Tipos de Poluição Existentes Dentro das Casas

Quando entramos em casa e trancamos a porta nos sentimos a salvo de tudo o que existe do lado de fora, não é mesmo? Além de bandidos e acidentes de trânsito pensamos que estamos livres da poluição. Não queremos estragar a tranquilidade de ninguém, mas precisamos te alertar que na verdade existem vários tipos de poluição dentro da sua casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Para se ter uma ideia dentro da sua casa existe uma grande variedade de bactérias que são poluente bem como ar sujo, mofo, substâncias tóxicas e por aí vai. De início devemos compreender que poluição não é somente aquela nuvem cinza que se forma com a fumaça que sai dos escapamentos dos carros.

O Que é Poluição?

Poluição é sim aquela fumaça cinza que sai dos escapamentos, mas é também outras coisas. A poluição pode existir dentro de ambientes fechados como a nossa casa, por exemplo. Aliás, algumas pesquisas concluíram que a poluição de lugares fechados é mais perigosa que a poluição a que estamos expostos na natureza.

Pense que você passa mais da metade do seu tempo dentro da sua casa, sendo assim se tem poluição lá dentro é natural que essa poluição pegue você por lá. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre os tipos de poluição que podem existir dentro da sua casa. Também vamos dar dicas de possíveis soluções, mas não precisa ficar obcecado por limpeza, está bem?

Afinal as pesquisas também demonstram que ter um certo contato com a sujeira pode fazer bem também para o organismo. O sistema imunológico das crianças se fortalece quando entra em contato com bactérias da sujeira, desde cedo se criam barreiras para eventuais problemas.

O Ar

Somente no ar presente no seu quarto e no seu banheiro existem diversas bactérias, fungos e partículas que fazem mal para o organismo.

Ácaros

Você sabia que a sua cama é a maior fonte de poluição da casa? Isso mesmo porque a cama é quente, úmida e ainda tem pedaços de pele. As pessoas perdem cerca de 1 grama de pele por dia o que torna o ambiente mais do que perfeito para a proliferação de ácaros que são os responsáveis por grande parte das doenças respiratórias e alergias.

Como Resolver

Para tentar amenizar esse problema é interessante manter o seu quarto o mais arejado possível e lavar a sua roupa de cama uma vez por semana com água quente.

Partículas

Saiba que quando uma pessoa fuma na sua casa a fumaça libera uma grande quantidade de pequenas partículas que ficam suspensas no ar. Essa fumaça é responsável pela degradação de 85% da degradação do ar nos ambientes fechados o que eleva o risco de se desenvolverem problemas respiratórios como bronquite e asma.

Como Resolver

Simples, não fume e não deixe ninguém fumar dentro da sua casa.

Fungos (Bolor)

O bolor é um dos principais inimigos dos ambientes úmidos como o banheiro e a cozinha, por exemplo, pois é formado por fungos que se proliferam com a umidade. Esse problema pode aparecer no teto, paredes e até nos armários sendo o responsável pelo aparecimento de problemas de saúde como rinite e asma além de micose.

Como Resolver

Para evitar que o bolor se instale na sua casa é importante estar atento a umidade consertando eventuais vazamentos e também utilizando produtos que sejam antimofo.

Poluição Que Vem de Fora

Ar Condicionado

Saiba que os aparelhos de ar condicionado podem ser grandes inimigos do seu bem estar, pois representam um verdadeiro convite para que haja a proliferação de fungos, bactérias e ácaros já que tem umidade no seu interior. O principal problema se dá quando o aparelho está mal posicionado já que ele traz para dentro do seu lar a poluição de fora.

Como Resolver

Para evitar esse problema é interessante fazer a manutenção dos microorganismos além de ter certeza que o aparelho está posicionado a pele menos 3 metros de distância da rua.

Compostos Orgânicos Voláteis – COVS

Recebe a nomenclatura de COVS as substâncias químicas presentes em resinas, tintas de parede e resinas. Essas substâncias se desprender no momento da aplicação e causam uma forte dor de cabeça além de tontura e fraqueza.

Como Resolver

A melhor maneira de solucionar o problema é somente ocupar casas reformadas ou que tenham sido recém-pintadas após três semanas do trabalho.

Bactérias

Você sabia que existem bactérias que gostam de água quente como a do chuveiro? A bactéria Legionella pneumophila pode estar dentro do seu chuveiro e ainda causar uma pneumonia muito difícil de curar. Como permanece dentro do chuveiro essa bactéria pode acabar saindo junto com a água ou então permanecer no vapor da água do banho.

Como Resolver

A melhor maneira de resolver e evitar esse problema é fazer uma limpeza regular do chuveiro usando desinfetante na parte interna também se for possível.

Monóxido de Carbono – Gás Tóxico

Em geral esse tipo de gás tóxico aparecer na combustão dos aquecedores. Quem aspira esse gás pode sofrer com enjoos, respiração arfante, dor de cabeça, tonturas entre outros sintomas. É importante ter cuidado com grandes concentrações desse gás, pois pode ser bastante nocivo para a saúde.

Como Resolver

Para evitar esse tipo de problema é interessante deixar os seus aquecedores num local que seja bem ventilado e que possa passar por manutenção todo dia.

Compostos Tóxicos

Algumas pesquisas recentes descobriram que existem várias substâncias tóxicas em produtos de uso diário como os cosméticos, dentre os quais estão os desodorantes, cremes e perfumes. Os piores produtos da lista são os aerossóis que tem um fréon que é um tipo de CFC que faz mal para a camada de ozônio.

Como Fazer

Você pode fazer a sua parte usando produtos sprays que possuam o selo “inofensivo para a camada de ozônio”.

Bactérias Fecais

Quando pensamos em bactérias fecais é natural que pensemos direto na privada, mas na verdade essas bactérias podem estar presentes em outros objetos do banheiro como a escoava de dentes, por exemplo. No momento em que uma pessoa dá a descarga com a tampa da privada aberta as bactérias presentes nas fezes acabam se dispersando no ar de maneira que ficam no ar por cerca de até duas horas. Isso quer dizer que podem ir parar nas escovas que estão na pia.

Como Resolver

Não dê descarga com a tampa aberta e use uma capinha de plástico para proteger as cerdas da sua escova.

Outros Artigos

Formas De Poluição

Formas De Poluição(0)

Quando o assunto é Poluição é impossível não pensar num escapamento de carro a toda liberando muita fumaça. Entretanto, é importante esclarecer que não é somente esse tipo de Poluição que nos atinge todos os dias. Conheça algumas das formas de Poluição. Porém, antes de qualquer coisa é importante saber exatamente o que é Poluição,

Mancha de Plástico no Oceano

Mancha de Plástico no Oceano(0)

Em geral pensamos que o único tipo de mancha que pode aparecer no oceano é aquela causada pelo Petróleo, mas estamos muito enganados. Para quem não sabe, o lixo que chega ao oceano, como os plásticos, acabam se acumulando e formando verdadeiras manchas de plástico. Essa mancha pode ser formada por todo tipo de resíduo

Poluição

Poluição(0)

A poluição é algo causado devido a liberação de substâncias, que tem efeito negativo, pelo homem. Essas substâncias geram desequilíbrios em todo o ecossistema e por mais incrível que seja os danos acabam se voltando contra a saúde do próprio homem. Há muitos elementos poluidores e muitas vezes esses elementos inicialmente não apresentam tanta nocividade

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade