Uso Sustentável da Biodiversidade

O Brasil é considerado país com maior biodiversidade no planeta Terra. Todavia, representa também região na qual os governantes estão menos preocupados com o uso sustentável da biodiversidade. Esse fator ficou explícito na votação das modificações do Novo Código Florestal, que em tese não modificou quase nada a situação, deixando os dois lados da causa insatisfeitos; o uso da biodiversidade de forma sustentável é a única chance de salvar o mundo.

Água: Apenas 2,5% da água presente no globo é viável para o consumo de seres vivos. Os rios estão ficando cada vez mais secos. O recurso híbrido tem tudo para ser a grande motivação das próximas guerras dos desacordos propiciados pela humanidade. Se o cenário perdurar até 2030, o consumo por habitante na Terra vai diminuir em 30%.

As populações crescem em nível desenfreado, principalmente no sul da Ásia que junto com a África formam as duas regiões que mais sofrem por causa da falta de distribuição do recurso híbrido para a totalidade das populações.

Uso Sustentável da Biodiversidade

Com crise não há outra forma senão contribuir da melhor maneira possível, evitando o desperdiço de água. Racionalizar e esperar as chuvas preencherem nascentes representa a melhor forma de usar a biodiversidade da água sustentavelmente.

Manejo sustentável: Muitos produtos utilizados de forma diária pelo homem são fabricados por matérias-primas da floresta. Necessário estar atento com as práticas dos fabricantes que devem extrair o material conforme todas as prerrogativas estipuladas pelo Ministério da Agricultura.

Quem não pratica manejo sustentável colabora com o uso inadequado da biodiversidade presente nas florestas. O planeta Terra funciona como uma máquina, retirados alguns parafusos nunca mais voltará a funcionar da mesma maneira. A extração inadequada prejudica o desenvolvimento de nichos ecológicos, favorecendo o desequilíbrio ambiental.

Uso-Sustentável-da-Biodiversidade

Produto sustentável: O futuro da natureza está também nas mãos dos consumidores. Investigue todos os selos de qualidade divulgados pelas empresas que dizem vender produto feito de acordo com todas as leis que objetivam controlar o desmatamento, para que os recursos sejam fornecidos de forma vitalícia.

Biologia do solo: O uso sustentável da biodiversidade também está relacionado com a manutenção da biologia existente na terra. O constante uso de pesticidas prejudica o habitat de microrganismos responsáveis por manter o terreno constantemente produtivo. É recomendável a prática da agricultura orgânica, indispensável para manter o consumo humano com maior nível de naturalidade.

Uso Sustentável da Biodiversidade

Conhecimento Ambiental: Ponto ainda carente dentro do hemisfério nacional. Conhecer o funcionamento dos biomas é aspecto fundamental para começar a criar a cultura do uso sustentável da biodiversidade entre a população brasileira.

O apoio governamental em programas que visem a pesquisa e aprimorem a tecnologia também está entre as maiores demandas da tematização. Nas eleições, procure direcionar o seu voto aos candidatos que levem a problemática com seriedade dentro das plataformas políticas. Utilize o voto em favor da mãe natureza!

Por Renato Duarte Plantier