Fontes De Energia

Quando pensamos em energia, é natural que o nosso pensamento vá direto para a energia elétrica, mas é importante saber que existem outras fontes. Com todos os problemas pelos quais o planeta vem passando, conhecer melhor as alternativas limpas que temos se mostra necessário. Se você deseja conhecer melhor essas fontes de energia, pode acompanhar esse artigo.

Energia

Energia

Vamos Começar Com As Fontes De Energia Mais Utilizadas No Brasil:

Petróleo – Trata-se de formações ósseas que quando devidamente processadas são transformadas em geradoras de energia, ou seja, fontes. O Petróleo pode ser utilizado para a fabricação de gasolina, querosene e ainda pode produzir a energia elétrica nas Usinas Termelétricas.

Carvão Mineral – Esse minério é responsável pela geração de calor nos grandes e poderosos fornos das indústrias siderúrgicas. Além disso, assim como o Petróleo, o Carvão Mineral pode ser utilizado como fonte de energia nas Usinas Termelétricas.

Biocombustíveis – No Brasil, a utilização dos chamados Biocombustíveis está sendo bastante difundida, e podemos encontrar como principais exemplos o álcool e o biodiesel. A sua utilização começou a ser feita de forma mais intensa durante a década de 70.

Fontes

Fontes

Energia Hidrelétrica – Essa fonte de energia se baseia na força dos movimentos das águas, já que grandes turbinas são impulsionadas pela força da água e assim se movimentam dando origem a energia hidrelétrica.

Essas são as principais fontes de energia que o Brasil utiliza, mas vale ressaltar que existem outras fontes. A Energia Eólica, por exemplo, é a produzida pela força do vento, e em locais em que o vento é uma constante da natureza, ela pode ser uma alternativa para evitar o desperdício de energia de fontes não renováveis.

Além do vento, o sol também pode ser uma ótima fonte de energia limpa através da energia solar. Basicamente com o auxílio de placas que capturam a energia emitida pelo sol através do seu calor, é possível produzir energia até mesmo para manter uma casa, por exemplo. Outras fontes são também a energia nuclear, xisto betuminoso, carvão vegetal e lenha.

Fontes De Energia Renováveis e Não-Renováveis

Uma das maiores preocupações do ser humano atualmente tem sido como substituir as fontes de energia não-renováveis, que estão sendo esgotadas. O Petróleo está acabando e mesmo que ainda existam algumas reservas, sabemos que ele não existirá para sempre.

Fontes De Ernergias

Fontes De Ernergias

Para que fique mais claro, fontes de energia como o sol e o vento, por exemplo, são renováveis, pois não dependem do homem o seu aparecimento, e também não há a possibilidade de o homem esgotar essas fontes.

Porém, o petróleo e a própria água são fontes de energia não-renováveis, pois são recursos encontrados na natureza que com o passar do tempo estão ficando escassos. Por isso a preocupação das novas gerações tem sido cada vez mais encontrar novas alternativas para manter as luzes acesas.

Outros Artigos

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2020 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade