Reciclagem de Pilhas e Baterias

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou seja, tem um grande impacto negativo no meio ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Além disso, o ser humano não é capaz de metabolizar essas substâncias de forma que pode sofrer danos graves no seu sistema nervoso desenvolvendo até mesmo câncer. As pilhas e baterias usadas podem ser recicladas para se tornarem pigmentos que dão cor a fogos de artifício, vidros, pisos de cerâmica e até mesmo tintas.

Possibilidades de Reciclagem de Pilhas e Baterias

Retirando o Plástico

Tanto as baterias como as pilhas tem uma cobertura plástica que é removida no processo de reciclagem. Essa camada de plástico é então lavada com água para que sejam eliminados os metais. Em seguida a lavagem essa parte de plástico é enviada para os recicladores que são especializados no material.

Fora de Perigo

Depois desse processo sobra a parte metálica que é então triturada numa máquina até que se transforme num tipo de pó cujo pH é neutralizado. Feito isso se torna menos agressivo para o homem. Esse pó é então enviado para um filtro em que é prensado e seco.

Retirada da Cor

É realizado um teste para verificar qual é o metal que predomina na composição da pilha e com isso é determinada a cor do produto final. Num caso em que o predomine seja o níquel se entende que a cor em questão é o verde-escuro, se tivesse pouco níquel seria um verde-claro.

A Utilidade

Esse pó vai para um forno numa temperatura de 1300°C e se transforma então no tão esperado produto final que consiste num óxido metálico que é inofensivo e que está pronto para ser comercializado para a indústria para que sejam fabricados fogos de artifício, tintas, pisos de cerâmica e vidros.

Pilhas e Baterias Irregulares

Um dos agravantes dos problemas causados pelas pilhas e baterias no Brasil é o fato de existir venda irregular desses itens, produtos vindos da China. Esses produtos são vendidos por camelôs e representam cerca de 40% das pilhas vendidas no Brasil. Pilhas como essas, piratas, não seguem as especificações das normas técnicas e padrões brasileiros.

Com isso possuem elevados teores de metais pesados, que podem chegar a até sete vezes mais do que é permitido pela legislação. Dessa forma necessitam ainda mais que as demais de um correto descarte. O que se observa é que nesse comércio realizado de forma irregular não existe uma preocupação com conscientização e coleta de pilhas e baterias.

O Caminho da Poluição de Pilhas e Baterias

Uma pilha ou bateria descartada incorretamente na natureza pode levar séculos para terminar de se decompor. Contudo, os metais pesados jamais se degradam e quando entram em contato com água, calor ou mesmo outras substâncias químicas esses componentes que são tóxicos acabam vazando e contaminando os locais por onde passam como água, solo, animais e plantas.

Devido as chuvas essas substâncias acabam penetrando no solo e assim chegam as águas subterrâneas alcançando então os córregos e os riachos. Nesse processo a água que está contaminada acaba chegando até a cadeia alimentar do homem seja pela irrigação agrícola realizada com essa água ou mesmo pelo consumo direto.

Acumulação

Os metais pesados são especialmente perigosos porque possuem um elevado poder de disseminação e uma grande capacidade de se acumular no corpo do homem assim como nos demais organismos vivos. Esses organismos se mostram incapazes de metabolizar ou eliminar esses metais o que acarreta em problemas de saúde graves.

Pilhas Recarregáveis

Uma boa alternativa para tentar minimizar os problemas é usar as pilhas recarregáveis. Em nosso país ainda é pequeno o número de pessoas que utilizam esse tipo de pilha, um pouco de mais de 5%. Esse tipo de pilha é mais cara que as comuns e alcalinas, mas a sua vida útil é bem maior já que podem ser reutilizadas inúmeras vezes. Quem usa esse tipo de pilha também está ajudando o meio ambiente.

A Embalagem

Para ajudar o consumidor a fazer o correto descarte desses materiais a legislação brasileira exige que a fábrica ou a empresa que importa e vende as pilhas e baterias apresente a simbologia indicando como descartar corretamente o produto. A partir disso é possível entender como dar o destino correto desses materiais. Observe a embalagem para que possa se livrar corretamente do material.

Como Descartar Corretamente as Pilhas e Baterias

Para ajudar os consumidores a darem o destino correto desse tipo de material foi criado o Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias que é responsável por recolher pilhas e baterias portáteis usadas. Assim o programa recolhe lanternas, controles remotos, baterias de celular, laptops, aparelhos portáteis entre outros. O programa recolhe e se responsabiliza pela sua reciclagem.

O objetivo do programa é conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar corretamente esses materiais diminuindo assim a quantidade de pilhas e baterias que são descartadas no meio ambiente. Essa reciclagem é feita por meio de uma empresa especializada e licenciada para que seja feito o trabalho.

Os Papa-Pilhas

O programa é mantido pelo Banco Real (Santander) que custeia a coleta, transporte e reciclagem das pilhas e baterias. Para facilitar o descarte estão presentes nas agências do banco os chamados Papa-Pilhas que são urnas em que as pessoas podem descartar esses materiais.

Além das agências do banco o Papa-Pilhas também está presente em universidades, hospitais e parceiros do banco para diversificar os pontos de descarte. Informe-se sobre onde tem um coletor Papa-Pilhas e depois vá a esse estabelecimento para fazer o correto descarte.

Importante

A legislação brasileira diz que pilhas e baterias que tenham peso acima de 500 gramas ou dimensões que excedam 5 cm X 8 cm devem ser devolvidos ao local em que foram comprados ou então remetidos diretamente para o seu fabricante que deverá dar o correto destino. Isso também é válido para baterias de chumbo ácido que tenham qualquer tamanho e que podem vir a ser usadas em alarmes, motocicletas, automóveis entre outros.

Outros Artigos

Reciclagem e o Meio Ambiente

Reciclagem e o Meio Ambiente(1)

Uma lata de alumínio demora em média 100 anos para se decompor na natureza. Nós sabemos que o nosso planeta não aguenta mais esse tipo de acumulo de lixo. Para tentar combater esse problema o ideal é fazer a reciclagem dos materiais para evitar que eles continuem atrapalhando a vida da terra. Para conhecer atividades

O Planeta Agradece a Reciclagem

O Planeta Agradece a Reciclagem(0)

A ideia da reciclagem está cada vez mais difundida pelo mundo, e nesse vídeo podemos ver que em Portugal, a ideia de recolher o lixo de maneira separada para o processo de reciclagem é uma realidade. O Brasil também tem um sistema de coleta seletiva, que ainda não funciona com perfeição, e que está presente

Lixo Reciclável é Fonte de Renda no Parolin

Lixo Reciclável é Fonte de Renda no Parolin(0)

O lixo reciclável pode ser fonte de renda para muitas pessoas e isso é o que acontece no bairro Parolin, na cidade de Curitiba. As pessoas, por falta de opção, sobrevivem vendendo latinhas e outros materiais colhidos nas ruas como material reciclável. A reciclagem é sempre bastante positiva para o meio ambiente, isso nem se

Reciclagem e Meio Ambiente

Reciclagem e Meio Ambiente(0)

Preservar o meio ambiente e reciclar são dois conceitos muito importantes e nesse vídeo podemos ter uma visão mais descontraída dessas questões tão sérias com a ajuda do nosso amigo sapo cantor. A animação é simples, muito legal e altamente eficiente em passar a sua mensagem. Se você tem crianças em casa chame elas para

O Lixo e a Importância da Reciclagem

O Lixo e a Importância da Reciclagem(0)

A reciclagem pode ser um caminho para que o planeta possa ter uma vida melhor. Reciclar é ajudar a não haver um acumulo de lixo que não serve para nada e que está causando poluição e tirando um espaço precioso do mundo. Grande parte do lixo que criamos pode ser reciclado. Consulte as autoridades de

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade