Neve ou Geada? Entenda a Diferença

O Brasil é conhecido em várias partes do mundo como sendo um país tropical, mas até mesmo nosso país sofre com as baixas temperaturas do inverno. Nas regiões Sul e Sudeste a estação mais fria do ano castiga com baixas temperaturas. Algumas cidades, em especial no Sul do país, é possível até conferir um pouco de neve de vez em quando.

Imagem de Amostra do You Tube

A geada já tem uma presença mais constante nos noticiários dessas regiões, mas afinal qual é a diferença entre neve e geada? Para ajudar muitos internautas que também tem essas dúvidas vamos explicar de forma mais detalhada. Confira e tire as suas dúvidas, no próximo inverno você já estará craque em identificar um ou outro.

Geada ou Neve?

Para entender a diferença entre geada e neve devemos começar compreendendo o que esses dois fenômenos têm em comum, ambos se formam quando o vapor d’água se torna sólido. O que diferencia os dois fenômenos é que cada um se dá num local distinto e com temperaturas diferentes.

A Formação da Neve

O surgimento da neve nas nuvens acontece quando o vapor d’água de elevadas altitudes se transforma em cristais de gelo. Nos casos em que o cristal de gelo passa pelas faixas de ar acima de 0°C acaba derretendo e caindo na forma de chuva ou de garoa.

A Formação da Geada

Enquanto a neve se forma no céu a geada se forma no chão, ela se dá quando o vapor d’água que está perto do chão congela e assim cria uma camada de pequenas agulhas que estão congeladas. A geada somente acontece quando a temperatura do ar fica abaixo de zero.

O tipo de geada mais comum é aquele que recebe o nome de geada branca e acaba congelando somente a parte mais superficial das plantas. Com isso as folhas das plantas acabam ficando queimadas pelo gelo o que prejudica e muito o seu desenvolvimento. Contudo, ainda existe um tipo de geada mais grave, a chamada geada negra que ocorre quando a temperatura está próxima ou menos que 10 graus negativos.

O Perigo da Geada Para os Vegetais

Estados como o Paraná, por exemplo, enfrentam grandes dificuldades durante o inverno rigoroso uma vez que as geadas destroem plantações inteiras. Quando ocorre geadas muito intensas como a geada negra, por exemplo, o frio acaba causando a morte dos vegetais uma vez que congela os vasos internos das plantas, aqueles responsáveis por fazer a condução da seiva.

Geadas e Neve no Brasil

Os dois fenômenos podem e acontecem no Brasil, entretanto as nevascas são raras. Em geral nevascas acontecem em torno de duas vezes por ano e em locais com mais de 800 metros de altitude no Sul do país ou mesmo em planaltos que tem mais de 1500 metros na região Sudeste.

Já as geadas acontecem com bem mais frequência e tem uma área de abrangência maior. O Centro-Oeste do país também pode ser atingido pelas geadas, em grande parte dos casos isso acontece depois que uma frente fria passa numa noite longa de inverno. Plantações de frutas cítricas e de café costumam ser as mais atingidas pelas geadas em nosso país.

O mais curioso é que a neve em geral não costuma ser destruidora como as geadas. Obviamente nos referimos as nevascas brasileiras que não criam grandes camadas de gelo no solo uma vez que derretem com mais rapidez e assim não dá tempo de sufocarem as plantas.

Diferença Entre Chuva e Garoa – Diferença Entre Neve e Granizo

Depois de conhecer a diferença entre neve e geada é interessante conhecer também a diferença entre chuva e garoa e entre neve e granizo. Tudo começa quando o vapor sobe para a atmosfera e as nuvens são formadas, esse vapor pode continuar no estado gasoso ou então passar para o estado líquido e depois para o sólido. Tudo depende de fatores como a temperatura da atmosfera durante o fenômeno.

O líquido pode se precipitar na atmosfera sobre a superfície com a forma de garoa ou chuva. Quando o vapor passa para o estado sólido pode cair na superfície como neve ou granizo. Um dos fatores que determinam a classificação do fenômeno é o estado físico em que a água se encontra. Também é possível diferenciar os fenômenos pelo tamanho da gota ou cristal de gelo que é formado.

Garoa

Formada por gotículas de água que tem de 0,2 a 0,5 mm de diâmetro a garoa cai bem lentamente em direção a superfície da terra. As gotas da garoa são pequeninas pelo fato de terem origem em nuvens mais baixas que tem pouco espessura. Quando as gotículas caem não há tempo o bastante para que as gotículas se juntem e deem origem a outras de maneira que não criam as gotas maiores.

Chuva

Trata-se da precipitação que é formada nas nuvens maiores e mais altas. Nesse caso as gotículas de água que caem na superfície são maiores com diâmetro de 1 a 6 mm. A sua origem normalmente se dá pelos flocos de neve ou pedras de gele que acabam derretendo enquanto caem.

Neve

A neve consiste em cristais de gelo que possuem a forma de flocos. O tamanho que esse floco terá depende em geral da quantidade de vapor de água que está disponível no processo de crescimento desse cristal de gelo dentro da nuvem. É importante entender que quanto mais elevada estiver essa nuvem menor irá ser a temperatura a que ela estará submetida e assim haverá mais chance de o vapor d’água acarretar na formação dos cristais de gelo.

Granizo

A formação do granizo acontece quando um cristal de gelo é deslocado dentro de uma nuvem grande e alta que possua gotículas de água que se encontrem supercongeladas. Durante o processo o vapor de água irá se depositar sobre o cristal que irá crescer e assim formar grandes pedras de gelo.

Agora você já sabe diferenciar neve e geada; chuva e garoa e neve e granizo. Esses fenômenos da natureza podem causar alguma confusão, mas o mais importante é entender que a diferença acontece no local em que se formam os mesmos.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade