Como Se Formam Enchentes nas Grandes Cidades?

As enchentes se tornaram um grande problema das cidades grandes e infelizmente o final e o começo de cada ano é motivo de alerta para quem vive em algumas regiões. Podemos acompanhar através da cobertura jornalística como a elevação dos cursos d’água e inundação de ruas e casas prejudica a vida de muitas famílias. Inúmeras tragédias acontecem devido a essas inundações.

Enchentes nas Grandes Cidades

Enchentes nas Grandes Cidades

Porém, o que realmente assusta nesses casos é o fato de que as enchentes podiam ser evitadas. A seguir vamos explicar um pouco melhor como as enchentes se formam nas grandes cidades e de que forma elas podem ser evitadas. Um problema sério que aflige muitas pessoas.

Como Acontecem as Enchentes

Podemos simplificar a explicação a respeito de como as enchentes acontecem dividindo as causas em dois tipos: que são as naturais e as antrópicas (fenômenos naturais que acontecem na natureza e que são intensificados pela ação do homem).

Enchentes – Causas Naturais

Os rios que são chamados intermitentes são aquelas que jamais secam durante o ano. Esses rios possuem dois tipos de leitos, um menor e que é o principal (é nele que a água corre durante quase todo o tempo) e um maior que funciona como um complementar e que costuma ser inundado nos períodos de cheias.

Trata-se de uma manifestação bastante comum nas áreas planas que também recebem as planícies tidas como de inundação. Observe a imagem para compreender um pouco melhor:

 

Esquema

Esquema

Na imagem podemos ver um corte transversal do curso de um rio, observe que tem os leitos maior e menor. As vezes devido as condições meteorológicas e devido ao curso d’água o leito maior acaba sendo inundado o que causa as cheias na área. O momento em que isso acontece varia de rio para rio.

Ocupação Humana

Quando as cheias não acontecem com frequência as pessoas podem acabar construindo casas, vilarejos e até mesmo cidades inteiras nessa área. Porém, em algum momento acontecerão as cheias naturais que irão atingir essas pessoas. Tem casos em que cidades inteiras acabam ficando submersas pela cheia dos rios.

Enchentes – Causas Antrópicas

Além das causas naturais é possível que as enchentes aconteçam devido a ação humana. O ser humano tem muitas maneiras de atuar sobre os cursos d’água causando enchentes e inundações. Existem alguns casos mais severos, mas que é menos comuns em que a enchente tem relação com rompimentos de barragens e diques o que causa sérios danos a sociedade.

Poluição

Contudo, em geral a ação do homem tem a ver com o mau uso do espaço urbano. Tem ainda a questão da poluição que pode ser causada pela falta de consciência das pessoas ou então pela falta de eficiência na coleta de lixo ou ainda pela falta de lixeiras espalhadas pela cidade.

Há ainda a poluição que é gerada pelas empresas e outros órgãos. Todo esse lixo faz com que os bueiros fiquem entupidos e assim eles não podem cumprir a sua função que é conter parte da água que aumenta o nível dos rios. O lixo ainda é levado pelas enxurradas de maneira a aumentar o volume das águas.

Sistemas de Drenagem

As enchentes podem ser ainda o resultado de um sistema de drenagem ineficaz ou inexistente. Tem casos em que não existem bueiros ou outras construções que tem como objetivo fazer a contenção ou desvio da água para os rios o que resulta nas cheias.

Contudo, é importante lembrar que somente construir bueiros e sistemas de drenagem não é o bastante já que outras ações antrópicas podem aumentar de maneira gradual a vazão das enxurradas no decorrer do tempo. Se o aumento da vazão das enxurradas ocorre os sistemas de drenagem podem não ser capazes de contê-las.

Ocupação Geográfica

Um dos problemas mais complicados que tem ligação direta com as enchentes é a ocupação irregular do espaço geográfico. Assim como dissemos no começo do texto algumas áreas de leito maior de um rio são ocupadas e eventualmente são inundadas. Essas pessoas que estão numa ocupação irregular acabam estando sujeitas as inundações se houver cheias nessa área.

O processo de inundação pode ser ainda intensificado pela remoção da vegetação que fica no entorno do rio. Essa vegetação tem a função de reter parte dos sedimentos que se direcionam para o leito e engrossam o nível das águas.

Impermeabilização do Solo

Todos os problemas que mencionamos acima tem grande influência no processo de enchentes, no entanto, aquele que é tido como o principal é a impermeabilização do solo. Com o desenvolvimento das grandes cidades houve um intenso processo de pavimentação e cimentação de quintais e calçadas o que faz com que grande parte da água que deveria se infiltrar no solo acabe escorrendo na superfície o que causa o aumento das enxurradas e a elevação dos rios.

A impermeabilização também tem papel importante no aumento da velocidade do escoamento o que causa erosões e diversos tipos de desastres ambientais no ambiente urbano.

Como Prevenir as Enchentes

Combater as enchentes pode ser mais fácil do que se imagina isso porque existem diversas medidas cabíveis. Um exemplo disso é a ideia implementada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, que agora conta com olheiros que tem a função de detectar o começo das inundações nas áreas de risco.

O objetivo é reduzir os efeitos que uma inundação repentina pode causar. Existem ainda outras possibilidades como a construção de barragens e o trabalho de desassoreamento do leito dos rios que consiste em remover os sedimentos que existem no fundo dos cursos d’água de maneira a aumentar a sua profundidade.

As medidas que citamos são paliativas, podem minimizar, mas não combater de forma efetiva uma situação que já se consolidou. Uma das formas melhores de lidar com o problema é ter um cuidado de prevenção feito por meio da construção de sistemas mais eficazes de drenagem e a desocupação das áreas que são tidas como de risco. Pode ser interessante também a criação de reservas florestais no entorno dos rios e diminuir a poluição e a geração de lixo.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade