Como Tratar Picadas de Mosquito

Os insetos voadores que se alimentam de sangue incluindo o sangue humano podem ser chamados de pernilongos, carapanã, muriçoca entre outros nomes. Existe uma grande variedade de mosquitos e muitas delas podem transmitir doenças como a febre amarela e a dengue, por exemplo.

Imagem de Amostra do You Tube

Saber como tratar corretamente as picadas de mosquito é essencial para evitar problemas como coceiras extremas e outros problemas. Confira abaixo mais dicas sobre como lidar com picadas de insetos.

A Picada dos Mosquitos

Para começar é importante diferenciar que os insetos machos se alimentam do néctar das plantas enquanto as fêmeas da espécie também podem se alimentar de sangue que podem ser de animais ou seres humanos.

O sangue não é necessário para que os mosquitos sobrevivam, entretanto, é fundamental para produzir e desenvolver os seus ovos. Em geral os mosquitos costumam picar mais durante a manhã e o final da tarde quando se tem menos calor. Dessa forma esses são os períodos mais prováveis de ser picado.

O Radar dos Mosquitos

Os mosquitos têm a capacidade de sentir odores e dessa forma escolhem as pessoas que preferem picar. Por isso algumas pessoas recebem mais picadas de inseto do outras, elas estão no grupo de predileção do inseto. Na maioria dos casos isso se deve a substâncias presentes no suor e na pele das pessoas.

Não se tem respostas sobre porque, mas é comprovado que os mosquitos preferem picar homens, mulheres grávidas, pessoas obesas e quem tem sangue tipo O. Além disso, quando o corpo está suado e quente se torna mais atrativo para os insetos.

A Picada

Quando um mosquito pica uma pessoa ele começa injetando a sua própria saliva antes de sugar. A saliva do mosquito tem propriedades anticoagulantes que impedem que o sangue coagule enquanto está sendo ingerido. As alergias costumam ser causadas pela saliva do mosquito.

Em geral essa reação alérgica a picada é pequena e restrita ao local tendo apenas uma elevação da pele que fica avermelhada na área. Esse inchaço da pele acaba coçando intensamente e pode perdurar por até 2 dias. Algumas pessoas são mais suscetíveis a saliva de mosquitos de forma que tem uma reação alérgica bem mais intensa.

Conforme o tempo passa e sofremos mais picadas de inseto vamos nos tornando mais resistentes de maneira que as reações são menos intensas. Geralmente as crianças ainda não adquiriram essa resistência e tem sintomas mais intensos quando picados. É raro que picadas de mosquito levem a quadros mais graves como choque anafilático, por exemplo.

Coceira Prejudicial

A picada de mosquito pode trazer outra complicação além da reação alérgica e de possíveis doenças. Quando coçamos as lesões da picada acabamos abrindo espaço para uma lesão secundária que pode se tornar uma porta para bactérias da pele que entram no organismo. Quem tem diabetes tem mais chances de desenvolverem infecções secundárias de pele como a impetigo, celulite ou erisipela.

Prurigo Estrófulo

O prurigo estrófulo é basicamente a alergia a picada de mosquito, ou seja, aquele processo alérgico que se inicia em que é alérgico. Bastante comum em crianças também pode aparecer em adultos. Essa reação desencadeia na pessoa várias outras lesões que se parecem com outras picadas e que tem uma bolha em seu centro. É como se a pessoa tivesse sido picada muitas vezes pelos mosquitos, essas lesões podem durar até um mês.

Evitando Picadas de Mosquito

Melhor que remediar é sempre prevenir e nesse caso a prevenção consiste em reduzir o máximo possível a população de mosquitos. Não deixe água parada em sua casa, pois ela pode servir de reservatório para o desenvolvimento de ovos de insetos. Também é bom não deixar as janelas abertas durante a manhã e o final da tarde. Quando está muito quente você pode colocar telas nas janelas de casa para que os mosquitos não entrem.

Repelentes

Os produtos repelentes podem ser usados para diminuir a atração dos mosquitos pela sua pele. Prefira os produtos que tem DEET em sua fórmula, esse é o repelente usado há mais de 40 anos como repelente e ainda se mostra eficaz. Fórmulas que tenham DEET 10% podem ser usadas em crianças com mais de 2 anos.

Esses produtos podem ser aplicados tanto na pele como nas roupas. Em geral o DEET 10% protege por até 2h e o DEET 30% protege por até 5h. Ressaltamos que não se deve usar esse repelente mais de três vezes por dia. Se você prefere um produto natural pode utilizar o óleo de eucalipto limão que costuma ser tão eficiente quanto o DEET 10%.

Outros Repelentes

Aqueles produtos eletrônicos que são vendidos como repelentes não tem a sua eficiência realmente comprovada. Podemos dizer que tem sua eficácia comprovada apenas aqueles aparelhos que quando ligados a tomada liberam inseticida seja em forma líquida ou de pastilha. Mas, é importante evitar esse tipo de repelente em quartos de bebê já que podem causar intoxicação.

Um alerta interessante é que os aparelhos elétricos que emitem luz ultravioleta e atuam eletrocutando os insetos também não são muito eficientes já que acabam dando fim muito mais em insetos inofensivos.

Como Tratar as Picadas de Mosquito

Na maioria dos casos a picada de mosquito não traz grandes problemas a não ser o incômodo em especial se forem várias picadas. Quando se foi picado o melhor a fazer é evitar ficar coçando o local já que as suas unhas lesionam a pele de forma que facilita a entrada de bactérias secundárias que podem complicar a picada.

Quando se está com muita coceira é interessante colocar uma compressa de gelo sob a picada. No caso de nem isso aliviar a coceira você pode utilizar substâncias tópicas que reduzem a coceira. Uma dica de substância que alivia a coceira é a mistura de bicarbonato de sódio com água. Misture criando uma pasta e depois aplique sobre a picada.

Se achar que é necessário você ainda pode utilizar solução de calamina ou o creme Caladril. Também é possível usar pomadas que tenham corticóides. Quando se tem muitas picadas ou em caso de estrófulo é bom tomar um anti-histamínico oral.

Outros Artigos

O Que é Anosmia?

O Que é Anosmia?(0)

A Anosmia é a completa ausência de olfato, dessa forma uma pessoa que tem essa doença não sente nenhum odor e também tem o seu paladar comprometido. A língua humana tem a capacidade de perceber apenas cinco sabores que são salgado, doce, amargo, azedo e unami. Sendo assim uma pessoa que tem anosmia não consegue

Epidemia de Ebola

Epidemia de Ebola(0)

O vírus ebola entrou para o noticiário do mundo todo quando um grande surto foi desencadeado na África Ocidental. Esse vírus é conhecido desde o ano de 1976 e esse surto foi o pior desde esse ano. Para se ter uma ideia a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse surto como sendo a maior

Dicas para Dormir Menos e Melhor

Dicas para Dormir Menos e Melhor(0)

Como você provavelmente já ouviu falar um milhão de vezes, o sono é essencial para a saúde, o bem-estar e a energia. A desvantagem óbvia do sono é que ele consome o tempo em que você poderia estar fazendo outras coisas produtivas, como trabalhar ou passar o tempo com amigos e familiares. Neste artigo vamos

Principais Tipos de Anestesia

Principais Tipos de Anestesia(0)

O Que é Anestesia? A palavra anestesia tem sua origem no grego antigo αν-, an-, “ausência” e αἲσθησις, aisthēsis, “sensação”. De forma geral podemos definir como sendo um bloqueio da sensibilidade incluindo a sensação de dor que é removida temporariamente. Com a ajuda de anestesias os médicos podem realizar cirurgias e outros procedimentos que seriam

O Que é Urinoterapia?

O Que é Urinoterapia?(0)

Talvez quando você pense em beber a sua própria urina isso pareça estranho e absolutamente nojento. Porém, algumas pessoas utilizam a Urinoterapia (terapia baseada em ingerir urina) como uma maneira de se manter saudável. Essa é uma terapia alternativa em que a pessoa bebe ou passa sobre o corpo a sua urina com objetivo de

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade