, na Austrália e na Índia as tempestades do oceano recebem o nome de ciclones. Já na Indonésia e Japão recebem o nome de tufões, por sua vez na América são chamados mais comumente de furacão.

Os tornados são outro fenômeno e a sua formação acontece no continente, além disso, são bem menores e tem entre 100 e 600 metros de diâmetro. A sua duração é de pouco tempo e podem ser bem destruidores, os ventos podem passar de 500 km/h.

Furacão Peso Pesado

Os furacões que se mostram mais devastadores são aqueles com chuvas fortes e com rajadas de vento de 250 km/h.

Passo a Passo da Formação de Um Furacão

Primeiro Passo

Os furacões são formados no centro dos oceanos em geral em áreas que possuem pouco vento e águas de temperaturas superiores a 27°C. Essas áreas em geral têm evaporação intensa, a água do mar fica quente e então se transforma em vapor e depois forma nuvens bem grandes. Assim começa a formação do fenômeno do furacão.

Segundo Passo

O local em que a água evapora possui pressão do ar menos elevada do que no seu entorno. Nesse contexto o ar se desloca das áreas em que a pressão é maior no meio do furacão. O ar chega então com muita umidade e evapora fazendo com que o furacão venha a crescer.

Terceiro Passo

Leva entre um e dois dias para que o furacão fique gigante com cerca de 500 km de diâmetro. Na área total do furacão chove muito e venta demais e as rajadas então variam entre 118 km/h e 249 km/h.

Quarto Passo

Como se trata de um fenômeno da atmosfera o furacão passa pelos efeitos de rotação da terra e dessa forma faz com que o ar das áreas de alta pressão como a parte de cima comecem a girar num sentido enquanto que o ar da base em que a pressão é menos elevada gira no sentido oposto.

Quinto Passo

No centro da tempestade está localizado o que se chama de olho do furacão com mais ou menos 20 km de diâmetro. Trata-se de uma área em que é muito quente e não tem nuvens e nem mesmo chove. É exatamente nessa região que a água continua evaporando e assim alimenta o furacão.

Sexto Passo

Os furacões então no oceano avançam em regiões de água de temperatura mais alta e assim que chegam a terra encontram um local de água gelada e mais seca que faz com que a sua força seja dissipada. Contudo, provocam inundações com ondas que chegam a até 15 metros e ventos bem fortes.

Informações Interessantes Sobre Furacões

Fenômenos Meteorológicos

Um furacão é um fenômeno meteorológico que se alimenta do calor que é liberado por meio da umidade do ar bem como da condensação do vapor da água e que chegam a velocidade superior a 105 km/h de maneira a provocar assim devastação.

O Papel do Sol

Os furacões se formam quando o oceano passa a ser aquecido pelo sol durante um longo período de tempo o que faz com que haja o aquecimento da massa de ar que fica localizada no entorno o que eleva a umidade. A redução da temperatura varia conforme a umidade sobe e o ar quente também aumenta.

Uma coisa interessante é que a potência, ou seja, a força que um furacão terá depende e muito do calor que é liberado pelo seu vapor de água. Isso impulsiona a formação da tempestade que vai aumentando de força conforme recebe mais calor e assim resulta na formação de um furacão.

Balde de Água Fria

O furacão começa como uma tempestade que vai recebendo força das águas aquecidas o que faz com que possam vir a se desmanchar caso entrem em contato com a água fria. Acontece muitas vezes de uma região ser alertada do risco de um furacão e ele se dissipa antes do local do alerta.

Sentido dos Furacões

Você sabia que no Hemisfério Sul os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte se movimentam no sentido anti-horário? Isso acontece devido a movimentação do ar que se concentra em diferentes direções.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Tempestades de Areia – Como Ocorrem

Tempestades de Areia – Como Ocorrem(0)

As tempestades de areia parecem coisas sensacionais nos filmes de ação e aventura, não é mesmo? Não é algo que faz parte da nossa realidade imediata, mas nos fascina. Pensando nisso vamos esclarecer alguns pontos sobre esse tema, preparado para embarcar numa tempestade de areia? A Tempestade de Areia Em geral as tempestades de areia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade