Dicas Para os Músculos Crescerem na Academia

A academia virou quase o segundo lar de muitas pessoas que abdicam de outras atividades para poder frequentar esse ambiente em que a saúde e os cuidados com o corpo imperam. Entretanto mesmo com dedicação diária a musculação nem sempre o resultado conseguido é aquele que se desejava.

Imagem de Amostra do You Tube

Grande parte das pessoas quando começa a praticar a musculação está em busca da construção de um corpo mais bonito e torneado e para isso pratica os exercícios e evita ingerir alimentos que possam sabotar a sua dieta saudável. O que muitos não observam é que podem estar cometendo alguns pequenos deslizes que impedem que os músculos cresçam.

O Conjunto

O crescimento dos músculos e o resultado da academia serão observados a partir do momento que houver um conjunto de elementos que sejam respeitados. O sucesso da musculação depende em grande parte de um treino adequado, regularidade na prática e uma alimentação balanceada e equilibrada.

Quem está em busca de aumentar a massa muscular deve ficar atento a questão das repetições, o que faz com que haja o crescimento muscular é a sobrecarga. A seguir vamos te dar algumas dicas de como fazer para que os seus músculos cresçam na academia.

Dicas Para os Músculos Crescerem na Academia

Force os Seus Músculos

A primeira máxima que se deve conhecer a respeito da musculação é que os músculos apenas crescem se forem forçados a isso. Sempre que uma pessoa levanta pesos as fibras dos seus músculos sofrem micro lacerações. O organismo dessa pessoa entende que se trata de uma agressão e que precisa fazer a recuperação da fibra que foi lacerada.

Dessa forma o músculo é adaptado para que possa suportar mais força o que causa uma hipertrofia, ou seja, o músculo cresce. Entretanto, se esse exercício provocou apenas um pouco de micro lacerações nas fibras o organismo não tem nada para recuperar e os músculos acabam não crescendo.

Ressaltamos ainda que o contrário também pode acontecer, ou seja, se o exercício realizado for muito intenso e provocar muitas micro lacerações o corpo não consegue fazer a recuperação de todas as lesões o que paralisa o crescimento dos músculos. Sendo assim é importante saber dosar a quantidade de exercícios que você realiza.

Exercícios Unilaterais

Quando você se dedica a trabalhar apenas um lado do corpo por vez consegue estimular o músculo com mais facilidade e obtém o crescimento muscular mais eficiente. Obviamente fazer esse tipo de treino leva mais tempo na academia, então escolha apenas alguns músculos para trabalhar de maneira unilateral.

Estímulo dos Músculos

Para ter o crescimento do músculo isolado você deve estimulá-lo antes, para isso comece a fazer o exercício com o peso que você está acostumado e depois repita o mesmo com menos carga.

Sobrecarga e Não Fadiga

Muitas pessoas não compreendem o que o conceito de sobrecarga realmente significa, ou seja, não se trata de se exercitar até chegar a fadiga ou mesmo inchar os músculos. Aquela sensação de que os músculos estão queimando não quer dizer que eles estão em crescimento.

Essa sensação desagradável é sinal apenas de que o ácido lático está sendo jogado sobre os músculos o que faz com que o organismo entenda que precisa produzir mais hormônios anabólicos que contribuem para o crescimento. Contudo essa queimação é prejudicial para o crescimento dos músculos e pode até mesmo acarretar num desmanchamento dos tecidos.

Inchaço Não é Crescimento

Outro engano comum é observar os músculos inchados logo após o treino e acreditar que isso significa que eles cresceram. Na verdade esse inchaço acontece somente porque sangue fica retido nos músculos.

Já a sobrecarga é a grande chave para o crescimento muscular. Concluímos que as séries curtas e intensas com pesos grandes são as melhores para ajudar os músculos a começarem as micro laceração da maneira correta e dessa forma a crescerem.

Repouso Para Que os Músculos Cresçam

Quem tem o desejo de observar o crescimento dos músculos acredita que precisa se exercitar todos os dias, porém, essa prática é errada. Os músculos precisam se um repouso para que possam fazer a reconstrução das micro lacerações.

Por isso não se deve exagerar na quantidade de exercícios e muito menos na frequência deles. Com microlacerações em excesso o nível de cortisol ficará elevado e vai sabotar o crescimento dos músculos. Quando o treino é realizado sem que o músculo esteja recuperado acontece uma perda de força e tamanho.

O tempo necessário para a recuperação dos músculos depende da intensidade do treino, os músculos podem levar entre 2 e 5 dias. A recuperação completa se dá quando a sensação de músculo dolorido passa.

Durma Bem

O sono também tem um papel bem importante na vida de quem pratica musculação, é importante dormir o suficiente para acordar bem descansado. A quantidade de horas de sono necessária varia de acordo com cada pessoa, para alguns bastam dormir 6 horas e já outros podem precisar de 12 horas para se recuperar.

Quanto mais descansada está a pessoa melhor é a sua concentração e o seu rendimento. Durante a noite as células musculares e os tecidos são regenerados. Para que haja a hipertrofia (o crescimento) é necessário treinar, pegar peso e ter essa sobrecarga. No caso em que a fibra muscular não se recupera 100% não existe poder de contração e dessa maneira não é o feito o desgaste muscular.

Alimentação

Os músculos não irão crescer se a alimentação não estiver sendo feita corretamente. Os especialistas alertam que de 70% a 80% da aparência de uma pessoa (seja ela magra, flácida, em forma ou musculosa) é resultado da sua boa nutrição. Pode ser que algumas pessoas realizem os exercícios com a sobrecarga correta e que durmam a quantidade de horas necessárias, mas ainda assim não observem o crescimento dos músculos.

Se isso acontece com você pode ser a sua alimentação não esteja sendo realizada de maneira correta, para isso a dica é dosar a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras que se ingere para potencializar os bons resultados. Para te ajudar nessa tarefa de ter uma alimentação mais saudável você pode procurar a ajuda de um nutricionista.

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