Países Mais Gelados do Mundo

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser bem mais drástico com neve e temperaturas abaixo de -56°C.

Imagem de Amostra do You Tube

Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo em área total, fica atrás somente da Rússia. Ocupando grande parte da América do Norte, o Canadá, estende-se desde o Oceano Atlântico (a leste) até o Oceano Pacífico (a oeste). A fronteira com os Estados Unidos a sul e noroeste é a fronteira mais extensa do planeta.

Clima

O inverno é bastante rigoroso em várias regiões do Canadá em especial no interior e nas suas pradarias. Alguns pontos do país têm temperaturas médias diárias perto de -15°C podendo chegar a -40°C. No interior do país tem casos em que a neve cobre o solo por um período de quase seis meses do ano, em especial na região norte.

Já nas costas leste e oeste do Canadá as temperaturas costumam ser mais altas em torno de 20°C. No espaço entre as costas as temperaturas variam de 25°C a 30°C no verão. Algumas áreas do país podem ter calor de até 40°C.

Lugares Frios do Canadá

  • Lugar: Rogers Pass
  • Menor Temperatura Já Registrada: -56,5ºC.

O local consiste basicamente numa passagem nas montanhas Selkirk através da qual passa a Trans Canadá e a Canadian Pacific Railway que é uma das estradas mais importantes do oeste do Canadá.

  • Lugar: Fort Selkirk
  • Menor Temperatura Já Registrada: -58,9ºC.

Um centro de troca de mercadorias bastante antigo que conta com algumas construções históricas que ficam localizadas nas margens do rio Yukon.

  • Lugar: Snag
  • Menor Temperatura Já Registrada: -65ºC.

Uma curiosidade sobre esse gelado ponto do Canadá é que antigamente ficava na rota da Corrida do Ouro, atualmente, tem uma pequena vila.

Estados Unidos

Os Estados Unidos da América constituem uma república constitucional federal que conta com 50 estados e um distrito federal. Grande parte do país está localizada na região central da América do Norte. O país se encontra entre os oceanos Pacífico e Atlântico com fronteira com o Canadá ao norte e ao sul com o México.

A noroeste do continente se encontra o estado do Alasca que faz fronteira com o Canadá a leste e com a Rússia a oestes (através do estreito de Bering). Já o estado do Havaí é um arquipélago que está localizado no Oceano Pacífico Central. Em área total é o quarto maior país do mundo.

Clima

Por sua grande extensão geográfica o país tem diferentes climas. O Havaí assim como a ponta sul do estado da Flórida tem clima tropical. Já grande parte das montanhas ocidentais são alpinas. Na Grande Bacia o clima é árido e mediterrânico na costa da Califórnia. Em contraponto em grande parte do Alasca o clima é subártico ou polar.

Lugares Frios dos Estados Unidos

  • Lugar: Prospect Creek (Alasca)
  • Menor Temperatura Já Registrada: -62ºC.

Foi no Alasca que a menor temperatura dos Estados Unidos já foi registrada, nesse local fica uma vila pequena.

Groenlândia

A Groenlândia é uma região autônoma do Reino da Dinamarca, o seu território ocupa a ilha de mesmo nome. A ilha da Groenlândia é a maior ilha do mundo e tem suas costas ao norte voltadas para o oceano Glacial Ártico, já a leste é banhada pelo Mar da Groenlândia e a sul e leste pelo Oceano Atlântico.

Clima

Na Groenlândia o clima predominante é o sub-ártico, os seus verões são frescos enquanto os invernos bastante rigorosos. Em geral o território da ilha é pouco montanhoso e uma camada de gelo de declive gradual se estende cobrindo quase toda a ilha. A sua costa é em boa parte rochosa e com falésias.

Lugares Frios da Groenlândia

  • Lugar: Eismitte
  • Menor Temperatura Já Registrada: -64,9ºC.

Como durante o verão a temperatura média desse lugar é de -12,2°C só tem gelo o ano todo.

  • Lugar: Norte da Groelândia
  • Menor Temperatura Já Registrada: -66ºC.

Nesse ponto da Groenlândia estão localizadas inúmeras reservas de minerais como chumbo, ouro, zinco, minério de ferro e carvão. Mesmo assim é uma das áreas mais frias do país.

Rússia

Localizado no norte da Eurásia, a Rússia, é o maior país do mundo com uma área cuja extensão representa um nono da área terrestre total. Com uma extensão tão grande faz fronteiras com vários países como Noruega, Letônia, Lituânia, Finlândia, Estônia, Polônia, Bielorrússia, China, Mongólia, Ucrânia, Geórgia, Cazaquistão, Coreia do Norte e Azerbaijão. Suas fronteiras marítimas incluem Japão (pelo Mar de Okhotsk) e os Estados Unidos (pelo Estreito de Bering) nessa lista.

Clima

O país ocupa quase a metade do continente europeu e um terço do asiático o que faz com que possua diferentes climas. Dentre os climas predominantes estão o ártico, subártico, subtropical e temperado.

O verão é bem curto e o inverno longo e rigoroso na Rússia de um modo geral. A Sibéria que fica na região norte do país é a mais fria do mundo chegando a apresentar temperaturas entre -40°C e -50°C podendo culminar em -60°C.

Lugares Frios da Rússia

  • Lugar: Verkhoyansk
  • Menor Temperatura Já Registrada: -67,7ºC.

A terceira menor cidade do país, Verkhoyansk, tem também um dos invernos mais rigorosos do planeta. Exatamente por suas condições extremas que essa área é pouco habitada.

  • Lugar: Oymyakon
  • Menor Temperatura Já Registrada: -71,1ºC.

Outro ponto da Rússia bastante frio, Oymyakon é o local habitado permanentemente mais gelado do planeta. Para se ter uma ideia de quanto é frio por lá nos supermercados somente é possível encontrar leite congelado.

Antártica

O mais meridional dos continentes é também um dos menores do mundo. A superfície da Antártica tem uma superfície de 14 milhões de quilômetros quadrados. Pelo fato de rodear o Pólo Sul está quase todo coberto de gelo, as geleiras glaciares. Foi formada pela separação do antigo supercontinente Gondwana há cerca de 100 milhões de anos.

  • Lugar: Estação Plateau
  • Menor Temperatura Já Registrada: -84ºC.

Nesse gelo todo o que se encontra é uma base de pesquisa norte-americana desativada além de prolongados invernos sem sol.

  • Lugar: Estação Vostok
  • Menor Temperatura Já Registrada: -89,2ºC.

Essa estação de pesquisa russa é a mais isolada base científica do planeta. Um lugar que guarda uma certa aura de mistério além de muito gelo e frio.

 

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

Tempestades de Areia – Como Ocorrem

Tempestades de Areia – Como Ocorrem(0)

As tempestades de areia parecem coisas sensacionais nos filmes de ação e aventura, não é mesmo? Não é algo que faz parte da nossa realidade imediata, mas nos fascina. Pensando nisso vamos esclarecer alguns pontos sobre esse tema, preparado para embarcar numa tempestade de areia? A Tempestade de Areia Em geral as tempestades de areia

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade