Como a Água Fica Quente nas Estâncias Termais?

Uma das melhores opções de viagem de férias nos meses de inverno são as estâncias termais. Além de passar momentos muito agradáveis junto com a família é possível aproveitar água quentinha. Impossível não relaxar e ficar apenas observando a vida passar, não é mesmo?

Imagem de Amostra do You Tube

Mas, você já se perguntou como a água fica quente nessas estâncias termais? A seguir vamos esclarecer essa dúvida e matar a sua curiosidade. Depois de ler é só se preparar para visitar uma estância e se divertir.

Como a Água Fica Quente

O processo para que a água fique quente é muito simples, tudo começa com a água da chuva que não vai para os rios, oceanos ou lagos e que nem mesmo é consumida pela vegetação. Essa água acaba se infiltrando no solo e vai abrindo caminho por meio dos grãos do subsolo bem como faz rachaduras nas rochas. Conforme a água vai descendo vai ficando mais quente por causa do calor natural da Terra.

Para se ter uma ideia nos primeiros quilômetros da crosta da Terra (camada mais superficial do planeta) a temperatura aumenta 1°C a cada 33 metros de profundidade. Essa água fica guardada a até 3000 metros debaixo da superfície, nesse local a água permanece em contato com as rochas quentes e vai adquirindo cada vez mais pressão. Dessa forma quando surge um caminho rápido de subida ela acaba escapando para o seu topo.

Subida

A água aproveita a existência de rachaduras entre as rochas para subir de maneira rápida e por isso não tem tempo para perder o seu calor. Dessa maneira a água que acaba jorrando é morninha e assim cria as chamadas fontes termais. Em algumas cidades são usadas tubulações de poços artesianos que atuam no processo como atalhos para a água de maneira que não deixam que ela se resfrie.

Por causa da pressão a trajetória de subida é bem mais rápida que a da descida. Uma curiosidade interessante é que a água avança poucos centímetros por ano no subterrâneo de maneira que a água que chega a superfície tem provavelmente uns 5 mil anos.

O Banho de Água Quente

Assim como a água termal a tradição de tomar esse tipo de banho não é recente, pois os antigos gregos e romanos já tinham esse hábito. Esses povos gostavam muito de tomar banho em estâncias termais. Até hoje esses povos assim como os turistas que visitam essas regiões adoram essa possibilidade.

Processo de Aquecimento da Água Termal – Passo a Passo

Agora que explicamos de uma forma geral como a água das estâncias termais fica quente vamos mostrar o passo a passo de como isso se dá.

Passo 1

O primeiro evento desse processo é a chuva e a água dela que se infiltra no solo. Quando essa chuva acontece numa região de terrenos sedimentares que são mais porosos a água ocupa os espaços que existem entre os grãos. Já nas camadas metamórficas e ígneas que tem pouca permeabilidade a água se move ocupando rachaduras pequenas que ficam entre as rochas.

Passo 2

A água escoa pela profundidade do solo de maneira lenta e segue por um caminho que é bastante difícil. Conforme essa água vai avançando em profundidade na crosta da Terra aumenta a sua temperatura. A cada 33 metros de profundidade a temperatura aumenta em 1°C.

Passo 3

Quando a água entra em contato com as rochas quentes que estão a até 3 mil metros debaixo da superfície ela chega a uma temperatura de 150°C. Os reservatórios sofrem uma grande pressão e com isso a água acaba voltando naturalmente a superfície no caso de que haja alguma fresta para que a água possa sair.

Passo 4

Existem alguns balneários brasileiros em que a água pode chegar a 90°C. Esse manancial subterrâneo acaba brotando em lagoas quentes e rios.

Passo 5

A escapada da água é bastante rápida para cima, essa água passa por rachaduras grandes que existem entre as rochas. Exatamente por isso a água perde pouco do seu calor. Tem casos de estâncias termais que contam com tubulação de poços profundos que aceleram o retorno da água de maneira a impedir que ela fique fria.

Hábito Que se Disseminou

As águas termais são usadas para o tratamento e prevenção de doenças há muito tempo, essa tradição começou na Grécia Antiga. Nesse período os banhos realizados nas termas que podiam ser banheiras ou piscinas com aquecimento eram utilizados junto com massagens e dietas.

Aliás, é interessante destacar que foram os gregos devido a sua vaidade que disseminaram o hábito de tomar banho a vapor, hoje em dia isso se chama sauna. O objetivo disso era abrir os poros da pele e promover uma transpiração que tinha como objetivo desintoxicar o organismo.

O Império Romano ajudou a expandir esse hábito pela Europa e pelo norte da África. Foi no século XIX que o banho com essa água passou a ser feito com fins terapêuticos. Por aqui esse hábito também se espalhou no século XIX como um reflexo dos hábitos europeus adotados pelos brasileiros.

Benefícios de Água Quente das Estâncias Termais

Em geral as pessoas utilizam os banhos termais para amenizar as dores de doenças reumáticas, asma, anemia e dores musculares como um todo. Muitas pessoas que sofrem de problemas reumáticos, respiratórios, de circulação entre outros relatam que essa água é bastante interessante porque oferece uma sensação de melhora.

Os benefícios para a saúde que essa água oferece se dá pelo fato de que a água possui sais minerais e oligoelementos (metais presentes no organismo em pouca quantidade) além do calor e do vapor que agem como vasodilatadores. Mesmo com essas características a água termal é vista com certa descrença pela comunidade médica o que faz com que ela perca o seu status.

Benefícios Estéticos

Além de ajudar a amenizar sensações desagradáveis como dores as águas termais também podem ser grandes aliadas de quem deseja dar uma ajudinha para a sua aparência. Porém, é necessário destacar que esses banhos cuidam apenas da superfície da pele, uma vez que a mesma não consegue absorver os nutrientes oferecidos pelas águas termais.

Outros Artigos

O Que é Um Gêiser?

O Que é Um Gêiser?(0)

Um dos mais belos espetáculos da natureza, um Gêiser, é algo que pode ser difícil de ver. Se você se interessa por saber mais sobre fenômenos da natureza confira a seguir uma explicação detalhada a respeito do que é Gêiser. Acabe com a sua curiosidade e descubra como essa fonte incrível de água se forma.

Biodiversidade

Biodiversidade(0)

Podemos entender esse conceito como sendo a diversidade que a natureza viva tem. Esta palavra teve sua difusão a partir de 1986 e então passou a ser um termo bastante aceito na comunidade acadêmica. A difusão da palavra biodiversidade também pode ser associada com a maior preocupação com o tema que começou nesta época. Para

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade