Diferença Entre Tipo Sanguíneo e Fator Rh

O Que é Fator Rh?

Para que seja possível entender qual é a diferença entre tipo sanguíneo e Fator Rh é necessário saber mais sobre esses conceitos. O chamado Fator Rh se refere a presença ou ausência de antígenos importantes no sangue. Algumas pessoas têm a presença desse antígeno e por isso são classificadas como Rh+.

Imagem de Amostra do You Tube

Aqueles que não têm esse antígeno naturalmente são classificados como Rh-. O termo Rh vem da abreviação de “Rhesus” que é o nome de um macaco no qual os cientistas Wiener e Landsteiner observaram pela primeira vez a existência desse antígeno que passou a ser chamado de “fator Rh”. Essa descoberta foi feita em 1940 e através dela também se pode observar a produção de anticorpos que são chamados de “anti-Rh”.

Como Determinar o Rh de Uma Pessoa

Para descobrir se o Rh de alguém é positivo ou negativo é necessário colocar uma gota de sangue dessa pessoa em contato com uma solução que possua os anticorpos Rh. No caso de acontecer uma aglutinação de hemácias significa que essa pessoa tem Rh+, entretanto, se não houver a aglutinação quer dizer que a pessoa tem sangue Rh-.

O Sistema ABO

O Sistema ABO é utilizado pelo fato de que indica quais são os quatro grupos sanguíneos principais que existem no ser humano . Os tipos sanguíneos são: A, B, AB e O. Os grupos sanguíneos humanos ABO possuem hemácias de dois tipos de antígenos que são chamados de aglutinogênios e que são A e B. Dessa forma o plasma pode ter dois anticorpos que são as aglutininas e que são o anti-A e anti-B.

Pessoas que tem o tipo sanguíneo A possuem antígenos A e anticorpos Anti-B. Já pessoas que tem tipo sanguíneo tipo B tem antígenos B e anticorpos Anti-A. O sangue tipo AB tem antígenos e A e B e nenhum anticorpo. Pessoas que possuem sangue tipo O não tem antígeno e tem dois anticorpos, o Anti-A e Anti-B.

Compatibilidade de Glóbulos Vermelhos

  • Grupo Sanguíneo AB – Uma pessoa que tem sangue AB possui antígenos A e B e no seu soro sanguíneo não tem nenhum anticorpo o que faz com que essa pessoa possa receber sangue de qualquer grupo, porém, só possa doar para pessoas com tipo AB.
  • Grupo Sanguíneo A – Esse sangue possui antígeno A na superfície de suas hemácias e no seu soro sanguíneo possui anticorpos contra o antígeno B. Quem tem sangue A pode receber sangue A ou O, mas somente poderá doar para pessoas com sangue tipo A ou AB.
  • Grupo Sanguíneo B – Esse sangue tem o antígeno B na superfície de suas hemácias e no seu soro tem anticorpos contra o antígeno A. Uma pessoa com esse sangue pode receber sangue B ou O e somente pode doar para pessoas com o tipo B ou AB.
  • Grupo Sanguíneo O ou 0 – Esse sangue não tem antígenos nem A e nem B e por isso é chamado de 0 por alguns. No soro sanguíneo do tipo O são encontrados anticorpos anti-A e anti-B. Dessa forma uma pessoa com sangue tipo O apenas pode receber sangue de alguém também tipo O, porém, pode doar para qualquer grupo ABO.

Grupo Sanguíneo – Transfusões de Sangue e Gravidez

Conhecer o grupo sanguíneo é muito importante para que se determine qual é o tipo de transfusão sanguínea que pode ser feita além de prevenir uma doença específica em recém-nascidos que recebe o nome de “Eritroblastose Fetal”. Essa doença também é chamada de “Doença de Rhesus”, “Doença Hemolítica do Recém-Nascido” ou “Doença Hemolítica por Incompatibilidade de Rh”.

Com exceção das pessoas com sangue tipo O- (doadores universais) e daqueles com tipo AB+ (receptores universais) cada pessoa apenas pode doar ou receber um tipo de sangue. Quando acontece algum erro na transfusão as reações que se dão podem levar o paciente a morte.

Problemas Decorrentes da Gravidez

A gravidez é influenciada pelo fator Rh uma vez que mulheres que tenham Rh- se relacionem com um homem que tenha Rh+. Isso poderá gerar um filho com Rh+, porém, numa segunda gravidez o sangue Rh+ do feto pode acabar se misturando com o sangue da mãe o que vai estimular a produção de anticorpos Rh.

Esses anticorpos acabarão destruindo as células sanguíneas do bebê o que poderá acarretar numa morte por icterícia, anemia ou até mesmo insuficiência cardíaca. É essencial que a doença seja diagnosticada com rapidez para que se possa realizar o tratamento que for mais indicado para que não haja complicações com o bebê.

Qual a Diferença Entre Tipo Sanguíneo e Fator Rh?

Cada tipo sanguíneo é definido pela presença ou ausência de proteínas na superfície de suas hemácias (as células vermelhas do sangue). Essas proteínas recebem o nome de antígenos e podem ser do tipo H ou D. Em ambos os casos a presença dessas proteínas é definida pela formação do nosso código genético.

O Sistema ABO possui além do antígeno H a somatória de carboidratos que fazem com que os sangues sejam diferentes. O mesmo acontece com o fator Rh, mas com o antígeno D. Uma curiosidade é que existe ainda um tipo de sangue bem raro que recebe o nome de O Bombaim ou “falso O” que não tem nenhum antígeno nem mesmo aquele de base H.

Curiosidade – A Descoberta dos Tipos Sanguíneos

Muitos não sabem como o homem descobriu que existiam diferentes tipos de sangue. Os grupos sanguíneos foram descobertos no começo do século XX entre os anos de 1900 e 1901 pelo cientista austríaco Karl Landsteiner. Esse cientista procurou demonstrar que existiam diferenças entre o sangue das pessoas.

Para isso ele colheu amostras de várias pessoas e isolou os glóbulos vermelhos que são as hemácias. Com essas amostras o cientista fez várias combinações de plasma e hemácias de forma que foi possível perceber a aglutinação de glóbulos em algumas das amostras e nenhuma aglutinação em outras.

A Importância da Descoberta

Landsteiner, a partir da sua descoberta, pode então explicar porque algumas pessoas acabavam morrendo após fazer transfusões de sangue e outras não. Esse trabalho do cientista recebeu o Prêmio Nobel em 1930.

Nesse estudo Karl Landsteiner descobriu que os tipos sanguíneos são determinados de acordo com a presença ou ausência de antígenos na superfície das hemácias. Os antígenos possuem natureza bioquímica variada de forma que podem ser compostos por lipídeos, carboidratos, proteínas e também por uma mistura desses compostos.

Outros Artigos

O Que é Anosmia?

O Que é Anosmia?(0)

A Anosmia é a completa ausência de olfato, dessa forma uma pessoa que tem essa doença não sente nenhum odor e também tem o seu paladar comprometido. A língua humana tem a capacidade de perceber apenas cinco sabores que são salgado, doce, amargo, azedo e unami. Sendo assim uma pessoa que tem anosmia não consegue

Epidemia de Ebola

Epidemia de Ebola(0)

O vírus ebola entrou para o noticiário do mundo todo quando um grande surto foi desencadeado na África Ocidental. Esse vírus é conhecido desde o ano de 1976 e esse surto foi o pior desde esse ano. Para se ter uma ideia a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse surto como sendo a maior

Dicas para Dormir Menos e Melhor

Dicas para Dormir Menos e Melhor(0)

Como você provavelmente já ouviu falar um milhão de vezes, o sono é essencial para a saúde, o bem-estar e a energia. A desvantagem óbvia do sono é que ele consome o tempo em que você poderia estar fazendo outras coisas produtivas, como trabalhar ou passar o tempo com amigos e familiares. Neste artigo vamos

Principais Tipos de Anestesia

Principais Tipos de Anestesia(0)

O Que é Anestesia? A palavra anestesia tem sua origem no grego antigo αν-, an-, “ausência” e αἲσθησις, aisthēsis, “sensação”. De forma geral podemos definir como sendo um bloqueio da sensibilidade incluindo a sensação de dor que é removida temporariamente. Com a ajuda de anestesias os médicos podem realizar cirurgias e outros procedimentos que seriam

Como Tratar Picadas de Mosquito

Como Tratar Picadas de Mosquito(0)

Os insetos voadores que se alimentam de sangue incluindo o sangue humano podem ser chamados de pernilongos, carapanã, muriçoca entre outros nomes. Existe uma grande variedade de mosquitos e muitas delas podem transmitir doenças como a febre amarela e a dengue, por exemplo. Saber como tratar corretamente as picadas de mosquito é essencial para evitar

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade