Tempestades de Areia – Como Ocorrem

As tempestades de areia parecem coisas sensacionais nos filmes de ação e aventura, não é mesmo? Não é algo que faz parte da nossa realidade imediata, mas nos fascina. Pensando nisso vamos esclarecer alguns pontos sobre esse tema, preparado para embarcar numa tempestade de areia?

Imagem de Amostra do You Tube

A Tempestade de Areia

Em geral as tempestades de areia acontecem devido ao aquecimento da superfície do deserto. O aquecimento nesse tipo de solo é muito rápido, isso porque a areia que tinha 30°C às 8h passa a ter 80°C ao meio-dia. Com isso ocorre um rompimento da camada fria que existe durante as primeiras horas do dia perto do solo e dá origem a ventos que podem chegar a até 100 km/h.

Saiba que esse vento é capaz de transportar uma grande quantidade de sedimentos. Acredita-se que no Deserto do Saara o vento do deserto é capaz de carregar cerca de 260 milhões de toneladas de areia para outras regiões. Dessa quantidade toda em torno de 35 milhões de toneladas acabam indo para o fundo do oceano.

O Caminho da Areia

Para se ter uma ideia esse fenômeno tem tanta força que as suas rajadas de vento são capazes de levar os grãos de areia até o arquipélago de Cabo Verde que fica mais ou menos a uns 500 quilômetros do litoral da África. A areia em si chega até o oceano, mas a poeira fina que faz parte dela cruza o oceano Atlântico e acaba chegando nas Américas e traz com ela fungos e bactérias que podem acarretar em sérios danos para os ecossistemas.

Nessa área coberta de areia é possível que o desmatamento e a depreciação dos solos aumente. Sendo assim se o lugar tem ventos fortes se torna mais propício para o surgimento de tempestades. Um local em que essa situação é mais grave é a China em que as rajadas de vento podem avançar cerca de 3 mil quilômetros quadrados a cada ano. Essa areia toda é uma grande ameaça de soterrar 24 mil cidades e cerca de 30 mil quilômetros de rodovias que ficam próximas.

Os Detalhes Que Fazem Uma Tempestade de Areia

Vento, Ventania

Numa tempestade de vento as rajadas podem chegar a cerca 100 km/h e a areia viaja por 500 quilômetros.

Pálpebra de Camelo

Muitas pessoas devem se perguntar como os camelos ficam tão bem em meio a essas tempestades de areia. A resposta para isso está nas suas pálpebras que são duplas e perfeitas para proteger os olhos da areia. Eles ainda contam com coberturas nasais que fazem o filtro do ar e assim impedem que os grãos cheguem aos seus pulmões.

Existem outros animais que diferente dos camelos tem muitas dificuldades para suportar as tempestades de areia como a cabra, por exemplo. Quando um rebanho é atingido pela areia alguns animais acabam morrendo sufocados com a presença dos grãos.

A Grande Sabedoria

Povos nômades e os tuaregues vivem no deserto do Saara e estão expostos a até 80 tempestades de areia por dia. Esses povos se protegem contra as tempestades usando túnicas que cobrem o seu corpo todo. Além disso, eles possuem o conhecimento milenar de como funcionam os ventos do deserto. Por causa disso eles evitam caminhar perto do meio-dia ou mesmo nos horários em que sabem que as tempestades são mais graves.

Vento Que Vai

Os desertos em geral não têm uma extensa cobertura vegetal e devido a isso essas regiões costumam ser locais perfeitos para que o vento se propague. Os sopros de vento podem levantar cerca de até 250 quilos de sedimentos numa área de 1 km2. Tem casos em que o pó da areia é capaz de viajar milhares de quilômetros cruzando assim oceanos e chegando então a outros continentes, inclusive nas Américas.

Seca

Os ventos das tempestades transportam sedimentos, mas também possuem uma grande capacidade de evaporação. Como são quentes e secos os sopros são capazes de secar riachos e lagos que sejam pequenos. Tem casos também em que os sedimentos fazem com que os rios fiquem mais superficiais. Contudo, devemos ressaltar que esse trabalho de erosão eólica pode fazer com que terrenos baixos sejam cavados de maneira que aflorem novas fontes de água.

Plantas do Deserto

Uma coisa bem curiosa é que existe sim vegetação no deserto e para que possam sobreviver a toda essa areia as plantas criam as suas próprias defesas contras as tempestades. Por exemplo, as tamareiras contam com raízes bem profundas para que possam fazer a busca de nutrientes e assim consigam ultrapassar a camada de grãos que ficou depositada sobre o solo. Já no caso dos animais como insetos, roedores pequenos e outros cavam túneis subterrâneos para que não sejam atingidos pela areia.

Passo a Passo da Tempestade de Areia

Aquecimento do Solo

Em geral as tempestades de areia são causadas devido as mudanças de temperatura na atmosfera. O sol esquenta o ar de manhã, contudo, uma camada inferior de uns 30 cm mais ou menos ainda fica gelada devido ao frio intenso que faz durante a madrugada no deserto. Sendo assim essa camada fria demora mais tempo para ficar aquecida e em torno do meio-dia o calor faz o rompimento da camada de ar frio. Essa quebra gera esses ventos rápidos e quentes que recebem o nome de rasteiros.

A Tempestade

No começo esses jatos rasteiros são horizontais, contudo, como são quentes e leves podem acabar subindo. A união de dois movimentos cria uma espiral que se torna mais forte, alto e tem mais velocidade. Com isso se forma a tempestade e por fim os sopros chegam a atingir até 80 metros de altura e a uma velocidade de até 100 km/h carregando então grãos de areia por uns 500 km.

A verdade é que a tempestade de areia é legal de se ver somente nos filmes de aventura, pois não é nada fácil estar no meio do furacão de grãos. Agora você já sabe um pouco mais sobre as tempestades de areia, encara ver de uma perto?

Outros Artigos

O Que São Desertos Verdes?

O Que São Desertos Verdes?(0)

Parece um tanto controversa a expressão deserto verde, entretanto, esse conceito é utilizado por ambientalistas para designar áreas que são ocupadas por grandes extensões cultivadas de árvores com o objetivo de produzir celulose. O termo deserto é empregado para ressaltar os danos que a monocultura causa ao meio ambiente. Dentre as árvores mais utilizadas para

Reciclagem de Pilhas e Baterias

Reciclagem de Pilhas e Baterias(0)

A reciclagem de pilhas e baterias de celular é um processo bastante oneroso. Contudo, apesar de ser caro é extremamente necessário para o meio ambiente, pois baterias e pilhas possuem elementos químicos pesados como cádmio, chumbo, níquel, mercúrio e zinco que são responsáveis por intoxicar os rios, o solo, os animais e os vegetais, ou

Chuvas de Granizo – Como Se Formam

Chuvas de Granizo – Como Se Formam(0)

O Que é Granizo? O granizo pode ser chamado também de saraiva e consiste num tipo de precipitação em que caem pedaços de gelo ao invés de gotículas de água. Em geral esse processo é conhecido como chuvas de granizo ou chuvas de pedras. As famosas pedras dessa chuva são na verdade compostas de água

Países Mais Gelados do Mundo

Países Mais Gelados do Mundo(0)

Se você não gosta de inverno não pode nem sonhar em viajar para os países que vamos citar abaixo. Listamos os países mais gelados do mundo e nos quais o inverno é bem rigoroso mesmo. Prepare-se para não reclamar mais só porque o sol não deu as caras durante o inverno brasileiro, pois poderia ser

Como Se Forma um Furacão?

Como Se Forma um Furacão?(0)

Um dos fenômenos mais assustadores que o clima nos proporciona é com certeza o furacão, se você está entre as pessoas que se perguntam como é possível a natureza se manifestar de maneira tão avassaladora vai gostar do texto explicativo a respeito de como se formam os furacões. Acabe com a sua curiosidade e descubra

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade