Como Se Forma Um Iceberg?

O Que é Um Iceberg?

A palavra iceberg é uma combinação da palavra “ice” que vem do inglês e significa gelo e da palavra “berg” que vem do holandês, sueco e alemão e quer dizer montanha. Trata-se de uma massa ou bloco feito de gelo que se solta das calotas polares ou geleiras cuja origem remonta mais de cinco mil anos.

Imagem de Amostra do You Tube

Descrição do Iceberg

Uma curiosidade a respeito dos icebergs é que eles são feitos quase que completamente de água doce, porém, não é água pura uma vez que tem dentro do seu interior corpos de animais mortos, fósseis e outros. Deve-se ter cuidado para não confundir os icebergs com banquisas que são plataformas de água do mar congelada que se forma durante o inverno e que dificilmente resistem ao verão.

Somente cerca de 10% da massa de um iceberg consegue emergir a superfície. A massa específica da água é mesmo no seu estado sólido de cerca de 1 g.cm−3. Seguindo o rigor científico da massa específica do gelo vale algo em torno de 0,917 g.cm−3, número que é constante durante toda a sua vida.

Lentamente essa massa cresce durante esse período de vida útil do bloco durante o período em que fica em contato com o meio em que flutua. Em torno de 90% dos icebergs ficam submersos o que cria um grande risco para a navegação. Para que fique mais claro imagine que apenas 1/7 do iceberg emerge e os outros 6/7 ficam escondidos.

Como Ocorre a Flutuação de Um Iceberg

O iceberg flutua pelo fato de ser feito de gelo polar, ou seja, de água doce cuja massa específica é de 0,917 g.cm−3 ao passo que a água do mar é uma solução salina que possui massa específica maior do que 1 g.cm−3 (em média, 1,025 g.cm−3). Dessa forma seguindo o Princípio de Arquimedes o iceberg tem mesmo que flutuar na água salgada do mar.

O cálculo das alturas e das massas dos volumes que estão emersos ou imersos pode ser feito através das leis hidrostáticas. É exatamente disso que vem a expressão popular de que algo é apenas a ponta de um iceberg para designar que existe muito mais além do que se pode ver.

Como Se Forma Um Iceberg

Pedaços de Gelos

Os icebergs são pedaços grandes de gelo que se soltam das geleiras. As correntes marítimas assim como as marés atuam sobre o gelo que fica submerso em torno das bordas dos continentes, se movem para cima e para baixo. Conforme o tempo passa surgem microfraturas que vão crescendo até que uma parte do gelo se solta completamente dando origem ao que conhecemos como iceberg.

Um Grande Bloco de Gelo

Em geral os icebergs possuem uma altura média de 70 metros de altura dentre os quais 90% ficam abaixo da água. Fato que acontece porque a densidade do gelo é somente um pouco menor que a densidade da água salgada, no caso se fosse mais denso haveria uma parte emersa ainda maior. O peso médio chega a cerca de 200 mil toneladas, é possível que um iceberg chegue a até 20 vezes esse número.

O Derretimento do Iceberg

Os icebergs também morrem, ou seja, eles derretem completamente em algum momento depois de terem se soltado da geleira. Geralmente o iceberg demora uns dois anos para que derreta completamente. Contudo não existe um tempo pré-determinado para que isso aconteça.

O derretimento depende da rapidez das ondas do mar bem como da sua temperatura. Quando o iceberg fica mais próximo da costa acaba durando mais tempo e claro que o seu tamanho também faz diferença, pois um iceberg maior demorará mais tempo para derreter por completo.

Ao Sabor do Vento

Apesar de o principal elemento que leva os icebergs a navegar a esmo serem as correntes marítimas o vento também exerce grande influência nessa movimentação. A velocidade com que esses icebergs vão se deslocar depende bastante da corrente marítima que eles seguem.

Por exemplo, um iceberg que está no hemisfério norte e fica perto da corrente de Labrador consegue se deslocar cerca de 20 cm por segundo.

Algumas Curiosidades Sobre Icebergs

Titanic

O acidente de navegação envolvendo um iceberg mais famoso da história é com certeza o do Titanic. Depois que o poderoso navio se chocou contra o iceberg e matou muitas pessoas foi criada a Patrulha Internacional do Gelo que tem como função monitorar a presença de icebergs no oceano Atlântico. A colisão com o iceberg aconteceu no dia 14 de abril de 1912, os icebergs passaram então a ser vistos como uma verdadeira ameaça.

Polo Norte

Existem vários icebergs que se deslocam da Antártida (pólo sul), Groenlândia e outros lugares, porém, não existem icebergs que se deslocam do Polo Norte uma vez que o seu gelo é de plataforma, ou seja, feito de água do mar congelado e não de água doce.

Por Dentro dos Icebergs

Uma coisa bem interessante a respeito dos icebergs é que eles tem dentro de si água em estado líquido o que faz com que o seu deslocamento aconteça com mais facilidade.

Efeito Estufa

Embora a temperatura mais elevada das águas cause mais derretimentos não causa particularmente a formação de icebergs.

Era Glacial

Os icebergs estão na Terra há mais de 5 mil anos, por isso são entendidos como um tipo de herança da Era Glacial.

Bebendo Água de Iceberg

Como já dissemos acima a água do iceberg é doce e acredite que algumas pessoas desembolsam boas quantias para beber a água desses gigantes de gelo engarrafadas. Para isso são derretidos alguns pedaços do iceberg, a marca é a Borealis e saiba que é bem caro comprar uma garrafa dessas.

Perrier X Borealis

Existe uma grade rixa entre as marcas de água Perrier e Borealis, pois a segunda diz que tem a água mais pura do mundo já que a extrai de icebergs em provocação a concorrente que afirma vender a melhor água em termos de qualidade. A Borealis afirma que a água do iceberg já existia no planeta muito antes da poluição e a Perrier lembra que a água da concorrente pode ter urina de animais polares.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade