O Que é Vitiligo?

A doença conhecida como Vitiligo não é contagiosa e acontece devido a uma perda de pigmentação natural da pele. As manchas aparecem na pele devido a redução do número ou ação dos melanócitos. Essas são células que estão localizadas na epiderme e tem como função produzir o pigmento da pele que se chama melanina.

Imagem de Amostra do You Tube

A doença é cutânea porque se manifesta na pele, nos locais que são atingidos pelo problema existe perda da cor marrom devido a redução da produção do pigmento melanina. A pele atingida possui a mesma textura da pele normal, mas fica com uma mancha branca.

A doença pode se manifestar em qualquer idade, porém, é mais comum em pessoas que estão na faixa etária de 10 a 15 anos e de 20 a 40 anos. Outros fatores como estresse, problemas físicos e ansiedade podem contribuir para o desencadeamento ou agravamento dessa enfermidade.

As Manchas do Vitiligo

A característica central da despigmentação é a despigmentação que causa a aparição de manchas brancas que são chamadas de hipocromia. As manchas podem ter vários tamanhos e formas e podem aparecer em qualquer parte da pele até mesmo na retina dos olhos.

Em geral os lugares mais comuns de a doença se manifestar são o rosto, genitais e mãos. Os pelos que ficam sobre as manchas também se tornam esbranquiçados e esse local atingido se torna bastante sensível a luz do sol. Dessa forma quem tem a doença deve procurar tomar sol com filtro solar e estar sempre atento a possibilidade de se desenvolver um câncer de pele.

Causas do Vitiligo

Uma das principais causas do vitiligo é a destruição de células que produzem melanina (melanócitos) por células que são imunológicas. Essa destruição começa devido a um problema autoimune que ainda não se conhece a razão. Como as células do pigmento marrom são destruídas a pele fica com uma mancha branca.

Essa é uma doença que pode se manifestar em qualquer idade e algumas famílias se mostram mais propensas a ter a doença. Nos Estados Unidos essa doença vitima 1 a cada 100 pessoas. O Vitiligo está associado a outras três doenças que são: Doença de Addison, Anemia perniciosa e Hipertireoidismo.

Exames Para Diagnóstico do Vitiligo

O diagnóstico do Vitiligo pode ser feito através do exame da pele pelo médico. Tem alguns casos em que o médico utiliza a luz de Wood para fazer essa verificação e determinar a presença da doença. Essa é uma luz ultravioleta portátil que faz as regiões atingidas pelo Vitiligo brilharem.

Tem casos em que se mostra necessário fazer uma biópsia da pele para se faça o descarte de outras doenças que também acarretam em perda de pigmento. O exame de sangue também é uma possibilidade para verificar os níveis da tireoide e de outros hormônios além de vitamina B.

Sintomas

O principal sintoma do Vitiligo é o aparecimento de áreas da pele que tem textura norma, mas que vão perdendo a cor de forma gradual ou súbita. As manchas do Vitiligo possuem uma borda mais escura e bem definida, porém, irregular. Geralmente a doença se manifesta com mais frequência no rosto, mãos, cotovelos, pés e genitálias. Os dois lados do corpo são afetados da mesma forma.

Pessoas que tem uma pele mais escura tem o Vitiligo mais evidente devido ao contraste das áreas brancas com o tom de pele. A pele não sofre nenhuma outra alteração além das manchas.

Procure Ajuda

Se perceber que a sua pele está ficando manchada é bom procurar um médico para ter um diagnóstico correto e poder começar a fazer o tratamento necessário. Fique atento se as manchas brancas aparecerem sem nenhum motivo como, por exemplo, sem um ferimento.

Tratamento do Vitiligo

O tratamento da doença costuma ser bastante longo e em geral é feito com aplicações de pomadas à base de corticóides. Também é possível fazer o tratamento com loções e fototerapia que consiste em se expor ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes. Entretanto, é importante ressaltar que bem raramente se tem a cura definitiva das manchas já que algumas áreas da pele têm mais dificuldade de recuperar a pigmentação.

Se o vitiligo afeta mais da metade do corpo pode ser necessário fazer a despigmentação completa da pele. É sempre bom que o paciente possa ter um acompanhamento psicológico para enfrentar essa fase já que podem existir fatores emocionais que agravem a evolução das manchas sem contar a baixa autoestima que pode ser gerada.

Recomendações

  • O tratamento de Vitiligo deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista, somente um médico pode fazer o diagnóstico. Dessa forma assim que uma pessoa nota o aparecimento de uma primeira mancha na pele deve procurar ajuda médica. Infelizmente não existem formas de prevenir o aparecimento das manchas.
  • Tenha cuidado ao se expor ao sol, não fique muito tempo exposto e sempre usando filtro solar. Fuja do sol entre 10h e 16h. O filtro deve ser reaplicado a cada duas horas de exposição ao sol em especial se estiver numa praia ou piscina.
  • Mantenha a sua pele hidratada, os produtos usados por pessoas com vitiligo são os mesmos de pessoas que não tem a doença. Não existem produtos específicos.

Casos de Famosos com Vitiligo

Um dos casos mais comentados de Vitiligo do mundo foi o do astro pop norte-americano Michael Jackson. No começo dos anos 1990 o cantor revelou que sofria da doença e que seus médicos o aconselharam a usar tratamentos que deixassem a sua pele mais clara e uniforme para acabar com as manchas.

Segundo Michael a doença estava bastante avançada nele e já afetava todo o seu corpo. A polêmica surgiu mesmo porque tablóides sugeriam que o cantor não tinha a doença e que havia feito procedimentos plásticos voluntariamente para ficar com a pele clara. Lee Thomas, apresentador de TV norte-americano, também foi vitimado pelo Vitiligo.

O rapper e apresentador brasileiro Rappin’ Hood também tem Vitiligo, no caso dele as manchas aparecem em torno dos olhos. O jornalista Chico Lang também tem lesões de Vitiligo pelo corpo.

Outros Artigos

Epidemia de Ebola

Epidemia de Ebola(0)

O vírus ebola entrou para o noticiário do mundo todo quando um grande surto foi desencadeado na África Ocidental. Esse vírus é conhecido desde o ano de 1976 e esse surto foi o pior desde esse ano. Para se ter uma ideia a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse surto como sendo a maior

A Gripe Espanhola

A Gripe Espanhola(0)

Uma pandemia excepcionalmente grave, com taxas de mortalidade maiores do que com qualquer outra pandemia de gripe até o momento. Estima-se que 500 milhões de pessoas foram infectadas durante a pandemia da gripe espanhola. Felizmente, essa gripe não é suscetível de voltar a emergir no mundo. Em vez disso, especialistas acreditam que uma pandemia provavelmente

Doenças Psicológicas

Doenças Psicológicas(0)

Quando alguém fala em doença logo pensamos em manifestações físicas, ou seja, sintomas da enfermidade que estejam à vista de nossos olhos. Porém, nem sempre é assim que as doenças se manifestam. As Doenças Psicológicas podem ser mais difíceis de serem percebidas e diagnosticadas, pois não apresentam, em muitos casos, sintomas físicos.Porém, igualmente sérias as

Bócio

Bócio(0)

O Bócio é na realidade um conjunto de doenças da glândula tireoide que tem como principal característica um aumento bastante perceptível dessa glândula. Para quem não sabe a tireoide se localiza na parte anterior e inferior do pescoço e por isso é nessa região que se percebe o grande aumento.Quem tem esses problemas com Bócio

Combatendo a Depressão

Combatendo a Depressão(0)

A Depressão é uma doença, que mesmo que muitas pessoas não acreditem nesse fato, necessita de um tratamento adequado. Porém, se automedicar não ajuda em nada, por isso é necessário procurar a ajuda médica para ter a certeza de que se está fazendo um tratamento eficiente. Porém, além dos consultórios médicos é possível combater a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade