País Mais Verde do Mundo

Você já se perguntou qual é o país mais verde do mundo? A resposta é a Islândia que aparece na primeira posição do EPI (essa sigla em inglês significa Índice de Performance Ambiental). Esse é um ranking elaborado e publicado a cada dois anos em conjunto pelas unidades de Columbia e Yale, nos Estados Unidos. A lista é feita com base nas medidas que os países adotam para proteger o seu meio ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Avaliação

Para determinar a posição de cada país nessa lista são usados 25 critérios que estão divididos em 08 categorias sendo que cada uma delas tem um peso específico. Os dados são obtidos por meio de organizações internacionais como o Banco Mundial e a ONU. Contudo, é interessante saber que essas medidas consideradas para fazer o ranking não consideram se a preservação está melhorando ou decaindo.

Mesmo tendo alguns pontos falhos essa avaliação ainda é uma das mais abrangentes já que conta com 163 países listados. Tem países como a China que tem contato direto com os pesquisadores do índice com o objetivo de melhorar os indicadores ambientais. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os critérios utilizados para a escolha do país mais verde do mundo.

Recursos Naturais

O país que lidera essa lista, a Islândia, tem 96% da água usada para consumo humano advinda de poços e minas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a exposição da água a fatores do ambiente tem uma responsabilidade parcial por cerca de 85 doenças.

Na capital do país, Reykjavík, existe um sistema com água quente natural que é utilizado no aquecimento dos prédios desde a década de 1930. Os barcos pesqueiros da Islândia têm uma cota máxima que podem explorar e existe uma forte fiscalização para garantir que essa cota seja mantida.

Critérios do EPI

Observação da Biodiversidade

Um dos principais critérios que são avaliados pelo EPI é a biodiversidade, basicamente se observa qual a porcentagem do território em que existe proteção da natureza. Por exemplo, na Islândia existem mais ou menos 100 reservas com uma área total de 20 mil km2. Uma questão interessante diz respeito a ocupação humana nesse país, mais de 60% dos habitantes vive na capital Reykjavík e dessa forma tem grandes áreas que não tem presença humana.

Água

O critério da água leva em consideração o quanto a população tem acesso a saneamento básico e água potável. No meio ambiente a avaliação leva em conta a qualidade da água bem como a porcentagem do território local que possui elevada demanda de água e qual é o seu nível de escassez.

Ar

No que concerne ao ar a lista do EPI considera a poluição, para chegar a resultados satisfatórios faz um cálculo de emissões tóxicas nos ambientes internos e externos. Dessa forma são consideradas as emissões vindas de eletrodomésticos, produtos industriais entre outros. A medição dos efeitos de poluição no ecossistema passa por uma análise de acordo com os seus níveis de emissão dos compostos químicos específicos.

Doenças

Outro critério de grande importância para que um país tenha o seu lado verde medido diz respeito a quantos anos de vida as pessoas que moram lá perdem por causa de doenças que são causadas por fatores ambientais. A OMS faz essa conta e considera, por exemplo, pessoas com expectativa de 70 anos que tenham morrido em decorrência de doenças como a malária aos 20 anos.

Mudanças do Clima

Para a elaboração do ranking também é considerada a emissão de gases que causam o efeito estufa bem como o gás carbônico emitido devido a produção de energia elétrica. A Islândia é um dos melhores exemplos nesse sentido uma vez que cerca de 95% da sua energia é originada de fontes geotérmicas o que faz com o país reduza a cada ano 100 milhões de toneladas de CO2 desde o ano de 1944.

Agricultura

Nesse quesito o ranking observa qual é a quantidade de água que é utilizada nas lavouras bem como quais são os incentivos públicos concedidos a agricultura e de que maneira eles interferem na produção. Também se observa qual é a legislação em relação ao uso de agrotóxicos. Na Islândia a agricultura é quase não poluente uma vez que é utilizado somente 1% do seu território para esse tipo de cultivo.

Pesca

O que se observa é o quanto a pesca avança na cadeia alimentar, o mais comum é ir atrás de peixes maiores e mais robustos. Quando existe uma grande caça a peixes menores existe um desequilíbrio. Outro quesito analisado diz respeito a pesca com redes que causa grande devastação para a fauna marinha.

Silvicultura

Nesse quesito se avalia a quantidade de árvores bem como a extensão da área que é florestada. A Islândia possui várias leis que são bem importantes em relação a preservação da degradação do solo bem como das florestas. Para que a fiscalização seja mais efetiva existe inclusive um órgão específico para isso, o Serviço Estadual de Conservação do Solo.

O Brasil

Nosso país não se encontra entre os melhores colocados na lista de países verdes, pois ainda tem diversas deficiências em relação a questões importantes como a preservação dos recursos naturais e florestas. Na qualidade o ar o Brasil tem tido um desempenho crescente o que é bastante positivo, mas ainda não é exatamente o ideal.

O grande fator que empurra as notas do Brasil ainda é a falta de cuidado com as suas florestas, no entanto, a preservação tem se tornado cada vez uma preocupação do Governo. Quem sabe daqui a alguns anos nosso país possa vir a ter um desempenho melhor.

Desenvolvimento

Uma coisa bem interessante que se observa em relação a preservação do meio ambiente nos países que aparecem melhor nesse ranking é que eles são mais desenvolvidos. Logo percebemos que ter uma boa preservação dos recursos naturais e do meio ambiente impacta e reflete diretamente na qualidade de serviços e atendimento da população. O Brasil pode se tornar ainda mais desenvolvido quando passar a valorizar os seus recursos.

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade